KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

captive screw

Portuguese translation: parafuso cativo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:captive screw
Portuguese translation:parafuso cativo
Entered by: airmailrpl

18:43 Dec 28, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / remote controle
English term or phrase: captive screw
Release the captive screw and carefully withdraw the relay from the relay interface board...

é parafuso prisioneiro??
airmailrpl
Brazil
parafuso cativo
Explanation:
É isso.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-28 18:51:11 (GMT)
--------------------------------------------------

Referências:

Para remover o suporte opcional dos chassis de fator de forma pequeno ou de perfil baixo, execute as seguintes etapas:
- Vire o computador de forma que o pedestal fique voltado para cima.
- Solte o parafuso cativo e suspenda o pedestal (veja a Figura 1).
- Coloque o computador em uma posição horizontal.


Acesso ao primeiro e Segundo bloco (Nota: tampa continua no
lugar):
- Solte segundo e terceiro blocos desaparafusando o parafuso
cativo de montagem E3, Fig. 5

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-28 19:16:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Referências:

Para remover o suporte opcional dos chassis de fator de forma pequeno ou de perfil baixo, execute as seguintes etapas:
- Vire o computador de forma que o pedestal fique voltado para cima.
- Solte o parafuso cativo e suspenda o pedestal (veja a Figura 1).
- Coloque o computador em uma posição horizontal.


Acesso ao primeiro e Segundo bloco (Nota: tampa continua no
lugar):
- Solte segundo e terceiro blocos desaparafusando o parafuso
cativo de montagem E3, Fig. 5
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
in my research 'cap screw' and 'prisioneiro' came out to be soemthing else
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1parafuso prisioneiro (ou, simplesmente, prisioneiro)rhandler
5 +1parafuso cativo
José Antonio Azevedo
5 +1parafuso de cabeça (quadrada ou sextavada)xxxForna
5parafuso de fixaçãoRicardo Souza
4parafuso captivoMafalda d'Orey de Faria


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
parafuso cativo


Explanation:
É isso.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-28 18:51:11 (GMT)
--------------------------------------------------

Referências:

Para remover o suporte opcional dos chassis de fator de forma pequeno ou de perfil baixo, execute as seguintes etapas:
- Vire o computador de forma que o pedestal fique voltado para cima.
- Solte o parafuso cativo e suspenda o pedestal (veja a Figura 1).
- Coloque o computador em uma posição horizontal.


Acesso ao primeiro e Segundo bloco (Nota: tampa continua no
lugar):
- Solte segundo e terceiro blocos desaparafusando o parafuso
cativo de montagem E3, Fig. 5

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-28 19:16:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Referências:

Para remover o suporte opcional dos chassis de fator de forma pequeno ou de perfil baixo, execute as seguintes etapas:
- Vire o computador de forma que o pedestal fique voltado para cima.
- Solte o parafuso cativo e suspenda o pedestal (veja a Figura 1).
- Coloque o computador em uma posição horizontal.


Acesso ao primeiro e Segundo bloco (Nota: tampa continua no
lugar):
- Solte segundo e terceiro blocos desaparafusando o parafuso
cativo de montagem E3, Fig. 5

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
in my research 'cap screw' and 'prisioneiro' came out to be soemthing else

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  xxxForna: Desculpe José mas a Internet jamais deveria servir como avalista de terminologia técnica pois, de um modo geral, seus textos foram traduzidos por 'trashlators".
1 hr
  -> Concordo totalmente com você, Forna, mas o primeiro texto é da página da Dell Computers, e o segundo, da Rockwell Automation. Foi por isso que eu confiei neles, mas nunca se sabe...

agree  Clauwolf: é isso mesmo José, basta entrar no tio google com "captive screw", lá estão vários
5 hrs
  -> Obrigado, Cláudio.

neutral  Roberto Cavalcanti: Zé eu sempre vi o pessoal usar prisioneiro
1 day22 hrs
  -> OK, Rob.

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parafuso captivo


Explanation:
No dicionário técnico da Verbo aparece:
captive nut - porca cativa;

Poderá ser o mesmo?

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 468

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
parafuso de cabeça (quadrada ou sextavada)


Explanation:
Mais conhecido como "capscrew"

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-28 20:11:40 (GMT)
--------------------------------------------------

Também conhecido como \"prisioneiro/parafuso de arremate\"

xxxForna
PRO pts in pair: 499

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Cristina Felix de Sousa
8 mins
  -> Obrigado Teresa

18 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
parafuso prisioneiro (ou, simplesmente, prisioneiro)


Explanation:
Enquanto o Google traz apenas 3 ocorrências para "parafuso cativo", você encontrará 296 para "parafuso prisioneiro", se mandar excluir as palavras "jogo" e "poker" (deve haver um tipo de jogo de poker com esse nome, que desconheço, mas são 364 ocorrências, se não fizer a exclusão).

Alguns bons exemplos e referências, a começar pela Bosch:

Mundo Bosch => Bricolagem => Reportagens
... O parafuso de compressão é usado para imobilizar uma peça. O parafuso prisioneiro
não possui cabeça e apresenta duas roscas, uma em cada extremidade. ...
www.bosch.com.br/mundobosch/br/bricolagem/ reportagens/report.asp?cdg=949 - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes

Spare Tyre Lock Instructions
... A posição escolhida deve ser uma cinta de aço forte (geralmente um membro
transversal) diretamente acima dos furos do parafuso prisioneiro da borda. ...
www.griptech.co.za/Portugues/Roda-inst.htm - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF]Parafusos II
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... extremidade livre do prisioneiro. O parafuso prisioneiro permanece
no lugar quando as peças são desmontadas. Page 4. 7 AULA Vimos ...
www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/tem_outros/cursprofissiona... tc2000/elementos/07elem.pdf - Páginas Semelhantes


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: eu também traduziria assim
1 day4 hrs
  -> Obrigado, Robcav

1 day6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
parafuso de fixação


Explanation:
É muito pessoal, mas sempre preferi traduzir "capscrew" assim, já que o termo em inglês tem a ver com sua função, e não seu formato. Ou seja, todo "capscrew" é de fixação. Só rejeito o termo "prisioneiro" já que este é um tipo de parafuso muito específico e hoje em dia vejo "stud" como seu correspondente mais usual.

Ricardo Souza
Brazil
PRO pts in pair: 47

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Clauwolf: tem razão, também uso esta tradução para "capscrew", mas a pergunta é "captive screw" (são especiais, há fotos na internet em "captive screw")
15 hrs
  -> Valeu a observação, amigo. Mas como disse acima, cap screw e captive screw são a mesma coisa, e nada impede que certos capscrews sejam especiais. Se erro,por favor, me socorra.