KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

stalling of the engine

Portuguese translation: estolamento do motor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stalling of the engine
Portuguese translation:estolamento do motor
Entered by: Antonio Costa

12:33 May 17, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: stalling of the engine
Manual de máquina agrícola:

If engine STALLS at operating temperature, restart it immediately to prevent overheating of certain engine parts
Lincoln Carvalho
Brazil
estolamento do motor
Explanation:
No contexto agrícola o motor "estola" se a transmissão estiver engatada, porém as rodas motrizes, ou de tração, não giram porquer a turbina do conversor de torque está parada.

Creio que a palavra estol, embora pouco usada, tenha sido emprestada da aviação.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 13:06:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Ver também Norma NBR 10138/1987 (página 21)

3.3.4.9.13 Torque de estolamento
Torque medido no eixo do motor à rotação zero.

Trata-se, portanto, de um termo normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:44:13 (GMT)
--------------------------------------------------

Nota para Gabriela Frazão:

Você, Gabriela, nesta e noutras ocasiões, tem demonstrado ser uma profissional honesta e coerente. Se alguém faz uma pergunta, presumo que seja por deconhecer sua resposta. Nossa função neste site, se é que estou certo, é (1) ajudar esse(a) colega a desvencilhar-se da incômoda sensação de ignorância (perante o cliente), através da ajuda de colegas que já passaram por situações semelhantes e a ganhar honestamente seu sustento e, ao mesmo tempo, (2) ganhar pontos (não só Kudoz) aos olhos de prováveis clientes, por dinheiro e não por razões filantrópicas como, hipocritamente, alguns/algumas colegas têm afirmado aqui. Que eu saiba, este não é um site com fins filantrópicos, a menos que seu proprietário prove-me o contrário.

Um abraço e tomara que o Brasil dispute o final da Copa do Mundo de futebol contra Portugual e os dois fiquem empatados para que haja dois Campeões do Mundo!! (Gostou desta última e \"falsa\" puxada de saco?)


Antoio Costa
Selected response from:

Antonio Costa
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2estolamento do motorAntonio Costa
4 +2Se o motor parar quando chegar à temperatura de funcionamento
Gabriela Frazao
5 +1pararToze
5MORRER
Paulo Lopes
5 -2parada do motor
José Antonio Azevedo


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -2
parada do motor


Explanation:
Se o motor parar na temperatura de operação, dê nova partida nele imediatamente para evitar o superaquecimento de certas partes do motor.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Costa: Parar é um termo genérico. O motor pode parar "shutdown" por uma série de razões.
1 hr
  -> OK.

disagree  Gabriela Frazao: Ler m/ resposta a António Costa
1 day2 hrs
  -> OK.

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
parar


Explanation:
Se o motor parar a temperatura de operaçao, volte a liga-lo para evitar o sobreaquecimento de certas partes.

Peço desculpa pela falta de acentuaçao.

Toze
PRO pts in pair: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Costa: Parar é um termo genérico. O motor pode parar "shutdown" por uma série de razões.
1 hr

agree  António Ribeiro: "parar" está correcto.
9 hrs

agree  Gabriela Frazao
1 day2 hrs

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
MORRER


Explanation:
O mais comum, no Brasil, é dizer que o motor morreu. Quando o motor pára, "pode ser" que ele tenha "pifado" e não dê mais partida. Quando ele morre, p. ex. por imperícia do motorista, é só dar a partida que ele pega.

Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 396

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
20 mins

neutral  Antonio Costa: O motor também "moorre" quando "afoga". Corretíssimo mas, além de se rfeferir a qualquer "causa mortis" não específica do motor, não é um termo técnico e sim popular.
1 hr

disagree  Gabriela Frazao: Ler m/ resposta a António Costa
1 day2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
estolamento do motor


Explanation:
No contexto agrícola o motor "estola" se a transmissão estiver engatada, porém as rodas motrizes, ou de tração, não giram porquer a turbina do conversor de torque está parada.

Creio que a palavra estol, embora pouco usada, tenha sido emprestada da aviação.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 13:06:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Ver também Norma NBR 10138/1987 (página 21)

3.3.4.9.13 Torque de estolamento
Torque medido no eixo do motor à rotação zero.

Trata-se, portanto, de um termo normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:44:13 (GMT)
--------------------------------------------------

Nota para Gabriela Frazão:

Você, Gabriela, nesta e noutras ocasiões, tem demonstrado ser uma profissional honesta e coerente. Se alguém faz uma pergunta, presumo que seja por deconhecer sua resposta. Nossa função neste site, se é que estou certo, é (1) ajudar esse(a) colega a desvencilhar-se da incômoda sensação de ignorância (perante o cliente), através da ajuda de colegas que já passaram por situações semelhantes e a ganhar honestamente seu sustento e, ao mesmo tempo, (2) ganhar pontos (não só Kudoz) aos olhos de prováveis clientes, por dinheiro e não por razões filantrópicas como, hipocritamente, alguns/algumas colegas têm afirmado aqui. Que eu saiba, este não é um site com fins filantrópicos, a menos que seu proprietário prove-me o contrário.

Um abraço e tomara que o Brasil dispute o final da Copa do Mundo de futebol contra Portugual e os dois fiquem empatados para que haja dois Campeões do Mundo!! (Gostou desta última e \"falsa\" puxada de saco?)


Antoio Costa

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
6 hrs
  -> Obrigado Robcav

agree  Gabriela Frazao: Tem toda razão. Retiro a m/sugestão.Em PT, dizemos que o "motor foi-se abaixo". Ou seja estava a trabalhar e "desligou-se". Tal como acontece c/os automóveis, e por diversas razões. Estolamento não usamos.
1 day1 hr

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Se o motor parar quando chegar à temperatura de funcionamento


Explanation:
Será que pode ser assim?

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:18:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa aos colegas e, principalmente, ao António Costa.
A minha sugestão está incorrecta.


Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LoreAC
2 hrs
  -> Obrigada, mas por favor leia a m/ resposta a António Costa

agree  António Ribeiro
3 hrs
  -> Obrigada, mas por favor leia a m/ resposta a António Costa

agree  Anamar
15 hrs
  -> Obrigada, mas por favor leia a m/ resposta a António Costa

disagree  Antonio Costa: Perdoe-me por discordar Gabriela mas, no contexto apresentado, "parar" está incorreto "mesmo". Para entender o "porquê" é preciso ter noção de mecânica de máquinas pesadas, onde este termo é comum.
17 hrs
  -> Também eu, veja a minha resposta à sua!