KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

trolleys ...

Portuguese translation: vagoneta e empilhador (Pt-pt) manual


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Trolley and hand pump truck
Portuguese translation:vagoneta e empilhador (Pt-pt) manual
Entered by: Gabriela Frazao

22:01 Jan 5, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: trolleys ...
Contexto: Manual de Segurança de 1 fábrica de prod. alimentares.Trata-se de uma pergunta incluída num questionário

Você tem de:

Push or pull trolleys, use hand pump trucks?

Não consigo perceber a diferença entre "trolleys" e "hand pump trucks".

Alguma ajuda?
Gabriela Frazao
Portugal
trolley=vagoneta; pumptruck=empilhadeira
Explanation:
Ver foto de pumptruck em:
www.mrforklift.co.uk/pumptruck.htm
Selected response from:

Yedo Figueiredo
Grading comment
Muito obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6trolley=vagoneta; pumptruck=empilhadeiraYedo Figueiredo
5 +2vagonetas e carro-bomba manual
João Carlos Pijnappel
5 +1carros/ carrinhos / vagonetas / pequeno carro / carro transportador
Maria Luisa Duarte
5 +1depends on what variation of English the original text was..
airmailrpl
5rebocar carros...
Jorge Freire
4 -1guindastes de pórtico/empilhadeiras manuais
Tomás Rosa Bueno


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
carros/ carrinhos / vagonetas / pequeno carro / carro transportador


Explanation:
+



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  MSorano
12 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
rebocar carros...


Explanation:
No caso de pull trolleys á "rebocar carros" ou "fazer reboques".
Não consigo neste momento, por falta de tempo saber o que é "hand pump trucks"

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
trolley=vagoneta; pumptruck=empilhadeira


Explanation:
Ver foto de pumptruck em:
www.mrforklift.co.uk/pumptruck.htm

Yedo Figueiredo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 46
Grading comment
Muito obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mafalda d'Orey de Faria: Seguindo o contexto, parece-me mais provavel que o funcionário tenha de utilizar 'vagonetes' e/ou empilhadoras manuais como as apresentadas no site referido pelo Yedo.
1 hr

agree  rhandler: Visitei o site de Mr. Forklift, e é isso mesmo: empilhadeira manual.
2 hrs

agree  Jorge Freire: Parece realmente que neste caso é empilhadeira manual
6 hrs

agree  Clauwolf
13 hrs

agree  Anamar
18 hrs

agree  Roberto Cavalcanti: carrinhos e empilhadeiras
20 hrs

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
vagonetas e carro-bomba manual


Explanation:
a diferença é que trolley é uma vagoneta, e hand pump truck é um carro com bomba manual (como o dos bombeiros, para apagar incêndios), ambos parte do equipamento de segurança da fábrica.

Veja só em http://www.candorny.com/candor/centennial.html:
There was even a bake sale with a variety of goodies to be had. Sunday brought the fire company out for a demonstration of their equipment, including their 1862 hand-pump truck.

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  swisstell
30 mins

agree  Teresa Cristina Felix de Sousa
55 mins

neutral  rhandler: Visite o site indicado pelo Yedo, acima. É uma empilhadeira manual.
1 hr
  -> Estamos falando de coisas diferentes, rhandler. Pode até existir uma empilhadeira manual que se chame assim também, mas no caso se trata de um equipamento de segurança, uma bomba de água manual para o combate ao fogo, homônima.

neutral  Tomás Rosa Bueno: Quem disse que o texto fala de "equipamentos de segurança"? Se o manual de segurança recomenda ter cuidado com os dedos na prensa, a prensa é um equipamento de segurança só porque aparece em um manual idem?
15 hrs
  -> Quem disse foi a Gabriela Frazão, que fez a pergunta. Se ela fez questão de mencionar que se trata de um manual de segurança, é porque queria explicitar que esse era o contexto, do contrário omitiria isso para evitar mal-entendidos.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
depends on what variation of English the original text was..


Explanation:
run a google serach on 'uk' sites on 'trolley' and 'hand pump trucks' - it is obvious that a 'trolley' is one of the sugestions given by Maria Luisa:

carros/ carrinhos / vagonetas / pequeno carro / carro transportador

- with shopping cart being the most prevalent equivalent of a trolley in UK usage on google.

the only google result for 'hand pump trucks' in UK sites is the one Yedo came up with

Photo of a pumptruck:
www.mrforklift.co.uk/pumptruck.htm

so in UK usage a pump truck would be an
'empilhadeira manual'

If the original comes from USA English then a 'trolley would be 'um carro' that runs on tracks (trilhos) and a hand pump truck would be something on wheels with a manually operated pump for putting out fires or even for lubricating equipment


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tomás Rosa Bueno: In this context, a trolley could be a gantry crane, that runs on tracks.
35 mins
  -> obrigado

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
guindastes de pórtico/empilhadeiras manuais


Explanation:
Os guidastes de pórticos são aqueles que se vêem na Lisnave em Almada, parecidos a um pórtico que roda sobre trilhos, com grande mobilidade e poder de levantamento. Há-os também em versões menores que podem ser empurradas por uma pessoa.

As empilhadeiras manuais são, bem, como dizer, empilhadeiras manuais.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-06 08:22:42 (GMT)
--------------------------------------------------

Imagem de um push trolley:

www.bge.com.au/lifters/ cranes/xfc6.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-06 08:24:04 (GMT)
--------------------------------------------------

O URL correto é:

www.bge.com.au/lifters/cranes/xfc6.htm

Sem espaço antes de \"cranes\".


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-06 14:50:25 (GMT)
--------------------------------------------------

E, se o texto fala em \"pull or push trolleys\" e os push trolleys são guindastes de pórtico e o outro equipamento mencionado é uma empilhadeira manual, parece lógico supor que a pergunta agrupe dois equipamentos do mesmo tipo, não?

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  João Carlos Pijnappel: só não sei como um guindaste de pórtico e uma empilhadeira manual podem constituir um EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA
6 hrs
  -> Antes de parar definitivamente de responder aos disagrees da patotinha, vou explicar mais esta: o manual de segurança da PERGUNTA se a pessoa manipula esses equipamentos, o que pode ter conseqüências para a segurança. Entendeu, agora?

neutral  airmailrpl: ninguem falou que são equipamentos de segurança..um manual de segurança não fala so de equipamentos de segurança, explique como usar equipamentos com segurança
6 hrs
  -> Exatamente o que eu disse, só que mais bem dito. :-)