KudoZ home » English to Portuguese » Sports / Fitness / Recreation

What is the outcome going to be this time?

Portuguese translation: Tragédia Grega


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:What is the outcome going to be this time?
Portuguese translation:Tragédia Grega
Entered by: António Ribeiro

10:52 Jul 2, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Sports / Fitness / Recreation / EUROCOPA
English term or phrase: What is the outcome going to be this time?
EUROCOPA:

Greece and Portugal have played the opening match of the contest, and Greece won, with a 2 to 1 score! A grand final game is scheduled for Sunday, July 4, again involving the very same teams that opened the competition. The question is what the outcome is going to be this time. Would revenge be a suitable term?

Thank you for your honest thoughts in reply to my question. PORTUGUESE ANSWERS, please... I mean, literally! ;-)

References:
http://cf5.uol.com.br/forum/thread.cfm?thread_id=10640
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/2004/eurocopa/...
http://www.estadao.com.br/esportes/futebol/noticias/2004/jul...

Best regards to all sports fans everywhere.

Henrique
Henrique Serra
Tragédia Grega
Explanation:
Aponto para um PORTUGAL 3 x Grécia 1, mas com a emoção inicial da Grécia marcar primeiro. Vai ser uma VITÓRIA sofrida. Daí a "Tragédia Grega"!!!
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Bem, eu assisti ao jogo pela televisão e igualmente emudeci com o gol dos gregos.
Portugal quase chegou a empatar em algumas oportunidades, num segundo tempo emocionante. Infelizmente, predominou a tragédia, motivo pelo qual escolhi a resposta do António.
Obrigado a todos por terem participado dando sugestões e sua animada opinião. O que valeu bastante foi a união nacional que o torneio gerou em Portugal. Muitos brasileiros também estiveram ligados nessas emoções.
Resta o consolo de haver chegado à final do certame, o que é um grande mérito. Parabéns! Avante, Portugal!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5Os gregos vão-se ver gregos para marcar...
CristinaPereira
5 +5Uma vitória de Portugal
Ana Almeida
5 +4Portugal campeão, não é treta não... Portugal campeão!
Joao Vieira
5 +2Perder é coisa de Grego!
ROCHA-ROBINSON
5 +1Tragédia GregaAntónio Ribeiro
5 +1qual será o resultado desta vez?
Roberto Cavalcanti
4 -3O que vai sair esta vez? / O que vai acontecer esta vez?
Michael Powers (PhD)


Discussion entries: 1





  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -3
what is the outcome going to be this time?
O que vai sair esta vez? / O que vai acontecer esta vez?


Explanation:
Acho que seria assim

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Ana Almeida: Desculpe, mas a resposta aqui só pode ser: Vitória de Portugal :-))
8 mins
  -> Não duvido a vitória de Portugal - Mike :)

disagree  CristinaPereira: Portugal vai ser campeão da Europa, era esta a resposta :-)
20 mins
  -> Nãoo duvido a vitória de Portugal - Mike :)

disagree  António Ribeiro: Mas qual é a dúvida?
11 hrs

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
what is the outcome going to be this time?
Os gregos vão-se ver gregos para marcar...


Explanation:
E Portugal vai ganhar! À confiança... :-)

Prognóstico: Portugal 4 – Grécia – 0

E viva PORTUGAAAAAAAAAAAAAAAAL!

Um Certo Olhar: VIVE O EURO 2004
... Beijo enorme e bom fim de semana. Juizoooooo ta? Posted by: Candy at junho 12, 204 12:23 PM. É hoje, é hoje, os gajos vão ver-se Gregos, eheheheheheheh. ...
umcertolhar.blogs.sapo.pt/arquivo/179672.html - 15k

Sunshine: Comment on Viram-se gregos para marcar
Sunshine. Comentários: Viram-se gregos para marcar. Como diria um bom
tuga, "Valha-nos Zeus" : ) Enviado por Alfa em junho 14, 2004 01:40 AM. ...
sunshine.blogs.sapo.pt/comentar?entry_id=183337 - 5k

PUBLICO.PT - Última Hora
... 4. Rússia 3J 1V 0E 2D 2-4 3P. Laurent Gillieron/EPA. Gregos viram-se gregoscom os russos que sairam do Euro 2004 com uma vitória. ...
ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1197108 - 20k

EXPRESSO Online
... Deixem passar!!! Os franceses vão-se embora!! Viram-se gregos esta noite em Alvalade!! ... depois dos Açores a Inglaterra" depois da Inglaterra o Euro 2004. ...
online.expresso.clix.pt/interior/ default.asp?id=24745072&wcomm=true - 74k


CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: ... mas também não exagere nos prognósticos... Vamos lá fazer o cordão
22 mins
  -> É melhor não pecar por defeito :-) Sim, vamos todos para o cordão!

agree  Joao Vieira: Portugal a saltar... e os Gregos a chorar...
34 mins
  -> E como diz a Ana, é preciso não esquecer Felipão, que muitos já querem ver como primeiro-ministro :-)

agree  Sonia Heidemann: Seja lá, qual fôr o resultado, o que interessa é que sejamos campeoes!! :-))
1 hr
  -> Essa é que é essa!

agree  Cecilia Bartalotti: Adorei ver na final dois times simpáticos que nunca haviam chegado até ali antes. Agora somos todos Portugal!!
1 hr
  -> É verdade, e tudo vai acabar como começou (as 2 equipas iniciaram o Euro) excepto no resultado, porque agora quem vai ganhar é Portugal! :-)

agree  Ricardo Fonseca: Boa Cecília, esse é que é o espírito!
2 hrs
  -> Foça Portugal!

