KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

backwash

Portuguese translation: retrolavagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:backwash
Portuguese translation:retrolavagem
Entered by: Andreia Silva

23:40 Mar 19, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: backwash
To clean the sand filter in the system, the mode Backwash is started.

Context: reverse osmosis
Andreia Silva
Portugal
RETROLAVAGEM
Explanation:
É isso mesmo, para OR, para lavagem de piscinas etc.
Selected response from:

Paulo Lopes
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +10RETROLAVAGEM
Paulo Lopes
4Lavagem em contra corrente
Gabriela Frazao
4modo (sistema) inverso de lavagemAntónio Ribeiro
4lavagem por corrente de água limpa em refluxo.Silvia Borges


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +10
RETROLAVAGEM


Explanation:
É isso mesmo, para OR, para lavagem de piscinas etc.


Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 396

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
22 mins

agree  BrazBiz
58 mins

agree  Gisa
9 hrs

agree  Ligia Dias Costa
9 hrs

agree  Clauwolf
10 hrs

agree  Eliane Rio Branco
11 hrs

agree  airmailrpl
13 hrs

agree  Spina
15 hrs

neutral  Gabriela Frazao: Trata-se de filtros de areia, e a tradução em Portugal é lavagem contra corrente
19 hrs

agree  José Henrique Lamensdorf
22 hrs

agree  Elisabeth Renger
1 day13 hrs

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
modo (sistema) inverso de lavagem


Explanation:
Backwash: corrente de ar ou água lançada para trás pela hélice de avião ou navio



António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lavagem por corrente de água limpa em refluxo.


Explanation:
O processo da água se mover em sentido contrário, pela ação de um motor ou remos, um fluxo de água limpa em sentido contrário. Uma filtragem.

HTH!

Silvia Borges
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 326

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Lavagem em contra corrente


Explanation:
Trabalhei 18 anos numa empresa de tratamento de águas (industriais, piscinas, etc.) Tenho a certeza que se traduz assim em Portugal.


Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846