KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

collapsing screw

Portuguese translation: parafusos de compactação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:collapsing screw
Portuguese translation:parafusos de compactação
Entered by: Lúcia Lopes

12:15 May 16, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / disc coupling
English term or phrase: collapsing screw
Install the yellow collapsing screws in the clearance holes
in the sleeve or spacer disc flange and tighten them equally to collapse the disc pack. The collapsing screws must be tightened progressively and in small increments: DO NOT
tighten them one at a time.
Cordioli
Brazil
parafusos de compactação
Explanation:
collapse = COMPACTAR

O termo "collapsing" é usado em inglês no sentido de "compactar" ou "desmontar", por exemplo, o mecanismo automático de fechar um guarda-chuva, ali se usa o "collapsing", também quando se fecha uma cadeira dobrável, ali também se aplica o "collapsing". No caso desses parafusos, acredito que se os nomeie assim em virtude de ser através deles que se efetua a "compactação" dos discos de acoplamento.

Eu traduziria o texto assim:


"Instale os parafuros de compactação amarelos nos furos da manga ou flange espaçadora do disco, apertando-os uniformemente para ir compactando o conjunto dos discos. Os parafusos de compactação devem ser apertados progressiva e gradativamente: NÃO SE DEVE apartar totalmente um de cada vez".



col·lapse (k…-l²ps“) v. col·lapsed, col·laps·ing, col·laps·es. --intr. 1. To fall down or inward suddenly; cave in. 3. To fold compactly: chairs that collapse for storage. --tr. 1. To cause to fold, break down, or fall down or inward. --col·lapse n. 1. The act of falling down or inward, as from loss of supports. [Latin coll³bº, coll³ps-, to fall together : com-, com- + l³bº, to fall.] --col·laps”i·bil“i·ty n. --col·laps“i·ble or col·laps“a·ble adj.

Quick definitions (clearance) [...]
noun: vertical space available to allow easy passage under something


Selected response from:

Lúcia Lopes
Brazil
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1parafusos de compactação
Lúcia Lopes
3 +1parafuso de engate
Claudia da Matta
3parafuso de esmagamento ou parafuso de pressão
Tereza Amaral-Rogers


  

Answers


45 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
parafuso de esmagamento ou parafuso de pressão


Explanation:
Não consegui encontrar este termo em nenhum dos meus dicionários nem na Internet. Contudo, pelo sentido da frase, eu usaria parafuso de esmagamento ou parafuso de pressão.

Talvez seja uma ideia perguntar ao cliente se não desejaria usar uma definição diferente...

Tereza Amaral-Rogers
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 16

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
parafuso de engate


Explanation:
Com certeza deve-se consultar o cliente para saber se há um sinônimo. Não achei "collapsing screw" em lugar nenhum, portanto minha sugestão é a tradução "parafuso de engate" já que é para "disc coupling".

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes: aplica-se bem ao contexto, IMHO, I like it!
3 hrs
  -> obrigada!

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
parafusos de compactação


Explanation:
collapse = COMPACTAR

O termo "collapsing" é usado em inglês no sentido de "compactar" ou "desmontar", por exemplo, o mecanismo automático de fechar um guarda-chuva, ali se usa o "collapsing", também quando se fecha uma cadeira dobrável, ali também se aplica o "collapsing". No caso desses parafusos, acredito que se os nomeie assim em virtude de ser através deles que se efetua a "compactação" dos discos de acoplamento.

Eu traduziria o texto assim:


"Instale os parafuros de compactação amarelos nos furos da manga ou flange espaçadora do disco, apertando-os uniformemente para ir compactando o conjunto dos discos. Os parafusos de compactação devem ser apertados progressiva e gradativamente: NÃO SE DEVE apartar totalmente um de cada vez".



col·lapse (k…-l²ps“) v. col·lapsed, col·laps·ing, col·laps·es. --intr. 1. To fall down or inward suddenly; cave in. 3. To fold compactly: chairs that collapse for storage. --tr. 1. To cause to fold, break down, or fall down or inward. --col·lapse n. 1. The act of falling down or inward, as from loss of supports. [Latin coll³bº, coll³ps-, to fall together : com-, com- + l³bº, to fall.] --col·laps”i·bil“i·ty n. --col·laps“i·ble or col·laps“a·ble adj.

Quick definitions (clearance) [...]
noun: vertical space available to allow easy passage under something





    Reference: http://www.google.com.br/search?q=cache:v0xzTyMle3UC:www.bib...
Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  tavares
4 hrs
  -> Obrigada António! :-)