KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

safe yield

Portuguese translation: produção segura


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:safe yield
Portuguese translation:produção segura
Entered by: José Cavalcante

01:19 May 9, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: safe yield
"Provision of proposals for existing development facilities, particularly with respect to the safe yield in terms of saline intrusion..."
MMagda
produção segura
Explanation:
yield é rendimento ou produção; no caso, produção.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-09 03:24:12 (GMT)
--------------------------------------------------

Com o apoio das informações da Mariane, uma tradução possível seria: Apresentação de propostas para as instalações/recursos de desenvolvimento existentes, particularmente com respeito à taxa de segurança em termos de intrusão salina/salinização.
Selected response from:

José Cavalcante
Brazil
Grading comment
muito obrigada :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5produção segura
José Cavalcante
4 +2limite seguroAntónio Ribeiro
4 +1Taxa segura de consumo
Mariane Oliveira


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
produção segura


Explanation:
yield é rendimento ou produção; no caso, produção.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-09 03:24:12 (GMT)
--------------------------------------------------

Com o apoio das informações da Mariane, uma tradução possível seria: Apresentação de propostas para as instalações/recursos de desenvolvimento existentes, particularmente com respeito à taxa de segurança em termos de intrusão salina/salinização.


    webster
José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510
Grading comment
muito obrigada :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  grasa: concordo
1 hr
  -> obrigado

agree  Maria Luisa Duarte
5 hrs

agree  Sonia Almeida
7 hrs

agree  Gisa
9 hrs

agree  Lurdes Hope
9 hrs

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Taxa segura de consumo


Explanation:
No site http://ag.arizona.edu/AZWATER/reference/glossary/safeyld.htm... tem-se que:
safe yield: rate of surface water diversion or groundwater extraction from a basin for consumptive use over an indefinite period of time that can be maintained without producing negative effects.

Sabendo-se que intrusão salina é "a entrada de água salgada nas toalhas freáticas, o que a torna imprópria para consumo" (http://www.geocities.com/RainForest/Canopy/9399/Ambiente_Glo... "safe yield" deve ser a quantidade de água que pode ser retirada dessas toalhas sem causar a intrusão salina, portanto, minha sugestão é "taxa segura de consumo" (ou "taxa segura de retirada de água").


Mariane Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 33

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  José Cavalcante: Ou seja, a produção segura seria a taxa.... ....
1 hr
  -> Gostei da tradução na sua nota. É que "produção" me dá a impressão de manufatura. E eu não percebi esta idéia na frase. Na verdade, um pouco mais de contexto pegava bem... Eu posso estar entendendo errado.

agree  Roberto Cavalcanti
8 hrs
  -> Obrigada.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
limite seguro


Explanation:
seria:

...com respeito ao limite seguro em termos de intrusões salinas...

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
8 hrs

agree  Gabriela Frazao
9 hrs