KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

masking

Portuguese translation: para proteger/cobrir com fita adesiva especial as áreas que não devem ser pintadas


16:16 Jul 9, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: masking
Ainda o spray de pintura:

- Big reduction in time needed for masking and gun cleaning.
Gabriela Frazao
Portugal
Portuguese translation:para proteger/cobrir com fita adesiva especial as áreas que não devem ser pintadas
Explanation:
Gabriela

Masking - É quando você usa uma fita adesiva de papel chamada "masking tape" para cobrir e proteger as partes que não devem ser pintadas; para auxiliar no acabamento, para não borrar a pintura nos cantos, no rodapé, nos vidros das janelas, etc.
Dá muito trabalho fazê-lo, mas quando quando você descola a fita, a pintura fica impecável, bem retinha.

Já vi como fita de mascaramento, mas prefiro adesiva especial.

Masking tape is a strip of sticky material that is put around the edge of something that is being painted in order to protect the surfaces that you do not intend to paint.

Boa sorte!


Regina




--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-10 15:25:31 (GMT)
--------------------------------------------------

Ainda sobre \"mascaramento\".....*Pt Br

http://www.navalltintas.com.br/servicos/auto/masca.html
Selected response from:

Regina Motta
Grading comment
Muito obrigada pela explicação. Vou ter que adaptar o termo, de forma a ficar o mais curto possível.
Obrigada a todos os colegas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6para proteger/cobrir com fita adesiva especial as áreas que não devem ser pintadas
Regina Motta
3 +3máscaraCarmen Campos
5vedaçãoRicardo Almeida
4coberturaAntónio Ribeiro
4camuflagem/máscara/ (cobertura)
Maria Luisa Duarte


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
máscara


Explanation:
penso que pode ser máscara devido à explicação que encontrei no Eurodicautom para masking technique:
a dipping,brushing or spray process for covering part surfaces which are no to be etched.Photoresist processes are common for complicated shapes and large batch sizes.


Carmen Campos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: é isso mesmo
4 mins
  -> Obrigado

agree  Sylvio Kauffmann
1 hr
  -> Obrigado

agree  Emilia Carneiro
1 hr
  -> Obrigada

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
camuflagem/máscara/ (cobertura)


Explanation:
cobertura dada a certas parts de um objecto que não devem ser atengidas pelo jacto de tinta da pistola de pintura.

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
para proteger/cobrir com fita adesiva especial as áreas que não devem ser pintadas


Explanation:
Gabriela

Masking - É quando você usa uma fita adesiva de papel chamada "masking tape" para cobrir e proteger as partes que não devem ser pintadas; para auxiliar no acabamento, para não borrar a pintura nos cantos, no rodapé, nos vidros das janelas, etc.
Dá muito trabalho fazê-lo, mas quando quando você descola a fita, a pintura fica impecável, bem retinha.

Já vi como fita de mascaramento, mas prefiro adesiva especial.

Masking tape is a strip of sticky material that is put around the edge of something that is being painted in order to protect the surfaces that you do not intend to paint.

Boa sorte!


Regina




--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-10 15:25:31 (GMT)
--------------------------------------------------

Ainda sobre \"mascaramento\".....*Pt Br

http://www.navalltintas.com.br/servicos/auto/masca.html

Regina Motta
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 54
Grading comment
Muito obrigada pela explicação. Vou ter que adaptar o termo, de forma a ficar o mais curto possível.
Obrigada a todos os colegas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago
2 hrs
  -> tks

agree  Roberto Cavalcanti: mascaramento
3 hrs
  -> é uma opção

agree  Eliane Rio Branco
5 hrs
  -> tks

agree  Jorge Freire: É a melhor explicação
6 hrs
  -> tks.

agree  Luciana Vozza
7 hrs
  -> tks

agree  airmailrpl
19 hrs
  -> tks

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cobertura


Explanation:
eu diria: cobertura ou protecção das áreas que não devem ser pintadas.

Não existe uma simples palavra que defina masking. É necessário dar a ideia.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
vedação


Explanation:
"Grande redução no tempo necessário para vedação e limpeza da pistola".



    Reference: http://www.mygreathome.com/fixitguide/repair/ceiling_stains....
Ricardo Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59