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
what is the outcome going to be this time?
Uma vitória de Portugal


Explanation:
literalmente
Não era a resposta que pretendia?

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2004-07-02 11:30:42 GMT)
--------------------------------------------------

Este tradução não vem em dicionário nenhum. É ditada pela ALMA de toda uma nação!!!

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 57 mins (2004-07-02 13:50:22 GMT)
--------------------------------------------------

Prognósticos, Henrique?
Nestas ocasiões lembramo-nos sempre de uma frase de um antigo jogador (eloquente) que ficou célebre: \"Prognósticos só no fim do jogo\" http://www.terravista.pt/bilene/1383/futebol1.htm

Ou então a afirmação mais recente de Scolari: \"Basta ganhar de meio\".

Mas, aceitando o seu desafio, a minha previsão é de Portugal:2 - Grécia: 0

E valha-nos a Nª Srª de Caravaggio!


--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 14 mins (2004-07-02 14:07:58 GMT)
--------------------------------------------------


APOIO À SELECÇÃO NACIONAL:

Mesmo que não possa ir, divulgue!

Domingo, dia 4 de Julho, pelas 16:00 horas vamos todos formar um cordão humano na 2ª Circular entre o ramo de acesso da Ponte vasco da Gama e o Estádio da Luz. São 9 Km,... mas vamos ser mais de 18.000 a apoiar a Selecção de Portugal.

Depois do autocarro da nossa equipa passar, ainda vamos todos a tempo de ir ver o jogo, seja no Estádio, seja no Fan Park, em outros parques, em cafés, ou mesmo nas casas de cada um. Importante é que cada Um, contribua com o seu Apoio para a Vitória Final.

Vamos dar as mãos!


Divulga este email e comparece. VIVA PORTUGAL


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: E a união faz mesmo a força, como se tem visto! Viva Portugal!
43 mins
  -> E foi preciso um brasileiro para nos abrir as portas para este inesquecível estado de festa permanente! Que a lição não seja agora nunca esquecida.

agree  Joao Vieira: Hellas vão de carrinho...
49 mins
  -> .. mas nem duvidem

agree  Sonia Heidemann: Coma nossa vitória, os grêgos até vao perder a vontade de cozinhar o tao afamado "Gyros" !! :-))
1 hr
  -> Vamos transformá-los em passas

agree  Ricardo Fonseca: a ver, a ver! Esperemos que sim!
2 hrs
  -> Onde anda a sua fé, Ricardo?! Toca a unir a torcida!

agree  António Ribeiro: Vai ser mais uma "tragédia grega" - para os gregos é claro!!!!!
11 hrs
  -> Uff, por momentos chegou a assustar-me!

50 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
what is the outcome going to be this time?
Portugal campeão, não é treta não... Portugal campeão!


Explanation:
Olé... Olé... e salta campeão, e salta campeão... Olé... Olé

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 27 mins (2004-07-02 14:20:50 GMT)
--------------------------------------------------

Portugal 3 - Grécia 1
Aqui tens Henrique! Não há que enganar.

Joao Vieira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: Venha participar na maior manifestação de apoio de sempre!
3 mins
  -> Estamos todos juntos!

agree  Sonia Heidemann: Viva Portugal!!! :-))
58 mins
  -> A 4 de Julho, Vive o Portugal campeão.

agree  CristinaPereira: Domingo, 4 de Julho, história será feita! Força PORTUGAL!
1 hr
  -> Contra as balizas, acertar... acertar, para o torneio ganhar.

agree  Ricardo Fonseca: lol
2 hrs
  -> Obrigado Ricardo

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
what is the outcome going to be this time?
Perder é coisa de Grego!


Explanation:
lol

ROCHA-ROBINSON
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: Domingo, pelo menos, vai ser!
54 mins

agree  Ana Almeida: Até aqui não tem sido bem assim. Mas no domingo vamos pôr os gregos, gregos - isto é, no seu lugar
55 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
what is the outcome going to be this time?
qual será o resultado desta vez?


Explanation:
A única coisa que vai se ouvir ao final do jogo é : Vitória!!! literalmente, letra por letra.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 19 mins (2004-07-02 13:12:17 GMT)
--------------------------------------------------

e não niké

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 19 mins (2004-07-02 15:12:13 GMT)
--------------------------------------------------

Meu prognóstico: Portugal 2X1

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Almeida: Desculpe que discorde desta vez Roberto. Quando muito: Por quantos vamos ganhar?
1 hr
  -> por um de diferença

agree  CristinaPereira: Só axo uma diferença muito pequena, mas tudo bem...
2 hrs
  -> uma final é fogo !!!!

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Tragédia Grega


Explanation:
Aponto para um PORTUGAL 3 x Grécia 1, mas com a emoção inicial da Grécia marcar primeiro. Vai ser uma VITÓRIA sofrida. Daí a "Tragédia Grega"!!!

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31
Grading comment
Bem, eu assisti ao jogo pela televisão e igualmente emudeci com o gol dos gregos.
Portugal quase chegou a empatar em algumas oportunidades, num segundo tempo emocionante. Infelizmente, predominou a tragédia, motivo pelo qual escolhi a resposta do António.
Obrigado a todos por terem participado dando sugestões e sua animada opinião. O que valeu bastante foi a união nacional que o torneio gerou em Portugal. Muitos brasileiros também estiveram ligados nessas emoções.
Resta o consolo de haver chegado à final do certame, o que é um grande mérito. Parabéns! Avante, Portugal!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: Sugiro uma pequena alteração: tragédia dos gregos
10 hrs