KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

offset operator

Portuguese translation: operadores adjacentes (vizinhos/próximos)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:offset operators
Portuguese translation:operadores adjacentes (vizinhos/próximos)
Entered by: Serca

00:46 Mar 25, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: offset operator
Olá amigos,

Estou traduzindo um material sobre derramamento de óleo em plataformas marítimas de exploração de petróleo e gostaria de saber o que seriam os "offset operators" no contexto abaixo:

Consider safety of personnel at site, spill responders and surrounding population.


1. Establish Safety Zone as necessary.

2. Evaluate and monitor the following:

 a Oxygen levels
 b Explosive character
 c Toxicity of the air on scene
 d Splash and ingestion hazards

3 Determine if offset operators or public could be affected by the spill.

Muito obrigado
Serca
Canada
operadores adjacentes
Explanation:
Na indústria do petróleo a palvra "offset" quer geralmente dizer "adjacente"

offset well = poço adjacente

Outros termos semelhantes (mas menos usados)são: próximo, contíguo, vizinho

Referência: quase 30 anos de experiência no ramo.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Muitíssimo obrigado a todos que colaboram enviando sugestões e em especial ao amigo Antônio que acertou na mosca.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6operadores adjacentesAntónio Ribeiro
4funcionários que se encarregam da contenção de vazamentos petrolíferos
Lúcia Lopes
2Por favor, veja abaixo
Tania Marques-Cardoso
1 -1operadores de tubulação??
marinagil


Discussion entries: 2





  

Answers


42 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5 peer agreement (net): -1
operadores de tubulação??


Explanation:

offset: tubulação industrial (já vi antes o termo c/ aplicação semelhante. Vou checar)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 03:17:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Notas complementares:

1. Subject Field(s) - Pipes and Fittings

offset
offset pipe


2. Subject Field(s) - Taps and Plumbing Accessories

offset
offset fitting
DEF – A combination of elbows or bends which brings one section of a line of pipe out of line with, but into a line parallel with, another section.
DEF – A pipe fitting in the approximate form of a reverse curve, made to accomplish the same purpose.

Sourse: Glossary : water and wastewater control engineering.
Wash. DC: American Public Health Assoc., c. 1981

Source: Manual of instructions for the plumbing trade.
Chilliwack, BC: Canadian Forces School of Military Engineering

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 05:04:32 (GMT)
--------------------------------------------------

Palpite certeiro de willmatter: OFFSITE operators
> operadores externos / periféricos
(fora da área de produção)


Ver www.zworld.com/press/SuccessStories/





marinagil
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in pair: 129

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Will Matter: they need a term for "offsite operator" i will bet...
15 mins
  -> you got it : OFFSITE is the real McCoy

disagree  António Ribeiro: offset: tubulação industrial ????? Plumbing?????
2 hrs
  -> eu tb discordo, apesar da bibliografia

1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
Por favor, veja abaixo


Explanation:
Bem, Serca, eu definitivamente não consegui encontrar a resposta para a sua questão, mas acredito ter reunido algumas boas pistas.

Para começar, a expressão "offset operator" existe e é usada em Web sites relativos a petróleo.

Uma das definições de "offset" do Oxford English Dictionary é forma elíptica de "offset well:

offset well (see quot. 1971); also ellipt.

A citação é a seguinte:

1971 Williams & Meyers Oil & Gas Terms (ed. 3) 294 Offset well, a well drilled on one tract of land to prevent the drainage of oil or gas to an adjoining tract of land, on which a well is being drilled or is already in production.

Também encontrei um site com um glossário que talvez possa ser útil para você. O endereço é http://www.gasbrasil.com.br/tecnicas/glossario/p.asp

Boa sorte!



Tania Marques-Cardoso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 681

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
funcionários que se encarregam da contenção de vazamentos petrolíferos


Explanation:
OFFSET - Printing. a. An unintentional or faulty transfer of wet ink from a printed sheet to another surface in contact with it. Also called setoff. 1. To counterbalance, counteract, or compensate for: fringe benefits designed to offset low salaries.[American Heritage Dictionary]

spill1 (sp¹l) v. spilled or spilt (sp¹lt), spill·ing, spills. --tr. 1. To cause or allow (a substance) to run or fall out of a container. [Am.Her.Dict.]

