KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

real sewages

Portuguese translation: ...sistemas de esgotos verdadeiros...


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:real sewages
Portuguese translation:...sistemas de esgotos verdadeiros...
Entered by: Brasil Fernandes

14:02 Oct 16, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Lamas Activadas
English term or phrase: real sewages
"The British Water Research Centre conducted a series of experiments in the 1960s with real sewages designed to show a positive effect of substrate gradient on suppressing the growth of filamentous microorganisms in activated sludges." A minha dúvida reside em saber se este termo se refere aos esgotos ou às águas dos esgotos, encontrei as duas definições mas só posso decidir por uma, dêem -me a vossa opinião de pessoas com ais experiência nesta área.
anacorreia
...sistemas de esgotos verdadeiros...
Explanation:
Como se trata de experimentos, creio que a expressão "sistemas de esgotos verdadeiros" foi usada em contraposição a sistemas de esgotos simulados em experiências.

Na minha opinião, é isso. Agora depende da tradutora escolher o que lhe parecer mais adequado ao contexto.

Boa sorte.

Selected response from:

Brasil Fernandes
Brazil
Grading comment
Muito obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2esgoto in natura,
Clauwolf
4 +2esgoto verdadeiro
Roberto Cavalcanti
4 +1Esgotos reais
Silvio Picinini
5...sistemas de esgotos verdadeiros...
Brasil Fernandes
4Águas residuais
Mário Seita


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
esgoto in natura,


Explanation:
sem nenhum tratamento

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  FL?zaro: Concordo. Termo muito usado em navegação. "Puro" esgoto!
4 hrs
  -> obrigado

agree  airmailrpl: in English it is raw sewage
10 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
esgoto verdadeiro


Explanation:
creio que as águas de esgoto são waste water

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-16 14:47:01 (GMT)
--------------------------------------------------

para mim está claro que não se referem aos canos dos esgotos.
esgotos são uma mistura de água com dejetos, esta água eu creio que é chamada de waste water ou água residual

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Emilia Carneiro
1 hr
  -> Grato

agree  hmercer: talvez o trecho que antecede refira-se a testes amostrais e "real" pretenda se contrapor ao "amostral" (?)
1 hr
  -> Grato

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Águas residuais


Explanation:
Creio que se refere aos esgotos em si e não aos canos.

Mário Seita
Ireland
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 218

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Esgotos reais


Explanation:
em oposição a esgotos criados em laboratório (???). Esgotos reais aqui espero que não seja o produzido pela rainha da Inglaterra, que não deixa de ser um esgoto real.:)

Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  hmercer: talvez seja isso mesmo!: veja meu "agree" com Robcav acima
1 hr

neutral  airmailrpl: produzido pela rainha da Inglaterra
10 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
...sistemas de esgotos verdadeiros...


Explanation:
Como se trata de experimentos, creio que a expressão "sistemas de esgotos verdadeiros" foi usada em contraposição a sistemas de esgotos simulados em experiências.

Na minha opinião, é isso. Agora depende da tradutora escolher o que lhe parecer mais adequado ao contexto.

Boa sorte.



Brasil Fernandes
Brazil
PRO pts in pair: 107
Grading comment
Muito obrigada.