KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

pay alms

Portuguese translation: dar esmolas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pay alms
Portuguese translation:dar esmolas
Entered by: António Ribeiro

21:24 Apr 2, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc. / Religion
English term or phrase: pay alms
Furthermore, God requires all Muslims to tell the truth, tithe, pay alms, take care of orphans, widows and the poor, and to be modest.
Eduardo Queiroz
dar esmolas
Explanation:
Literal.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Pelo que entendi, no Islamismo a esmola não tem o mesmo sentido que no Cristianismo. Ou seja, é como que uma obrigação (imposto). Entretanto, como o público alvo do artigo são pessoas não familiarizadas com o Islamismo, concluí que a palavra imposto traria um pouco de confusão. Muito obrigado a todos pelo enorme interesse em explicar a expressão dentro do contexto religioso. Religião (e política) é uma questão muito pessoal, aberta a várias interpretações. Fica aqui um pedido: que os comentários agree/disagree não caiam para o lado de ofensas e limitem-se à razão pura e simples da opinião referente à resposta sugerida.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3dar esmolasAntónio Ribeiro
5 +1zakat (zakaat)
Geraldo Quintas
4 +1em apoio de "esmola"
Ana Almeida
4pagar o imposto dos pobresAmilcar
3 -1dar o dízimo (uma sugestão)
María Leonor Acevedo-Miranda


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
dar esmolas


Explanation:
Literal.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Pelo que entendi, no Islamismo a esmola não tem o mesmo sentido que no Cristianismo. Ou seja, é como que uma obrigação (imposto). Entretanto, como o público alvo do artigo são pessoas não familiarizadas com o Islamismo, concluí que a palavra imposto traria um pouco de confusão. Muito obrigado a todos pelo enorme interesse em explicar a expressão dentro do contexto religioso. Religião (e política) é uma questão muito pessoal, aberta a várias interpretações. Fica aqui um pedido: que os comentários agree/disagree não caiam para o lado de ofensas e limitem-se à razão pura e simples da opinião referente à resposta sugerida.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra
1 hr

agree  Ana Almeida
11 hrs

agree  Joao Vieira
12 hrs

disagree  Geraldo Quintas: A esmola é voluntário, dada por caridade, um conceito cristão. Os muçulmanos pagam por obrigação.
12 hrs

disagree  Claudio Mazotti: concordo c/ o spot
20 hrs

agree  Ana Rita Santiago: Se os muçulmanos dão esmolas por obrigação e os cristãos por caridade, só Deus é quem pode saber, pois é uma questão íntima de cada um. A tradução de "pay alms" é "dar esmolas".
22 hrs

agree  frossos: os muçulmanos não dão esmola por obrigação, é um dos cinco fundamentos de um bom muçulmano - dar esmola - para ajudar os necessitados
1 day49 mins

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pagar o imposto dos pobres


Explanation:
Em ing "poor tax". Repito caveat s/ re-traduções. O texto está em ing, mas o conceito original está traduzido (e não é a trad padrão). Dito isto, "dar esmola" é decerto mais próximo deste original (se não do Qur'an).

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 29 mins (2004-04-02 22:53:53 GMT)
--------------------------------------------------

Para o D. António Ribeiro: Não é caso de se excitar tanto. Eu compreendo que o Qur\'an não foi leitura obrigatória para si, nem de resto para mim. Por estranho que pareça a contribuição obrigatória dos muçulmanos para os pobres tem de facto uma taxa. Imagine, esse Alah tem coisas ... Mas não é boa forma fazer virtude de ignorância.

