KudoZ home » English to Portuguese » Sports / Fitness / Recreation

gliding

Portuguese translation: vôo a vela / vôo livre


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gliding / hang-gliding
Portuguese translation:vôo a vela / vôo livre
Entered by: Marcelo Fogaccia

13:03 Mar 12, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Sports / Fitness / Recreation
English term or phrase: gliding
Trata-se de um desporto. No dic. apenas encontro "gliding" como adjectivo. Qual é este desporto? Trata-se de um desporto praticado dentro de um recinto, não é ao ar livre. Não estou a ver de que desporto se trate.
Ivana de Sousa Santos
Portugal
vôo livre
Explanation:
É esse o esporte.
Pode ser gliding ou hang-gliding: vôo livre.
Ou paragliding, que é outro esporte e normalmente é usado em inglês, no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2004-03-12 13:15:43 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que o Cláudio tem razão: \"gliding\" é \"vôo a vela\", \"hang-gliding\" é \"vôo livre (com asa-delta)\".

Michaelis
gliding
n vôo com planador.

hang gliding
n Sport vôo livre (com asa-delta).


--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-03-12 13:16:18 GMT)
--------------------------------------------------

FBVV - Federação Brasileira de Vôo a Vela
Site da Associação Brasileira de Vôo a Vela. ... FBVV - Federação Brasileira
de Vôo a Vela - Planadores R. Silva Airosa, 120 cj. ...
www.planadores.org.br/ - 18k - 11 mar. 2004 - Em cache - Páginas Semelhantes

FBVV - Federação Brasileira de Vôo a Vela
O QUE É VÔO A VELA? O Volovelismo ou a prática do Vôo a Vela é a forma
mais antiga, silenciosa e harmoniosa que o homem já descobriu de voar. ...
www.planadores.org.br/oque.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.planadores.org.br ]

www.360graus.com.br ::: Esportes ::: Viagens ::: Aventuras ...
... Brasileiro disputa na Argentina Campeonato Internacional de Vôo à Vela 24/10 -
Academia da Força Aérea realiza competição de Vôo a Vela em Pirassununga ...
360graus.terra.com.br/vooavela/default.asp - 47k - Em cache - Páginas Semelhantes

www.360graus.com.br - Vôo a vela - recordes
... Vôo a vela - recordes Autor: Henrique Navarro Data: 9/7/2001. Vôo
a vela Foto: Arquivo 360. Condições climáticas excepcionais ...
360graus.terra.com.br/ vooavela/default.asp?did=725&action=reportagem - 48k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de 360graus.terra.com.br ]

Yahoo! Lazer>Aviação>Vôo a Vela
Aviação > Vôo a Vela Início > Lazer > Aviação > Vôo a Vela, Sua busca:
Busca avançada Sugira um site, ... Início > Lazer > Aviação > Vôo a Vela, ...
br.dir.yahoo.com/lazer/aviacao/Voo_a_Vela/ - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

Aeroclube de Vôo a Vela
Aeroclube de Vôo a Vela. ... Clique! Notícia. Divulgação do Vôo a Vela
Aeroclube de Nova Hamburgo expõe Quero-Quero. Clique e saiba mais!
www.airandinas.com/contents_cvv.html - 4k - Em cache - Páginas Semelhantes

O Vôo a Vela
O Vôo a Vela. Esta página se encontra em construção, em
breve estará completa. E-mail para AEROSITE. Home Page.
www.aerosite.com.br/vooavela.htm - 2k - Em cache - Páginas Semelhantes

[Fsim-br] Re:Voo a Vela
[Fsim-br] Re:Voo a Vela. Rene Queiroz fsim-br@abrapiv.com.br Sun,
1 Oct 2000 18:56:53 -0300: Previous message: [Fsim-br] Re: AB-115; ...
www.abrapiv.com.br/pipermail/fsim-br/ Week-of-Mon-20000925/004163.html - 3k - Em cache - Páginas Semelhantes

Vôo a Vela
www.myway.com.br/usuarios/klaus/ - 1k - Em cache - Páginas Semelhantes

CVV - CTA
CVV - CTA Clube de Vôo a Vela CTA, O Aeroclube de Vôo a Vela CTA ministra
o curso de pilotagem de planadores há 36 anos, com vôos ...
www.geocities.com/cvv_cta/ - 20k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 59 mins (2004-03-12 15:03:05 GMT)
--------------------------------------------------

Apenas para esclarecer, temos 4 esportes distintos:
gliding -> vôo a vela (com planador)
hang-gliding -> vôo livre (com asa delta)
paragliding -> paragliding ou parapente (uma asa parecida com um pára-quedas)
parachuting or skydiving -> pára-quedismo (com pára-quedas)

