KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

permeat

Portuguese translation: substância permeável


09:59 Mar 18, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: permeat
Diaphragms are used to separate the leachate into concentrate and permeate. This separation process is referred to as "Konzentrieren" (concentration). The concentrate is disposed of at the landfill, and the permeate is discharged.
Andreia Silva
Portugal
Portuguese translation:substância permeável
Explanation:
É verdade que no meio industrial a palavra "permeato" é utilizada como jargão. Porém, não foi aceita, ainda, pelos dicionários. Numa interpretação é até adequado usarmos permeato. Mas na tradução escrita, eu optaria pelo mais seguro e traduziria por = substância permeável.
Não usaria a palavra difusão, pois difusão inclui o conceito de processo de transporte de massa num sistema físico-químico por efeito de gradientes de concentração.
Neste caso não temos um transporte, mas sim uma separação.
Selected response from:

Charles James Landini
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2substância permeávelCharles James Landini
5permeatoMafalda d'Orey de Faria
4SaturadoSpina
4difusão
Ligia Dias Costa
4produtos que podem ser descarregados no ambiente
Theodore Fink


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
difusão


Explanation:
permeate means difundir or penetrar.

Ligia Dias Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1922

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
permeato


Explanation:
experience...

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 468

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
substância permeável


Explanation:
É verdade que no meio industrial a palavra "permeato" é utilizada como jargão. Porém, não foi aceita, ainda, pelos dicionários. Numa interpretação é até adequado usarmos permeato. Mas na tradução escrita, eu optaria pelo mais seguro e traduziria por = substância permeável.
Não usaria a palavra difusão, pois difusão inclui o conceito de processo de transporte de massa num sistema físico-químico por efeito de gradientes de concentração.
Neste caso não temos um transporte, mas sim uma separação.

Charles James Landini
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Magda Zanchetta
39 mins
  -> thanks!

agree  Ligia Dias Costa
1 hr
  -> thanks!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
produtos que podem ser descarregados no ambiente


Explanation:
The concentrate has to be carefully disposed of, the permeate can be discharged generally, since it will not harm the environment.

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593

1 day14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Saturado


Explanation:
Permeate: Saturar - MICHAELIS DIC.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-20 15:12:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Quimicamente falando eu imagino que o concentrado de lixivia vai para o aterro sanitário e, a \"solução saturada de lixivia\" que é a lixívia em uma concentração muito menor, diluida provavelmente em água, vai para a rede de esgoto ou para processo de tratamento de efluentes, por ser uma solução aquosa.

Spina
PRO pts in pair: 19