Aproveito para acrescentar que V se conta entre os muito poucos participantes que fazem aqui observações pessoais nas suas respostas, como se o mérito delas não bastasse. Em resultado alguns de nós respondem-lhe em moeda do mesmo metal. Eu não quero nada mais disso. Mesmo sem as desculpas da praxe para que começou, tenho dito. Mas, claro, quanto ao conteúdo tenho que dizer o que penso, mesmo que V. não goste. P.ex., eu acho que todo profissional da palavra deve ter uma ideia clara do que significa, p.ex., \"American English\", or \"Espanhol Americano\", ou \"Mexicano\". Os mesmos princípios, tal como entendidos por qualquer linguista competente e conhecedor do pt. se aplicam a um designativo como \"Português do Brasil\". Infelizmente ideias \"de rua\" sobre o assunto acham expressão neste sítio Internet. Ora eu tenho que protestar.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 30 mins (2004-04-02 22:54:56 GMT)
--------------------------------------------------

ressalvo \"para quem começou\".

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: Imposto vs Deus. Que combinação!!!!!!!! E já agora, qual é a percentagem requerida por Deus?!!!!!!
20 mins
  -> Ver verbete

agree  Geraldo Quintas: Na Bíblia, requere-se o pagamento de 10% da colheita anual a cada 3 anos. Livro do Deuteronómio. Não é uma combinação assim tão estranha mm para cristãos...
11 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
dar o dízimo (uma sugestão)


Explanation:
É como se diz noutra religião, mas confesso que não conheço o Corão nem como se exprime o Profeta nesta importante joia literária e religiosa para os Muçulmanos.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 25 mins (2004-04-02 22:49:55 GMT)
--------------------------------------------------

E não tenho qualquer má-vontade contra si (vc sabe quem é). De todo! Foi uma forma de expressão, sem querer ser ofensiva. Não sou indelicada nunca, tento até sempre agir de forma contrária. Também concordo consigo em que ter certas \"inimizades\" me orgulha. Ou como diria o outro, fortalece-me. Cheers!

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 44 mins (2004-04-02 23:09:20 GMT)
--------------------------------------------------

Como era o dízimo usado em Israel? A Bíblia diz em Números 18:21 “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.”

++++++++++++++++++++

Qual é a porção das nossa riquesas que Deus pede para Ele?Lev.27:30 (Obs: O dízimo é de uma palavra Hebraica a qual significa “décimo “. Sendo que tudo que temos vem do Senhor, Ele nos permite usar 9/10 e nos pede para retornar 1/10 para testar a nossa fidelidade. “Todos os dízimos...são de Senhor.”Quando damos os nossos dízimos,nós estamos apenas devolvendo a Deus o que já é Dele. Gen.14:18-20;28:18-22)

***********************



María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Henrique Serra: os dízimos não são alms, são tithes ou, em conjunto, é o tithing. Alms são esmolas.A palavra alms ocorre 13x na versão do Rei Jaime, além de almsdeeds, que ocorre 1x. Nenhuma delas significa dízimo.
2 hrs
  -> Uma esmola não é obrigação. O dízimo sim, daí a MINHA SUGESTÃO. Era só uma sugestão. Nem sempre o que parece, é. Podia ser o caso. Mas obrigada.

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
zakat (zakaat)


Explanation:
Como este é um conceito muçulmano, eu usaria o termo original seguido, se necessário, de uma explicação.

Os muçulmanos estão obrigados a 'pagar' cerca de 1/40 do que ganham aos pobres para se 'purificarem'. 'Tithe'(dízimo) e esmola são conceitos ambíguos, ligados tb à Cristandade. O dízimo será o mais aproximado; a esmola é um acto voluntário dado por caridade, não por obrigação.



Zakat is one of the five pillars of Islam, requiring Muslims to donate about one-fortieth of their annual income to the poor and needy to "purify" or legitimize the revenue that is retained.

The Muslim fasting month of Ramadan began on Monday in the Gulf and is a period when many traditionally pay alms.
http://www.islam-online.net/English/News/2000-12/01/article1...

Zakaat (alms) is the name of what a believer returns out of his or her wealth to the neediest of Muslims for the sake of the Almighty Allah. It is called Zakaat because the word Zakaat is from Zakaa which means, to increase, purify and bless.
http://www.usc.edu/dept/MSA/fundamentals/pillars/fasting/taj...

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 23 mins (2004-04-03 09:47:36 GMT)
--------------------------------------------------

Em Português, pelos vistos, os muçulmanos chamam-lhe \'Contribuição de Purificação\'. Quem melhor do que os autores da primeira página islâmica de Portugal para nos esclarecer?

