KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

flashback along the vapour trail

Portuguese translation: retrocesso ao longo do rasto de vapor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:flashback along the vapour trail
Portuguese translation:retrocesso ao longo do rasto de vapor
Entered by: António Ribeiro

04:45 May 23, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: flashback along the vapour trail
Contexto:

Vapour/air mixtures may ignite explosively and flashback along the vapour trail may occur
António Ribeiro
Misturas de ar e vapor podem explodir e o fogo
Explanation:
pode se propagar de volta pela trilha de vapor.

Acho que é isso.
Selected response from:

Silvio Picinini
United States
Grading comment
Valeu!!! Obrigado.
António
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Retrocesso no percurso da força de arrasto do vapor
Maria Luisa Duarte
4 +2ignição em retorno ao longo da trilha do vapor
Mauro Lando
4As misturas de ar e vapor podem se incendiar explosivamente e retornar pela trilha de vapor.
Sylvio Kauffmann
4Misturas de ar e vapor podem explodir e o fogo
Silvio Picinini


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Retrocesso no percurso da força de arrasto do vapor


Explanation:
RETROCESSO
Este fato ocorre quando a pressão interna é maior que a pressão ambiente

previsão teórica da força de arrasto do vapor

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
3 hrs

agree  Emilia Carneiro
5 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
ignição em retorno ao longo da trilha do vapor


Explanation:
Prezado Antonio
Seu texto deixa claro que se trata de ignição acidental de uma mistura de vapores de uma substancia combustível volátil que se misturou com ar. O que ocorreira em caso de haver um ponto de centelhamento é que a mistura explodiria ou entraria em combustão no sentido inverso ao fluxo normal - ou sejq, de volta ao ponto de origem do vazamento - daí a expressão "flashback" de difícil tradução - não encontrei nada melhor do que "ingnição em retorno"
cordialmente, Mauro

Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1653

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  BrazBiz
1 hr

agree  Theodore Fink: Excellent
5 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Misturas de ar e vapor podem explodir e o fogo


Explanation:
pode se propagar de volta pela trilha de vapor.

Acho que é isso.

Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393
Grading comment
Valeu!!! Obrigado.
António

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
As misturas de ar e vapor podem se incendiar explosivamente e retornar pela trilha de vapor.


Explanation:
Eu traduziria assim...

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 325