KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

leachate

Portuguese translation: lixiviado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:leachate
Portuguese translation:lixiviado
Entered by: Andreia Silva

09:58 Mar 18, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: leachate
Landfill leachate treatment plant

It is a manual related with reverse osmosis
Andreia Silva
Portugal
Lixiviado ou percolado
Explanation:
Leachate é o líquido resultante de compressão da matéria de que são feitos os aterros.

Estação de Tratamento de Lixiviados
(o objetivo destas estação de tratamento é recurclar e tratar o lixiviado para promover a estabilização do aterro)
Fonte: Tese de Engenharia Civil

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-18 11:39:15 (GMT)
--------------------------------------------------

recurclar = recircular
Selected response from:

xxxLumen
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6Lixiviado ou percoladoxxxLumen
5lixiviaCharles James Landini
5lixívia
Clauwolf
4tratamento de lexívia
Ligia Dias Costa


Discussion entries: 2





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tratamento de lexívia


Explanation:
leachate - from leach. there is no nown such as that in portuguese.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-18 11:23:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Sim, Andreia, penso que é isso mesmo

Ligia Dias Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1922

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
lixívia


Explanation:
Dic Metalúrgico, James Taylor e Aurélio

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
Lixiviado ou percolado


Explanation:
Leachate é o líquido resultante de compressão da matéria de que são feitos os aterros.

Estação de Tratamento de Lixiviados
(o objetivo destas estação de tratamento é recurclar e tratar o lixiviado para promover a estabilização do aterro)
Fonte: Tese de Engenharia Civil

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-18 11:39:15 (GMT)
--------------------------------------------------

recurclar = recircular

xxxLumen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 693

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Almeida
11 mins
  -> Thank you.

agree  BrazBiz
47 mins
  -> Thanks

agree  Armando A. Cottim
1 hr
  -> Thank you

agree  Mafalda d'Orey de Faria: lixiviado
1 hr
  -> Thanks for the feedback

agree  Magda Zanchetta
2 hrs
  -> Thank you

agree  Gabriela Frazao
2 hrs
  -> Nice of you to write. Thanks

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lixivia


Explanation:
A resposta é lixívia, mesmo. De acordo com o texto: "o diafragma irá separar da lixívia o concentrado da substância permeável"
A definição de lixívia, segundo o Aurélio é: ato ou efeito de lixiviar, etc. e tal.
No jargão da indústria já ouvi usarem os termos lixívia, concentrado e permeato. Mas este último termo não é encontrado em dicionários. Acho, portanto, mais seguro usar: substância permeável.

Charles James Landini
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 40