CINCO PILARES DO ISLÃO
1 - Credo (Chahada):
2 - Orações (Salat):
3 - Jejum (Saum):
4 - Contribuição de Purificação (Zakat):
É o pagamento anual de 2,5 por cento do valor dos bens de um Muçulmano, que é distribuído pelos pobres, ou por outros beneficiários legítimos.
5 - A Peregrinação a Meca (Hajj)
http://www.alfurqan.pt/temas/pilares.html

Geraldo Quintas
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
8 hrs
  -> Obrigado!

15 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
em apoio de "esmola"


Explanation:
Depois das diversas opiniões aqui apresentadas e, tendo apoiado a resposta do colega António, pareceu-me interessante trazer aqui esta referência:

"Islamismo


O islamismo, a terceira religião monoteísta, começa historicamente na Arábia, com Maomé, que iniciou as suas pregações em 613, ainda em Meca. Em 622, o Profeta muda-se para Medina — foi a hégira, facto crucial que inaugura o calendário islâmico, que é lunar (assim, por exemplo, o ano 1417 d.H. começou em 19 de Maio de 1996). Tendo-se expandido continuadamente, sobretudo nas regiões circundantes, ainda no século VII, e pelo Norte de África, Península Ibérica e Índia no século seguinte, o islamismo conta actualmente com cerca de 500 milhões de fiéis por todo o Mundo. Mais do que uma fé, caracteriza-se por uma maneira de viver, ou "din". "Não há outro deus senão Deus, e Maomé é o seu profeta" — esta a profissão de fé, ou "shahada", que constitui o primeiro dos cinco pilares do islamismo, ou obrigações cultuais do muçulmano. A segunda é a oração ("çalat"), que se faz cinco vezes ao dia, voltado para Meca; a terceira a esmola ("zakat"); o jejum do mês do Ramadão ("çawm"), durante as horas diurnas, é o quarto; e o quinto a "hajj", a peregrinação a Meca que todo o crente deve fazer pelo menos uma vez na vida, se para tal tiver meios."
http://www.publico.pt/nos/livro_estilo/24-religioes.html

E também:

"Os muçulmanos têm cinco obrigações fundamentais:

- Não existe para eles outra divindade senão Alá e Maomé.

- Oração feita cinco vezes por dia voltados para Meca.

- A esmola islâmica (zakat) - é a quantia em géneros ou em dinheiro, que o muçulmano que possua meios deve distribuir pelos necessitados."

http://apalmatoria.no.sapo.pt/jornal_dezembro2001/outros_tem...

"As características básicas da organização social e religiosa, que definem o islamismo para todos os fiéis, ficaram conhecidas como os “cinco pilares” (arkan) do Islã.

(...)
3 - A esmola (Zakat) - Maomé, que foi criado na orfandade, tinha um forte desejo de ajudar os necessitados. Originariamente, as esmolas eram voluntárias. Agora todos os islamitas são legalmente obrigados a doar uma quadragésima parte de suas rendas para os desamparados. Isso ajuda a proteger os pobres tanto em suas necessidades materiais, como em suas dificuldades de ordem espiritual; reduzir o número dos desempregados e dos mendigos; angariar fundos para a difusão do islã; purificar os ricos de sua avareza e de suas vaidades. O zakat (purificação) constitui uma esmola, que deve ser paga anualmente, em moeda ou mercadorias."
http://www.pime.org.br/pimenet/missaojovem/mjregislafontes.h...

Graças à pergunta que aqui colocou, fiquei eu pópria a saber muito mais sobre esta questão. É isto que que torna, para mim, a actividade do tradutor tão aliciante. E vamos deixar-nos de guerras...







Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda: Não é Guerra, é só uma batalha...São brancos, que se entendam (sem conotação racista PLEASE). Bom fim de semana Ana. Também estou a aprender muito com esta questão. Rather interesting, wouldn't you agree?
7 hrs
  -> Most interesting indeed. Bom domingo!