ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

W. G. (water gauge)

Portuguese translation: coluna d'água

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:W.G. / water gauge
Portuguese translation:coluna d'água
Entered by: xxxSilLiz

00:41 Jun 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: W. G. (water gauge)
Existe tradução ou é conhecido como W.G. mesmo?
xxxSilLiz
Brazil
coluna d'água
Explanation:
Pressões são, muitas vezes, medidas em "metros de coluna d'água". A pressão de 1 atmosfera equivale a aproximadamente 10 m.c.a (metros de coluna d'água (é a pressão que tal coluna d'água exerceria na base). Em inglês, fala-se em "x feet/inches water gauge", por exemplo. Veja este exemplo, que fala de 10" de coluna d'água:

[PDF]Attachment 3. Proposed Chopper/Shredder Ventilation System ...
... Each fan is capable of a flow rate of approximately 37,500 cfm at
a static pressure of 10” water gauge. Each HEPA filter has an ...
www-envirinfo.llnl.gov/Attch_3_006-7__SRU.pdf

Alguns exemplos e referências em português:

FEIRA DE CIÊNCIAS ... O Imperdível !
... o poço estando mais baixo q a torneira, o peso de coluna d'água do tubo ... experimento que consiste em retirar água do poço utilizando a pressão atmosférica ...
www.feiradeciencias.com.br/sala25/25_C01.asp

Pressurizador
... água (caixas d'água com pouca altura). - Produz uma pressão na saída
do pressurizador de até 20 mca (metros de coluna d'água). ...
www.kdt.com.br/pagina2.htm

[RTF]PROVA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
Formato do arquivo: Rich Text Format - Ver em HTML
... 2a QUESTÃO. A pressão de 1 MPa corresponde a uma altura de coluna d'água aproximadamente
igual a: (a) 0,1 m (b) 1,0 m (c) 10 m (d) 100 m. 3a QUESTÃO. ...
www.demec.ufmg.br/Graduacao/Mecflu/lista1.rtf



--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-28 12:48:35 (GMT)
--------------------------------------------------

A tradução da frase \"Operating pressure drops are normally designed in the range of 50 to 500 mm W.G.\" será:

\"As quedas de pressão (ou perdas de carga) são normalmente projetadas para a faixa de 50 a 500 mm de coluna d\'água\" (ou \"mm c.a.\")

A frase não fará sentido se W.G. for traduzido como \"manômetro hidráulico\" ou \"medidor do nível d\'água\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-28 12:48:54 (GMT)
--------------------------------------------------

A tradução da frase \"Operating pressure drops are normally designed in the range of 50 to 500 mm W.G.\" será:

\"As quedas de pressão (ou perdas de carga) operacionais são normalmente projetadas para a faixa de 50 a 500 mm de coluna d\'água\" (ou \"mm c.a.\")

A frase não fará sentido se W.G. for traduzido como \"manômetro hidráulico\" ou \"medidor do nível d\'água\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-28 12:50:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Havia esquecido a palavra \"operacionais\" ao traduzir a frase, e tentei incluí-la, razão pela qual apareceu duas vezes.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a todos. No chute eu teria colocado coluna d'água, mas o fato de usarem W.C. e W.G. me deixou insegura. Pelo que vejo, porém, é isso mesmo.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2coluna d'águarhandler
5manômetro hidráulico ou medidor de pressão hidráulicaLuiz Almeida
4medidor do nível da água
Michael Powers (PhD)
4coluna de água
Monica Alves


Discussion entries: 2





  

Answers


24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
coluna de água


Explanation:
This is not my area but...

Medição de pressão:

1 – Procurar entender o funcionamento do conjunto;

2 – Conectar o manômetro digital na extremidade direita do manômetro de coluna. Colocar água na coluna da esquerda utilizando o funil. Colocar a régua de nível na altura da água da coluna do lado direito. Medir a altura da coluna de água entre a régua e a superfície livre da coluna do lado esquerdo. Anotar os valores referentes à altura da coluna d´água e a pressão registrada no manômetro digital. Repetir o procedimento para várias alturas diferentes até que planilha seja completada, retirando a água pela parte inferior do manômetro. Coletar toda a água na garrafa.