A frase toda ficaria: Determine if offset operators or public could be affected by the spill.

Determinar se os operadores que se ocupam de conter o vazamento ou o público poderiam ser afetados pelo derramamento.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 02:49:16 (GMT)
--------------------------------------------------

Salve! No caso das impressões, um \"offset\" significa uma transferência acidental de tinta líquida de uma folha impressa para outra superfície em contato com ela. Creio que por analogia, o operador que faz a transferência do petróleo - de um recipiente para outro - está sujeito a causar uma \"transferência involuntária\" para \"outra superfície\" - qual seja mar ou terra. Creio ser sobre a segurança desse funcionário que estão discutindo. O público em referência poderiam ser as pessoas (curiosos) que se encontrassem no local assistindo a operação, ou os que se encontrassem nas cercanias.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 16:49:30 (GMT)
--------------------------------------------------

Na verdade, seriam os operários que se encarregam de transferir o petróleo de um \'container\' para outro - foi isso que eu quis dizer.... sorry! (não são usadas tubulações para se fazer isto?)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 17:55:00 (GMT)
--------------------------------------------------

[As páginas que se seguem contêm uma lista de termos relacionados a energia e definições enfatizando a indústria carvoeira; geração de energia elétrica, transmissão, distribuição e eficiência de uso-final; e o meio-ambiente].

OFFSET -- A method used in the 1990 Clean Air Act to give companies which own or operate large (major) sources in nonattainment areas flexibility in meeting overall pollution reduction requirements when changing production processes. If the owner or operator of the source wishes to increase release of a criteria air pollutant, an offset (reduction of a somewhat greater amount of the same pollutant) must be obtained either at the same plant or by purchasing offsets from another company.

http://www.onelook.com/?loc=pub&w=offset

(TRADUZINDO):

OFFSET - Um método utilizado no ATO AR LIMPO de 1990 para conceder a companhias que possuem ou operam grandes fontes (de carvão) em áreas (ainda não atingidas pelo projeto AR LIMPO) flexibilidade para alcançar requisitos gerais para redução de poluição via modificação de processos produtivos. Se o proprietário ou operador da fonte deseja aumentar a liberação de um determinado poluente aéreo, um OFFSET (redução de uma quantidade um tanto maior do mesmo poluente) precisa ser obtido, quer na mesma fábrica ou via aquisição de OFFSETS de outra companhia.

http://www.lanl.gov/projects/cctc/resources/library/glossary...

**************

IRRIGAÇÃO:
OFFSET—(Irrigation) The difference between the controlled variable and the referenced input, for example, in a canal system, the difference between the actual water level in the canal and the water level at design flow.
NA IRRIGAÇÃO (OFFSET) A diferença entre a variável controlada e o INPUT - quantidade de entrada - em referência, por exemplo, num sistema de canal, a diferença entre o real nível da água no canal e o nível de água num fluxo projetado.


Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
operadores adjacentes


Explanation:
Na indústria do petróleo a palvra "offset" quer geralmente dizer "adjacente"

offset well = poço adjacente

Outros termos semelhantes (mas menos usados)são: próximo, contíguo, vizinho

Referência: quase 30 anos de experiência no ramo.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
Muitíssimo obrigado a todos que colaboram enviando sugestões e em especial ao amigo Antônio que acertou na mosca.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: quem sabe sabe
8 hrs

agree  José Casquilho
10 hrs

agree  BrazBiz: Certo, operadores em áreas vizinhas, adjacentes ao acidente.
11 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
12 hrs

neutral  Lúcia Lopes: por que não se pode usar "tubulações" num contexto de offset, Antonio? Não usam tubulações pra transferir o petróleo?
12 hrs
  -> "3 Determine if offset operators or public could be affected by the spill" Este é o contexto e, "tubulações" não faz sentido.

agree  xxxSilLiz: faz sentido
13 hrs

agree  Paula Delgado
8 days