A grande diferença entre o pára-quedismo e o parapente (além da geometria da asa que é totalmente diferente) é que no primeiro sai-se de um avião, helicóptero, balão etc. e após um tempo em queda-livre, aciona-se o pára-quedas para o pouso. No parapente, decola-se de uma montanha ou rampa de vôo-livre, já com a asa aberta.
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
Obrigada. Acabei também por confirmar a sua resposta noutros sites. Obrigada a todos os outros colegas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5vôo livre
Marcelo Fogaccia
5 +2voo planadoAntónio Ribeiro
5 +1ASA DELTA (Pt-Pt)
María Leonor Acevedo-Miranda
3 +2planador
Clauwolf


Discussion entries: 1





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
planador


Explanation:
2. Competição de vôo livre, categoria planador

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2004-03-12 13:13:25 GMT)
--------------------------------------------------

O \"hang gliding\" deve ser aquele em que o praticante é rebocado, tipo parapente e o \"gliding\" o planador comum. Sem muita certeza.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 69

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Desculpe, Cláudio. Chegamos quase juntos. O planador é outra opção, dependendo do contexto, mas o nome do esporte seria "vôo a vela". Um abraço!
3 mins
  -> Pois é. Tipo parapente, senão o cara não voa e se estrepa...

agree  Joao Vieira
9 hrs

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
vôo livre


Explanation:
É esse o esporte.
Pode ser gliding ou hang-gliding: vôo livre.
Ou paragliding, que é outro esporte e normalmente é usado em inglês, no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2004-03-12 13:15:43 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que o Cláudio tem razão: \"gliding\" é \"vôo a vela\", \"hang-gliding\" é \"vôo livre (com asa-delta)\".

Michaelis
gliding
n vôo com planador.

hang gliding
n Sport vôo livre (com asa-delta).


--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-03-12 13:16:18 GMT)
--------------------------------------------------

FBVV - Federação Brasileira de Vôo a Vela
Site da Associação Brasileira de Vôo a Vela. ... FBVV - Federação Brasileira
de Vôo a Vela - Planadores R. Silva Airosa, 120 cj. ...
www.planadores.org.br/ - 18k - 11 mar. 2004 - Em cache - Páginas Semelhantes

FBVV - Federação Brasileira de Vôo a Vela
O QUE É VÔO A VELA? O Volovelismo ou a prática do Vôo a Vela é a forma
mais antiga, silenciosa e harmoniosa que o homem já descobriu de voar. ...
www.planadores.org.br/oque.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.planadores.org.br ]

www.360graus.com.br ::: Esportes ::: Viagens ::: Aventuras ...
... Brasileiro disputa na Argentina Campeonato Internacional de Vôo à Vela 24/10 -
Academia da Força Aérea realiza competição de Vôo a Vela em Pirassununga ...
360graus.terra.com.br/vooavela/default.asp - 47k - Em cache - Páginas Semelhantes

www.360graus.com.br - Vôo a vela - recordes
... Vôo a vela - recordes Autor: Henrique Navarro Data: 9/7/2001. Vôo
a vela Foto: Arquivo 360. Condições climáticas excepcionais ...
360graus.terra.com.br/ vooavela/default.asp?did=725&action=reportagem - 48k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de 360graus.terra.com.br ]

Yahoo! Lazer>Aviação>Vôo a Vela
Aviação > Vôo a Vela Início > Lazer > Aviação > Vôo a Vela, Sua busca:
Busca avançada Sugira um site, ... Início > Lazer > Aviação > Vôo a Vela, ...
br.dir.yahoo.com/lazer/aviacao/Voo_a_Vela/ - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

Aeroclube de Vôo a Vela
Aeroclube de Vôo a Vela. ... Clique! Notícia. Divulgação do Vôo a Vela
Aeroclube de Nova Hamburgo expõe Quero-Quero. Clique e saiba mais!
www.airandinas.com/contents_cvv.html - 4k - Em cache - Páginas Semelhantes

O Vôo a Vela
O Vôo a Vela. Esta página se encontra em construção, em
breve estará completa. E-mail para AEROSITE. Home Page.
www.aerosite.com.br/vooavela.htm - 2k - Em cache - Páginas Semelhantes

[Fsim-br] Re:Voo a Vela
[Fsim-br] Re:Voo a Vela. Rene Queiroz fsim-br@abrapiv.com.br Sun,
1 Oct 2000 18:56:53 -0300: Previous message: [Fsim-br] Re: AB-115; ...
www.abrapiv.com.br/pipermail/fsim-br/ Week-of-Mon-20000925/004163.html - 3k - Em cache - Páginas Semelhantes

