KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

arrangements

Portuguese translation: procedimentos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:arrangements
Portuguese translation:procedimentos
Entered by: Ricardo Almeida

13:53 Aug 19, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Ambiente
English term or phrase: arrangements
A frase completa é: "Many solutions, invented decades ago, exhibit striking similarity to the arrangements applied in modern activated sludge plants." Trata-se de um livro sobre tratamento de águas residuais (processo de lama activada. Não sei se o termo terá algo a ver com disposição ou organização, tenho muitas dúvidas.
anacorreia
procedimentos
Explanation:
Técnicas aplicadas atualmente.
Selected response from:

Ricardo Almeida
United States
Grading comment
Muito obrigado pela ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2sistemas / dispositivos / equipamentos
Gabriela Frazao
5 +1MEDIDAS
BrazBiz
5 +1composições, esquemas
Henrique Serra
5 +1arranjos, providências
Rafa Lombardino
5configurações
Roberto Cavalcanti
5fluxogramasJosé Vianna
5soluçõesxxxrmagri
5esquemas, organizaçaosirkis
3 +1métodosAna Paula Miraldo
4procedimentosRicardo Almeida


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
arranjos, providências


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-19 14:04:45 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Várias soluções, inventadas há décadas, possuem semelhanças impressionantes com os arranjos/providências usados(as) na(o) ativação/funcionamento moderna(o) das plantas do pântano\"

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-19 14:23:37 (GMT)
--------------------------------------------------

Correção!

Alertada por BrazBiz, gostaria de rever alguns termos errados que usei na minha versão devido à falta de contexto.

\"Várias soluções, inventadas há decadas, possuem semelhanças impressionantes com os arranjos/providências usados(as) na(o) ativação/funcionamento moderna(o) de usinas de tratamento de esgoto.\"

Acho que agora o contexto para \"arrangements\" está mais adequado.

Rafa Lombardino
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 357

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  BrazBiz: Rafaela, plant aqui é usina...e sludge é lama resultante de esgotos, resíduos..OK?
16 mins
  -> Realmente não havia entendido o restante da frase, mas estou segura quanto ao "arrangements" ;o)

agree  Sylvio Kauffmann: com as devidas correções
1 hr
  -> Obrigada

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
composições, esquemas


Explanation:


seja qual for a palavra utilizada, deverá ser um sinônimo ou uma palavra aproximada ao termo "solução"

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Cavalcante: Ia sugerir composições, mas vc chegou antes.
1 hr

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
esquemas, organizaçao


Explanation:
Nao gosto de arranjo porque nao e uma palavra tecnica

sirkis

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
MEDIDAS


Explanation:
Ana,

Apesar de juridicamente usar-se providências, disposições, etc. no seu caso os "arrangements" são as " ...medidas aplicadas nas modernas usinas de lama ativada...

OK?

BrazBiz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 429

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
7 hrs
  -> Obrigada, Antonio

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
sistemas / dispositivos / equipamentos


Explanation:
Não acho que sejam disposições.

Eis + algumas sugestões
Veja o que dá melhor.

Atenção o processso de lamas activadas (plural) in Dicionário de Ecologia e Meio Ambiente da Lello & Irmão Ed.

Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria-da-Fé Albuquerque: E outra sugestão minha seria "processos"
4 hrs
  -> Também acho q é outra hipótese

agree  António Ribeiro: Concordo com "sistemas"
7 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
fluxogramas


Explanation:
Se quizer usar a palavra tecnica ai esta. Fluxogramas sao os esquemas de fluxo dos materiais na estacao de tratamento de esgotos, ou em qualquer processo de fluxo de liquidos, lamas ou materiais em geral. Tambem se usa diagrama de fluxo. E a arrumacao dos equipamentos na estacao de tratamento.
Como engenherio quimico iria por ai,
Rgds
Joe Vianna

José Vianna
PRO pts in pair: 95

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
configurações


Explanation:
acho que cai bem

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-19 20:06:16 (GMT)
--------------------------------------------------

a resposta do magri, soluções, também pega bem o sentido, mas como já se usa o termo no texto, acho melhor usar configurações

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
procedimentos


Explanation:
Técnicas aplicadas atualmente.

Ricardo Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59
Grading comment
Muito obrigado pela ajuda.

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
métodos


Explanation:
penso que tanto métodos como procedimentos se adequam a este contexto. Boa sorte!

Ana Paula Miraldo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mónica Melo
10 hrs