http://www.emc.ufsc.br/labtermo/MF1-Exp1.html



    Reference: http://www.emc.ufsc.br/labtermo/MF1-Exp1.html
Monica Alves
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 62

42 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
medidor do nível da água


Explanation:
+

o contexto e Harper Collins

Internet

[PDF]54831 JK970/980 mutlilingual
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Page 1. JK970 series JK980 series Page 2. English 2 - 3 Nederlands
4 - 5 Français 6 - 7 Deutsch 8 - 9 Italiano 10 - 11 Português ...
www.kenwoodservice.co.uk/instructions/multi/ JK970-980-AR-CZ-D-DK-E-F-GR-H-I-N-NL-P-PL-RU-S-SF-TR-UK.pdf -

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1689

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
coluna d'água


Explanation:
Pressões são, muitas vezes, medidas em "metros de coluna d'água". A pressão de 1 atmosfera equivale a aproximadamente 10 m.c.a (metros de coluna d'água (é a pressão que tal coluna d'água exerceria na base). Em inglês, fala-se em "x feet/inches water gauge", por exemplo. Veja este exemplo, que fala de 10" de coluna d'água:

[PDF]Attachment 3. Proposed Chopper/Shredder Ventilation System ...
... Each fan is capable of a flow rate of approximately 37,500 cfm at
a static pressure of 10” water gauge. Each HEPA filter has an ...
www-envirinfo.llnl.gov/Attch_3_006-7__SRU.pdf

Alguns exemplos e referências em português:

FEIRA DE CIÊNCIAS ... O Imperdível !
... o poço estando mais baixo q a torneira, o peso de coluna d'água do tubo ... experimento que consiste em retirar água do poço utilizando a pressão atmosférica ...
www.feiradeciencias.com.br/sala25/25_C01.asp

Pressurizador
... água (caixas d'água com pouca altura). - Produz uma pressão na saída
do pressurizador de até 20 mca (metros de coluna d'água). ...
www.kdt.com.br/pagina2.htm

[RTF]PROVA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
Formato do arquivo: Rich Text Format - Ver em HTML
... 2a QUESTÃO. A pressão de 1 MPa corresponde a uma altura de coluna d'água aproximadamente
igual a: (a) 0,1 m (b) 1,0 m (c) 10 m (d) 100 m. 3a QUESTÃO. ...
www.demec.ufmg.br/Graduacao/Mecflu/lista1.rtf



--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-28 12:48:35 (GMT)
--------------------------------------------------

A tradução da frase \"Operating pressure drops are normally designed in the range of 50 to 500 mm W.G.\" será:

\"As quedas de pressão (ou perdas de carga) são normalmente projetadas para a faixa de 50 a 500 mm de coluna d\'água\" (ou \"mm c.a.\")

A frase não fará sentido se W.G. for traduzido como \"manômetro hidráulico\" ou \"medidor do nível d\'água\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-28 12:48:54 (GMT)
--------------------------------------------------

A tradução da frase \"Operating pressure drops are normally designed in the range of 50 to 500 mm W.G.\" será:

\"As quedas de pressão (ou perdas de carga) operacionais são normalmente projetadas para a faixa de 50 a 500 mm de coluna d\'água\" (ou \"mm c.a.\")

A frase não fará sentido se W.G. for traduzido como \"manômetro hidráulico\" ou \"medidor do nível d\'água\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-28 12:50:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Havia esquecido a palavra \"operacionais\" ao traduzir a frase, e tentei incluí-la, razão pela qual apareceu duas vezes.


    Reference: http://www.kdt.com.br/pagina2.htm
    Reference: http://www-envirinfo.llnl.gov/Attch_3_006-7__SRU.pdf
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigada a todos. No chute eu teria colocado coluna d'água, mas o fato de usarem W.C. e W.G. me deixou insegura. Pelo que vejo, porém, é isso mesmo.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: me parece isso mesmo
43 mins
  -> Obrigado, Rob. É isso mesmo.

agree  Eliane Rio Branco
9 hrs
  -> Obrigado, Eliane

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
manômetro hidráulico ou medidor de pressão hidráulica


Explanation:
Palavra de engenheiro

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
1 hr

disagree  rhandler: Eu também sou engenheiro. Não é "medidor hidráulico". Veja minhas referências acima.
2 hrs