KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

prompted

Portuguese translation: proposto


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:prompted
Portuguese translation:proposto
Entered by: Sandra Almeida

14:48 May 19, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering / Computer Science - Data Processing
English term or phrase: prompted
Estou a traduzir um texto que indica os vários passos para criar uma lista através de um programa de informática. Quando menciona os valores, surge a indicação "Automatically given/prompted". Será que a tradução "Atribuído/proposto automaticamente" está correcta?
Obrigada desde já,
S.Almeida
Sandra Almeida
proposto automaticamente
Explanation:
concordo
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Muito obrigada a todos!
Continuação de bom trabalho...
S.Almeida
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3proposto automaticamente
Roberto Cavalcanti
4 +2avisado
Claudia da Matta
5(valores automaticamente) fornecidos (ou dados)
Lúcia Lopes
5inserido
Gino Amaral
4instado (ou incitado, estimulado, etc.)rhandler
3atribuído automaticamente/pedido
tavares
3activo, pronto, disposto, disponível
Henrique Magalhaes


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
proposto automaticamente


Explanation:
concordo

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Muito obrigada a todos!
Continuação de bom trabalho...
S.Almeida

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Almeida
7 mins
  -> Grato

agree  Vera Rocha
2 hrs
  -> Grato

agree  Lúcia Lopes: ou simplesmente 'fornecido', ou 'dado' HTH
2 hrs
  -> Grato

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
avisado


Explanation:
fornecido/avisado automaticamente

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
1 min
  -> Obrigada, Clauwolf

agree  Tania Marques-Cardoso: dado/proposto (ou sugerido). Cheers!
9 hrs
  -> Obrigada, Tânia!

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
instado (ou incitado, estimulado, etc.)


Explanation:
É a tradução literal. Acho que a expressão poderia ficar "Atribuído/instado automaticamente".

Eis o que diz o Aurélio:

instar2
[Do lat. instare.]
V. t. d.
1. Pedir, solicitar, com instância: 2
V. t. d. e i.
2. Pedir, solicitar, com instância; insistir: 2
V. t. i.
3. Pedir com insistência; solicitar reiteradamente; insistir: 2 & &
4. Pôr ou fazer instância, argumentando; questionar: 2
V. bit. i.
5. Pedir com insistência; solicitar reiteradamente; insistir: &
V. int.
6. Estar iminente, próximo a suceder, a ocorrer: 2
7. Persistir, insistir: 2
8. Ser necessário ou urgente; urgir: 2
9. Solicitar, insistir: 2

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
activo, pronto, disposto, disponível


Explanation:
Dado o contexto referido são estes os termos q. se me são sugeridos pª exprimir o termo 'prompted.'

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 175

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
(valores automaticamente) fornecidos (ou dados)


Explanation:
HTH

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-20 17:38:30 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Prompt - 3. To assist with a reminder; remind.
3. (v.) To cause to remember:
• remind • cue • bring to mind • bring to light (idiom) • feed • help • jog one\'s memory • signal

Talvez: DADOS/CARREGADOS

Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
inserido


Explanation:
Por se tratar de valores que já aparecem na tela automaticamente, acho uma opção plausível.

HTH.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
atribuído automaticamente/pedido


Explanation:
paraece-me que a barra (/), neste caso, indica duas opções: uma seria a atribuição automática; a outra, o pedido/aviso (prompt) ao utilizador para inserir um valor;


tavares
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 30