KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

trunk piston engines

Portuguese translation: motores com pistão de tronco


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:trunk piston engines
Portuguese translation:motores com pistão de tronco
Entered by: António Ribeiro

03:12 May 26, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: trunk piston engines
Contexto:
Lubricant for medium-speed trunk piston engines operating on distillate fuels
António Ribeiro
motores com pistão de tronco
Explanation:
Ou motores com êmbolo de tronco.
trunk piston = pistão (êmbolo) de tronco
Fonte: Novo Dicionário de Termos Técnicos Inglês - Português
Eugênio Fürstenau
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
Obrigado.
António
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3motores com pistão de tronco
José Antonio Azevedo
5 +1Motor de pistões/êmbolos tubularesAntonio Costa
4 -1pistões truncados, ou inteiriços
Mauro Lando


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
motores com pistão de tronco


Explanation:
Ou motores com êmbolo de tronco.
trunk piston = pistão (êmbolo) de tronco
Fonte: Novo Dicionário de Termos Técnicos Inglês - Português
Eugênio Fürstenau

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
Obrigado.
António

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Armando A. Cottim
4 hrs
  -> Obrigado.

agree  Maria-da-Fé Albuquerque
4 hrs
  -> Obrigado.

agree  Anamar
7 hrs
  -> Obrigado.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Motor de pistões/êmbolos tubulares


Explanation:
Routledge Dictionary

Trata-se de um motor cujos êmbols/pistões ocos são diretamente conectados à biela dispensando assim o pino do pistão, vedações etc. Projetado para utilização em motores industriais, marítimos e ferrovbiários que uitilizam combustível diesel destilado ou mesclas combustíveis leves.

A tradução do Furstenau é literal e sem sentido, a meu ver. Prefiro o Routledge,que é "chic no úrtimo" viu Zé?

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-26 16:14:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Mário:

Ainda fico com a definição do Routledge que é mais técnica. Você já percebeu que, no Brasil tudo que não é normalizado (com nossa concordância ou não), vira bagunça? Pistão de tronco não significa nada. Pistão truncado ou, ou inteiriço menos ainda porque este tem uma parte oca. O fato de estar publicado aqui ou alí, para mim nada quer dizer. Por ser a simples definição de um estagiário. Você já deve ter visto um pistão de perto não é? Então deve saber que a concepção é totalmente diferente.





Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Emilia Carneiro
1 hr
  -> Obrigado Emilio

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
pistões truncados, ou inteiriços


Explanation:
Prezado Antonio
Dê uma olhada no URL abaixo, de um fabricante de pistões - transcrevo abaixo só o trecho que lhe importa - Aqui no Brasil, o que ele chama de "crown" é chamado "cabeça" e o "trunk or skirt" chamamos de "saia".
O ""trunk" vem do fato de ser "truncado", ou seja, inteiriço.

There are two distinct types of pistons: the trunk type and the crosshead type. Variations in the design of trunk-type pistons can be seen in figures 4-9 and 4-10.

Most trunk-type pistons are of one-piece construction. Some trunk pistons are made of two parts and two metals; the trunk or skirt is made of cast iron or an aluminum alloy, and the crown or head is made of steel. In some pistons of this type of construction, the crown is fitted to the trunk with a ground joint, while in others the parts are welded together.




    Reference: http://www.tpub.com/engine3/en3-41.htm
Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1653

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Costa: Ainda fico com a definição do Routledge Mario, por ser mais técnica e não ser normalizada. Você já percebeu que tudo que não
51 mins