KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

if septic wastewater is indicated

Portuguese translation: águas residuais sépticas (putrígenas, infecciosas, contaminantes)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:if septic wastewater is indicated
Portuguese translation:águas residuais sépticas (putrígenas, infecciosas, contaminantes)
Entered by: Rafa Lombardino

14:00 Aug 19, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: if septic wastewater is indicated
Fala-se aqui das causas prováveis para o desenvolvimento de organismos filamentosos. Esta expressao faz parte de um dos exemplos de causas que é fornecido, mas não sei como traduzir esta expressão, não entendo este "indicated", não se deve poder traduzir literalmente.
anacorreia
águas residuais SÉPTICAS (putrígenas, infecciosas, contaminantes)
Explanation:
Acho que ficaria assim: "Caso seja assinalada a existência/presença de águas residuais sépticas..."
Selected response from:

Rafa Lombardino
United States
Grading comment
Obrigada, foi uma boa ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +4águas residuais SÉPTICAS (putrígenas, infecciosas, contaminantes)
Rafa Lombardino
5 +1se for indicado utilizar fossa sética
Charles Fontanetti
5Caso ocorram águas residuais sépticas
BrazBiz
5envolvido, implicado
Henrique Serra
5 -1No caso de presenca de aguas residuais infectadasJosé Vianna
4se houver indicação de fossas sépticas
José Cavalcante
4efluente sépticoMónica Melo
5 -2águas residuais asséticas
Gabriela Frazao


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -2
águas residuais asséticas


Explanation:
Não conheço o texto, mas talvez traduzisse assim:

1. Em caso de indicação de águas residuais assépticas ou

ou

2. Se for recomendável águas residuais assépticas



Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Rafa Lombardino: aseptic (assé(p)tica/desinfectada/descontaminada) é justamente o antônimo de septic (séptica/contaminada/infectada)
9 mins
  -> claro que é o contrário - Sépticas - enganei-me!

disagree  Ana Rita Santiago: septic é séptica, contaminada por microorganismos patógenos e aseptic é que é asséptica (sem organismos patogênicos, estéril).
10 mins
  -> Sépticas - não li bem.

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
envolvido, implicado


Explanation:
indicated = envolvido, implicado (no seu contexto)

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +4
águas residuais SÉPTICAS (putrígenas, infecciosas, contaminantes)


Explanation:
Acho que ficaria assim: "Caso seja assinalada a existência/presença de águas residuais sépticas..."

Rafa Lombardino
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 357
Grading comment
Obrigada, foi uma boa ajuda.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: existência/presença: boa saída.
2 mins
  -> obrigada, Henrique

agree  Sylvio Kauffmann
48 mins
  -> obrigada

agree  Roberto Cavalcanti
4 hrs
  -> Obrigada, Rob

agree  Ana Paula Miraldo: boa opção
8 hrs
  -> Obrigada, 74

49 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Caso ocorram águas residuais sépticas


Explanation:
caso sejam identificadas....

BrazBiz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 429

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Rafa Lombardino: identificadas sim, ocorram, não...
13 mins
  -> como no texto não se menciona testes, pode muito bem ser a simples ocorrência do fato....daí o meu "ocorram"...

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
se houver indicação de fossas sépticas


Explanation:
O septic wastewater pode se referir às fossas sépticas.


    Babylon
José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
se for indicado utilizar fossa sética


Explanation:
Pode ser também:
se for indicado o uso de um tanque sético

ou

se for necessário utilizar uma fossa sética

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-19 16:47:52 (GMT)
--------------------------------------------------

outras opções:

se for indicada a contrução de uma fossa sética

se for recomendada a construção de um tanque sético

se houver necessidade de uma fossa sética

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-19 16:53:39 (GMT)
--------------------------------------------------

Acredito que as sugestões acima são as mais indicadas dada a escassez do texto. O ideal seria se houvesse mais contexto.

Charles Fontanetti
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 87

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvio Picinini: É isso aí, se for recomendado o uso de fossa sética. http://water.usgs.gov/pubs/chapter11/chapter11M.html
51 mins
  -> Thanks Silvio.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
No caso de presenca de aguas residuais infectadas


Explanation:
to show the presence of (a condition, infection, etc.). -
esta e uma definicao do Webster de INDICATE que parece APLICAR-SE A SEU CASO
Quase sempre ajuda o contexto completo
Rgds
Joe Vianna

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-20 04:08:42 (GMT)
--------------------------------------------------

Retifico conforme a sugestao de um colega, leia-se aguas residuais CONTAMINADAS, embora na linguagem comum infectada seja usada (erradamente) em substituicao a infecciosa, ou SEPTICA.
RGDS
Joe Vianna



José Vianna
PRO pts in pair: 95

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Gabriela Frazao: as águas não são sujeitas a infecções, mas sim a contaminações
1 hr

19 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
efluente séptico


Explanation:
ou água de esgotos/tanques sépticos


Como trabalha um sistema séptico? ... para proprietários que não têm acesso
ao sistema de esgoto ... série de trincheiras com orifícios que levam a água ...
limpafossas.home.sapo.pt/por001.htm - 11k

Mónica Melo
PRO pts in pair: 35