KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

flare gas

Portuguese translation: gás para combustão


13:34 Mar 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: flare gas
Será que alguém me pode ajudar a descobrir que tipo de gás é este?
Só encontro a definição:
FLARE GAS -- Unwanted natural gas that is disposed of by burning as it is released from an oil field.
Mas o termo específico não sei.
Andreia Silva
Portugal
Portuguese translation:gás para combustão
Explanation:
é o gás que fica queimando, por isso flare
Selected response from:

Paulo Wengorski
Grading comment
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Gás da tocha
Gabriela Frazao
5 +1gás do queimador
Clauwolf
5 +1gás para combustão
José Antonio Azevedo
5 +1gás para combustãoPaulo Wengorski
4 +1Queima de gás associadoAntónio Ribeiro
5gás de flare
Roberto Cavalcanti


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
gás do queimador


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-27 13:43:16 (GMT)
--------------------------------------------------

Gás do queimador, onde se processa a combustão dos hidrocarbonetos descartados de uma refinaria ou de um poço em produção. (Dicionário da terminologia do petróleo - Artur Ferraz)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  BrazBiz: é isso mesmo
15 mins
  -> obrigado

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
gás para combustão


Explanation:
é o gás que fica queimando, por isso flare

Paulo Wengorski
PRO pts in pair: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vera Rocha
13 hrs

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
gás para combustão


Explanation:
Fonte:
A Dictionary of Petroleum Terms
English - Portuguese
Marcia Buckley


--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-27 13:44:57 (GMT)
--------------------------------------------------

É o gás que encontra-se nos poços de petróleo, e que devido à impossibilidade econômica de seu aproveitamento (distância da costa, etc.) é queimado. Toda plataforma de produção de petróleo tem 2 queimadores de gás, um de cada lado, e normalmente eles funcionam 24 horas por dia. Conheço bem o assunto, pois trabalhei durante 7 anos em plataformas de petróleo e navios de prospecção e produção.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxSilLiz
40 mins
  -> Obrigado, SilLiz.

58 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Gás da tocha


Explanation:
é como tenho no meu glossário de petróleos
PT

Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes: Trabalhei em refinarias de petróleo 11 anos; confirmo ser gás de tocha.
21 hrs

agree  Mayura Silveira: verifiquei no Babylon,é isso mesmo!
1 day9 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
gás de flare


Explanation:
Flare é a chama que fica acesa em torres de refinaria, poços, etc. para queimar os gases que não podem ser aproveitados.
No Brasil flare não é traduzido NESTE contexto, não sei como seria em Portugal

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-27 15:56:20 (GMT)
--------------------------------------------------

Isto porque, enquanto os reservatórios de GN não associado podem ser mantidos fechados à espera de oportunidade técnico-econômica para seu aproveitamento, o mesmo não ocorre com os reservatórios de gás associado, já que estão vinculados à produção de óleo. Se o escoamento do gás associado for inviável técnica e economicamente, como por exemplo quando as áreas de exploração petróleo/gás estão afastadas dos centros de consumo, ou se o mercado for insuficiente para consumir o gás produzido, ocorre sua queima no flare das plataformas (gás não aproveitado).
http://www.bndes.gov.br/conhecimento/infra/g7109.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-27 17:04:31 (GMT)
--------------------------------------------------

gás não aproveitado

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Queima de gás associado


Explanation:
Qual e o contexto em que aparece "flare gas"?

Ver:

http://www.gasnet.com.br/artigos/artigos_view2.asp?cod=126&i...




António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ramoshelena: thanks a lot for your help
2020 days