KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

upstream and downstream level

Portuguese translation: níveis a montante e a juzante


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:downstream/upstream level
Portuguese translation:níveis a montante e a juzante
Entered by: José Cavalcante

20:16 Aug 20, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Turbinas
English term or phrase: upstream and downstream level
Trata-se do fluxo dentro de uma turbina. Traduzi como níveis do fluxo normal e do fluxo reverso.
Alguém tem uma sugestão melhor?
José Cavalcante
Brazil
nível a montante / nível a jusante
Explanation:
espero que este sirva!

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-20 20:57:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Aproveitamento Hidroelétrico de Acumulação por Bombagem; Instalação para Bombagem e Turbinagem - Central hidroelétrica que possui duas represas, «««uma a montante e outra a juzante»»», bem como as respectivas instalações de bombagem e de turbinagem, que permitem devolver à represa de montante a água armazenada na represa de juzante, após a sua utilização na produção de energia.


José, veja este website, que contém bastante terminologia referente a este tema.

http://www.mme.gov.br/sen/energia/hidr.htm
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
E mais uma vez, dancemos a sevillana. Obrigado Malu e atodos que colaboraram.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3nível a montante / nível a jusante
Maria Luisa Duarte
4fluxo do nível a montante para o nível a jusante
Silvio Picinini


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
nível a montante / nível a jusante


Explanation:
espero que este sirva!

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-20 20:57:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Aproveitamento Hidroelétrico de Acumulação por Bombagem; Instalação para Bombagem e Turbinagem - Central hidroelétrica que possui duas represas, «««uma a montante e outra a juzante»»», bem como as respectivas instalações de bombagem e de turbinagem, que permitem devolver à represa de montante a água armazenada na represa de juzante, após a sua utilização na produção de energia.


José, veja este website, que contém bastante terminologia referente a este tema.

http://www.mme.gov.br/sen/energia/hidr.htm

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
E mais uma vez, dancemos a sevillana. Obrigado Malu e atodos que colaboraram.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxamg: é isso aí montante e jusante. Se não fosse água, seria ascendente e descendente
6 mins

agree  BrazBiz: se é água, a bailarina tem razão!
14 mins

agree  Clauwolf: ok
37 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fluxo do nível a montante para o nível a jusante


Explanation:
Só para tentar entender melhor sua pergunta, o fluxo normal é o que vai do nível que está a montante para o nível que está a jusante, e o reverso, bom, a água não volta pra represa. Só se for algum fluxo reverso interno an turbina, mas aí não tem mais a ver com montante e jusante.

Ajudou ou piorou?

Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393