Vôo a Vela
www.myway.com.br/usuarios/klaus/ - 1k - Em cache - Páginas Semelhantes

CVV - CTA
CVV - CTA Clube de Vôo a Vela CTA, O Aeroclube de Vôo a Vela CTA ministra
o curso de pilotagem de planadores há 36 anos, com vôos ...
www.geocities.com/cvv_cta/ - 20k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 59 mins (2004-03-12 15:03:05 GMT)
--------------------------------------------------

Apenas para esclarecer, temos 4 esportes distintos:
gliding -> vôo a vela (com planador)
hang-gliding -> vôo livre (com asa delta)
paragliding -> paragliding ou parapente (uma asa parecida com um pára-quedas)
parachuting or skydiving -> pára-quedismo (com pára-quedas)

A grande diferença entre o pára-quedismo e o parapente (além da geometria da asa que é totalmente diferente) é que no primeiro sai-se de um avião, helicóptero, balão etc. e após um tempo em queda-livre, aciona-se o pára-quedas para o pouso. No parapente, decola-se de uma montanha ou rampa de vôo-livre, já com a asa aberta.

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada. Acabei também por confirmar a sua resposta noutros sites. Obrigada a todos os outros colegas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hermann: seems this is your favourite thing
57 mins
  -> Quase, meu esporte é pára-quedismo (parachuting or skydiving). :)

agree  Ana Almeida: Era esta a sugestão que eu ia dar
1 hr
  -> Obrigado, Ana.

agree  Marsel de Souza
4 hrs
  -> Obrigado, Marsel.

agree  Ricardo Fonseca
6 hrs
  -> Obrigado, Ricardo.

neutral  Joao Vieira: Marcelo, vôo livre não será muito abrangente?
9 hrs
  -> João, pelo menos no Brasil, vôo livre é o esporte praticado com asas-delta, que corresponde ao inglês "hang-gliding". Não acho que seja muito abrangente. De qualquer forma, obrigado por seu comentário.

agree  Claudio Mazotti
18 hrs
  -> Obrigado, Cláudio.

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
hang gliding
ASA DELTA (Pt-Pt)


Explanation:
Em Portugal é Asa Delta. Sem mais...

Seja bem vindo :: Welcome
Este é o web site oficial do Campeonato Nacional de Asa Delta 2002 :: Welcome to the oficial web site for the 2002 Hang Gliding Portuguese Open.
(http://www.fpvl.pt/asadelta2002)


--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs 18 mins (2004-03-12 19:21:45 GMT)
--------------------------------------------------

hang-gliding
substantivo

DESPORTO (actividade ) asa-delta;

************************************+

ASA DELTA

Condições para o uso da insígnia:

1 - Possuir os conhecimentos necessários sobre: ar, vento, nuvens, atrito, correntes ascendentes e outros;

2 - Possuir conhecimentos de aerodinâmica e dinâmica de voo;

3 - Saber montar, desmontar e transportar a asa;

4 - Conhecer (possuir) o equipamento e os acessórios;

5 - Praticar regularmente as 3 fases do voo:

- descolagens

- evoluções

- aterragem localizada







    Reference: http://www.inforpedia.pt
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ricardo Fonseca: e o vôo em planador?
50 mins
  -> Não é exactamente a mesma coisa. embora há quem diga que sim...Eu não concordo, no entanto. Tenho esse direito.

neutral  Joao Vieira: concordo com a tua tradução mas este não é o termo pedido no cabeçalho.
3 hrs
  -> Pode ser...Estou demasiado em baixo para conseguir pensar.

agree  Vanessa Marques: hang-gliding = vélideltisme = Vol libre qui consiste à naviguer en deltaplane
2 days3 hrs
  -> Eu também acho Vanessa mas há colegas que não. Obrigada pelo feed-back.

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
voo planado


Explanation:
Voo planado é o nome do desporto. Ver:

ESPIGUEIRO - Central de Informações Regionais -
Mogadouro: Centro de voo planado. O objectivo é desenvolver turisticamente
o concelho. ... O Centro de Voo Planado vai nascer na freguesia de Vila de Ala.
www.espigueiro.pt/ noticias/68d13cf26c4b4f4f932e3eff990093ba.html - 42k - Cached - Similar pages

CJ 5 - Grupo de Técnicas Aeroespaciais -
No dia 10 de Maio de 1967 durante o 16º teste, à passagem do voo planado para
voo propulsionado, ocorreu um acidente que danificou o veículo e feriu ...
www.ajc.pt/cienciaj/n05/gta.php3


António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda: António nunca tal ouvi, confesso. Mas tem lógica
11 hrs

agree  Vanessa Marques
1 day18 hrs