KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

Brinelling

Portuguese translation: brinelaçao (deformaçao na superfície) do extremo do parafuso


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:brinelling (severe brinelling of the bolt end)
Portuguese translation:brinelaçao (deformaçao na superfície) do extremo do parafuso
Entered by: Esperanza Clavell

20:25 Mar 16, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Turbines
English term or phrase: Brinelling
Severe Brinelling &
Mushrooming of the
Bolt End

This is included in a Part List of a Manual of Turbines
The term is under "Overspeed Protection Parts", under What Operators must Inspect.

I don't know if it refers to Brinell tests or what.

Sorry, can't supply more context.
Answers in Spanish are also welcome
Esperanza Clavell
Argentina
pequenas impressões superficiais
Explanation:
Como as deixadas nos esnsaios de dureza Brinell

Em espanhol é "brinelación"

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-16 21:16:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Fontes:
Brinelling: marcas de deformação. Dicionario metalúrgico J. Taylor

Brinelación: Routledge.

Os espanhóis foram mais inteligentes. Se eu fosse você aportuguesava essa palavra para brinelação eles. A ABNT e a Academia Brasileira de Letras pemitem isso.

Selected response from:

Antonio Costa
Grading comment
Acho ótima a sugestao de aportuguesar a palavra, como o fazem os espanhóis, talvez acrescentando algum esclarecimento entre parent. conforme sugestao de airmailrpl, antes de vc (deformaçoes na superfície)

Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2deformacao severa...
airmailrpl
5severas impressões como no ensaio brinnel e deformação (forma de cogumelo) da extremidade do parafus
Clauwolf
5pequenas impressões superficiaisAntonio Costa
4dureza
Patricia Fierro, M. Sc.
4SalinizacaoAtanael
4Malhado for Brinelling and Amolgado for Brinelledmschisler


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dureza


Explanation:
En el Diccionario Técnico Inglés - Español de Paraninfo:

Brinel - Dureza de metales.

También encontré este sitio:

http://www.skf.com.br/produtos/rolamentos_revestidos.asp

Con esta información:

Reduz também o risco de vibração causando "falsa dureza (brinelling)". A estabilidade térmica é alta.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-16 20:48:47 (GMT)
--------------------------------------------------


Esta es otra definición:

Brinelling -- permanent deformation of the bearing surfaces where the rollers (or balls) contact the races.

www.noria.com/dictionary.html

Patricia Fierro, M. Sc.
Ecuador
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 104

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
deformacao severa...


Explanation:
Brinelling
... Brinelling - This is surface indentations in raceways made
by rollers under extreme loading. Impact damage often occurs
when cars are coupled together with too ...
www.brencoqbs.com/101/sld042.htm

Ursa Glosario B-Términos Técnicos de Lubricación - [ Translate this page ]
... por su viscosidad, SUS a 210 Fo en cSt a 100 C. Brinelling Deformación permanente
de las superficies sustentadoras de carga donde los elementos de rodamiento ...
www.ursa-texaco.com/Spanish/glossary_b.html

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mschisler
7 mins

agree  Ligia Dias Costa
1 day13 hrs

24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pequenas impressões superficiais


Explanation:
Como as deixadas nos esnsaios de dureza Brinell

Em espanhol é "brinelación"

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-16 21:16:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Fontes:
Brinelling: marcas de deformação. Dicionario metalúrgico J. Taylor

Brinelación: Routledge.

Os espanhóis foram mais inteligentes. Se eu fosse você aportuguesava essa palavra para brinelação eles. A ABNT e a Academia Brasileira de Letras pemitem isso.



Antonio Costa
PRO pts in pair: 441
Grading comment
Acho ótima a sugestao de aportuguesar a palavra, como o fazem os espanhóis, talvez acrescentando algum esclarecimento entre parent. conforme sugestao de airmailrpl, antes de vc (deformaçoes na superfície)

Obrigada!

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Malhado for Brinelling and Amolgado for Brinelled


Explanation:
Comprehensive Techincal Dictionary English - Portuguese, Lewis L. Sell

Acho que você poderia traduzir como deformidade/deformação severa.

Boa sorte,

mschisler
PRO pts in pair: 62

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Salinizacao


Explanation:

Yo penso que la respuesta correcta es.
" Partes de protecao para alta velocidade e "salinizacao".
Brine= significa : salmoura, agua salgada, salinizacao.
Dependendo do contexto com relacao a turbinas, se for para turbinas de barcos ou navios.
A friccao das ferragens criam sal e em consequencia o ferrugem.
Espero que possa te ajuda-la.
Um abraco.
Atanael (Boston)
Atan15@aol.com

Atanael
United States

1 day14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
severas impressões como no ensaio brinnel e deformação (forma de cogumelo) da extremidade do parafus


Explanation:
dic met taylor

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286