KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

marginal land

Portuguese translation: solo marginal / terra marginal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:marginal land
Portuguese translation: solo marginal / terra marginal
Entered by: Maria Luisa Duarte

22:49 Aug 23, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: marginal land
Tipo de estratégia para plantio.
Dropshot
Brazil
solo marginal / terra marginal
Explanation:
+
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4solo marginal / terra marginal
Maria Luisa Duarte
5 +1Bordadura
Henrique Serra
5Terra de cultivo difícil - não lucrativo
BrazBiz
5terra de baixa produtividadeRicardo Almeida
4terra de qualidade marginalAntónio Ribeiro
2terrenos marginaishmercer


  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
solo marginal / terra marginal


Explanation:
+

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Paula Miraldo: é o que consta no Eurodicautom
1 hr
  -> Thanks! não só mas também!

agree  Eliane Rio Branco
1 hr
  -> thanks!

agree  Emilia Carneiro
3 hrs
  -> thanks!

agree  Sylvio Kauffmann
1 day14 hrs
  -> thank you !

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Bordadura


Explanation:
O termo utilizado deve ser este. Refere-se a campos de produção de sementes ou a campos experimentais, onde o "filet mignon" do produção não pode ser contaminado por agentes externos: poeira da estrada, mato e pragas que vêm de refúgios externos.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 23:34:10 (GMT)
--------------------------------------------------

typo: da produção


    Dezesseis anos de Agronomia
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
28 mins
  -> thks

neutral  BrazBiz: desta vez, está mais para economês do que para agronomês...
1 hr
  -> e o tradutorês (dialeto ProZ-KudoZiano)?

agree  Clauwolf
1 hr
  -> thks

disagree  Steve Smith: "Marginal" refere `a produtividade (normalmente) ou `a localizacao "a margem" de algo.Pelo menos no US, nunca ouvi este termo (e trabalhei por 9 anos num centro de pesquisa sobre terras) para referir a campos experimentais e nada no fraco contexto indica.
16 hrs
  -> I see your point. Thanks, Steve.

neutral  hmercer: contaminação principalmente por pólem ou mesmo sementes de outros varietais da mesma espécie
21 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
terra de qualidade marginal


Explanation:
Penso que se está a referir à qualidade da terra. Se assim for, terá que incluir a palavra qualidade.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
Terra de cultivo difícil - não lucrativo


Explanation:
Definição da terra marginal, não de um tipo de plantio.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-24 00:54:50 (GMT)
--------------------------------------------------


Definição de Marginal Land, segundo a Henry George Foundation:


Land that can produce a return just sufficient to pay the prevailing rate of wages for the labour applied, and the prevailing rate of interest on capital, but will leave no surplus, is known as Marginal Land. Such land has no rental value, because there is nothing to be gained by owning it for current use, since its produce must all go to reward labour and capital. To demand rent for such land would be to demand that labour and capital take less than they could obtain elsewhere.

O artigo completo está em:

http://www.henrygeorgefoundation.org/course/unit3/part3.html

BrazBiz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 429

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Henrique Serra: tá vendo? contexto faz uma falta danada! Por isso a gente sai falando tradutorês por aí.
31 mins
  -> Dropshot que o diga!!!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
terra de baixa produtividade


Explanation:
.

Ricardo Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59

22 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
terrenos marginais


Explanation:
faltou contexto, Dropshot, donde respostas tão díspares dos colegas. A minha é uma opção neutra de baixo risco, mas meu palpite é que se trate mesmo da "bordadura" acima..
(não estranhe meu baixo grau de confiança: estamos todos no escuro)

hmercer
Brazil
PRO pts in pair: 172