KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

Torque-to-yield bolt

Portuguese translation: parafuso pré-esforçado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Torque-to-yield bolt
Portuguese translation:parafuso pré-esforçado
Entered by: António Ribeiro

16:36 May 26, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: Torque-to-yield bolt
Faz parte de uma lista de parafusos empregues em automóveis
Luis DeGalocha
United Kingdom
parafuso pré-esforçado
Explanation:
Ver:

O projectista deve especificar a carga de pré-esforço ou momento de aperto, o tipo de parafusos pré-esforçados e os métodos de aperto. É necessário dar especial atenção para garantir o aperto correcto dos parafusos até à tensão exigida, ocorrendo de outro modo escorregamento a cargas de serviço e a junta funcionará como uma junta aparafusada corrente. Alguns métodos de aperto de parafusos são apresentados no artigo 75.º.

http://216.239.39.100/search?q=cache:4aGBh0G5gAIC:www.impren...




O que é "Torque to yield"?

Q: After using torque and angle, shouldn't the bolts be replaced?
A: Don't confuse torque and angle with torque to yield. Torque to yield stretches the fastener past the point of where it will not return to its original length. This weakens the bolt and makes it unusable for repeated tightening. When you use the torque and angle method according to our directions, you will stretch the bolts to 75% of yield. This allows the bolts to be used repeatedly without fear of weakening them.

Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Muito obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3parafuso pré-esforçadoAntónio Ribeiro
4parafuso principal de "torque para render"
Maria Luisa Duarte
4porcas com arruelas de pressão
Mauro Lando


  

Answers


33 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
porcas com arruelas de pressão


Explanation:
Prezado De Galocha
Dê uma olhada nesse URL que achei no Google. Transcrevo a parte que cita essa peça.
Me parecem ser as porcas de pressão de fixação do cabeçote nos estojos prisioneiros do bloco. Veja no pé do URL que trasncrevo abaixo,um enderêço para clicar, que é da própria revista. Eles certamente te mandarão uma foto, se v. pedir.
saudações.
Mauro

The angle-torque/torque-to-yield bolt replacement situation deserves some space. Ford says new ones must be installed any time they're loosened, but others, such as VW, tell us to reuse the fasteners. Follow the recommendations for the engine at hand, or you could twist one off. Better yet, since you don't know how much or how often they've been tightened in the past, replace them in every angle-torque case. This is a lot easier than it used to be because the major gasket makers include new bolts sets in their lines.


    Reference: http://www.autotruck.net/ms/archives/2000/0800/0800es_1.asp
Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1653

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink: Excelente!
55 mins

disagree  António Ribeiro: Em português europeu, "porcas" são o que em inglês se chama "nuts". Bolts são parafusos.
6 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parafuso principal de "torque para render"


Explanation:
É certamente "um mundo novo" nos motores de hoje do carro de passageiro. Alguns motores construídos nos 1980s usaram-se o que é chamado um "torque para render" o É certamente "um mundo novo" nos motores de hoje do carro de passageiro. Alguns motores construídos nos 1980s usaram-se o que é chamado um "torque para render" o parafuso principal. Especificamente, quando a cabeça é instalada e os parafusos estão apertados, torqued até ao ponto de esticar. Assim o termo "torque a render". Esta é uma maneira grande para que um desenhador do motor limite o torque aplicado pelo parafuso para impedir blocos entortados, as cabeças rachadas, ou as linhas retiradas durante o conjunto. O problema é que este método destrói frequentemente a integridade do parafuso. Não há nenhuma maneira absolutamente positiva para que uma loja teste os parafusos para ver se alguns puderem reúso. Em conseqüência, a maioria de rebuilders feitos sob encomenda do motor sentem que os parafusos novos devem sempre ser usados. Você estará fazendo seus clientes um favor grande que convence os começar os parafusos novos com sua cabeça ajustados. Uma gaxeta principal fundida ou escapando é cara assim que devem fazer os parafusos novos usando-se possíveis do mais melhor trabalho.

Os dois motores os mais comuns para ter o torque para render os parafusos são a Chrysler four-cylinder 2.2L e 2.5L as.well.as o motor 1.6L e 1.9L da escolta de Ford.

. Especificamente, quando a cabeça é instalada e os parafusos estão apertados, torqued até ao ponto de esticar. Assim o termo "torque a render". Esta é uma maneira grande para que um desenhador do motor limite o torque aplicado pelo parafuso para impedir blocos entortados, as cabeças rachadas, ou as linhas retiradas durante o conjunto. O problema é que este método destrói frequentemente a integridade do parafuso. Não há nenhuma maneira absolutamente positiva para que uma loja teste os parafusos para ver se alguns puderem reúso. Em conseqüência, a maioria de rebuilders feitos sob encomenda do motor sentem que os parafusos novos devem sempre ser usados. Você estará fazendo seus clientes um favor grande que convence os começar os parafusos novos com sua cabeça ajustados. Uma gaxeta principal fundida ou escapando é cara assim que devem fazer os parafusos novos usando-se possíveis do mais melhor trabalho.

Os dois motores os mais comuns para ter o torque para render os parafusos são a Chrysler four-cylinder 2.2L e 2.5L as.well.as o motor 1.6L e 1.9L da escolta de Ford.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-26 19:18:47 (GMT)
--------------------------------------------------

OUTRA OPÇÃO DE TRADUÇÃO DESTE TERMO:

Torque-à-Renda Os Parafusos Principais - Uma Torção Adicionada
Estão tornando-se mais comuns, contudo alguns povos ainda não compreendem que \"Torque-à-Renda\" (T-t-y) os parafusos principais.

Os técnicos são familiares com o aperto dos parafusos a um torque especificado. Entretanto, enquanto o gráfico mostra, a quantidade de apertar a força produzida por um torque específico varia. É influenciada pela condição das linhas, se ou não os furos de parafuso foram retapped, e se as linhas do parafuso forem lubrificadas.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-26 19:23:32 (GMT)
--------------------------------------------------

Torque-to-Yield Head Bolts - An Added Twist
They are becoming more common, yet some people still don\'t understand \"Torque-to-Yield\" (T-T-Y) head bolts.

Technicians are familiar with tightening bolts to a specified torque. However, as the graph shows, the amount of clamping force produced by a specific torque varies. It is influenced by the condition of the threads, whether or not the bolt holes have been retapped, and if the bolt threads have been lubricated.



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
parafuso pré-esforçado


Explanation:
Ver:

O projectista deve especificar a carga de pré-esforço ou momento de aperto, o tipo de parafusos pré-esforçados e os métodos de aperto. É necessário dar especial atenção para garantir o aperto correcto dos parafusos até à tensão exigida, ocorrendo de outro modo escorregamento a cargas de serviço e a junta funcionará como uma junta aparafusada corrente. Alguns métodos de aperto de parafusos são apresentados no artigo 75.º.

http://216.239.39.100/search?q=cache:4aGBh0G5gAIC:www.impren...




O que é "Torque to yield"?

Q: After using torque and angle, shouldn't the bolts be replaced?
A: Don't confuse torque and angle with torque to yield. Torque to yield stretches the fastener past the point of where it will not return to its original length. This weakens the bolt and makes it unusable for repeated tightening. When you use the torque and angle method according to our directions, you will stretch the bolts to 75% of yield. This allows the bolts to be used repeatedly without fear of weakening them.



António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
Muito obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mauro Lando: Antrib, voê finalmente "matou a charada"
2 hrs

agree  Armando A. Cottim
11 hrs

agree  Gabriela Frazao
1 day4 hrs