KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

hot-tap

Portuguese translation: medidor de retirada sob pressão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hot-tap meter
Portuguese translation:medidor de retirada sob pressão
Entered by: Sidnei Arruda

02:49 Jun 30, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: hot-tap
hot-tap single-path meter
Sidnei Arruda
Brazil
fluxômetro de sentido unico de retirada sob pressão
Explanation:
"Hot-tap" just means that you can put the device into and take it out of the pipe without shutting off pressure or getting all wet. The pictures below show removal and replacement in a pressurized pipe. We didn't show the process for originally cutting a hole in the pipe without leaking water. This is a little more involved, and requires a special hot-tap drill machine. In many cases, the pipe is shut down for the original installation, making this step unneccesary.
http://www.seametrics.com/flow_meter/tech09.html

tap
n 1 pancadinha, batida, golpe leve. 2 pedaço de couro para remendar sapatos. 3 batoque (de pipa). 4 torneira. 5 bebida alcoólica (de certa marca ou qualidade). 6 bar. 7 ponto de tomada ou derivação elétrica. 8 Téc. macho de tarraxa. // vt+vi 1 bater de leve, dar pancadinha. 2 remendar, solar sapatos. 3 sangrar, furar, puncionar para tirar líquido (também Med.). 4 desarrolhar, destampar (pipa). 5 tirar líquido (por punção). 6 ligar, penetrar, abrir (uma estrada). 7 Eletr. derivar. 8 cortar rosca interna. he didn't do a tap of work ele nem mexeu um dedo, não fez nada. three-way tap torneira tripla. on tap 1 do barril. 2 Fig. em estoque. to tap the hand on the table bater com a mão na mesa. he tapped me for Gír. ele deu-me uma facada, pediu-me dinheiro emprestado. they tapped the telephone wire fizeram ligação clandestina no fio telefônico. tap wrench Mec. desandador para macho

me.ter
n 1 metro, medida de comprimento. 2 medida de verso, métrica. 3 ritmo. 4 objeto para medir, com o comprimento de um metro. 5 medidor de água ou líquidos. 6 Br.: relógio para medir consumo de eletricidade. 7 pessoa que mede algo. // vt medir com o metro. a gas meter medidor de gás.
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1fluxômetro de sentido unico de retirada sob pressão
airmailrpl
4 +1picagem
Kalauz
5derivação direta
Roberto Cavalcanti
4derivação quente
Clauwolf


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
picagem


Explanation:

Reference UIIG,Dic.Indústria do Gás

Kalauz
Native speaker of: Native in HungarianHungarian
PRO pts in pair: 34

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
4 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
fluxômetro de sentido unico de retirada sob pressão


Explanation:
"Hot-tap" just means that you can put the device into and take it out of the pipe without shutting off pressure or getting all wet. The pictures below show removal and replacement in a pressurized pipe. We didn't show the process for originally cutting a hole in the pipe without leaking water. This is a little more involved, and requires a special hot-tap drill machine. In many cases, the pipe is shut down for the original installation, making this step unneccesary.
http://www.seametrics.com/flow_meter/tech09.html

tap
n 1 pancadinha, batida, golpe leve. 2 pedaço de couro para remendar sapatos. 3 batoque (de pipa). 4 torneira. 5 bebida alcoólica (de certa marca ou qualidade). 6 bar. 7 ponto de tomada ou derivação elétrica. 8 Téc. macho de tarraxa. // vt+vi 1 bater de leve, dar pancadinha. 2 remendar, solar sapatos. 3 sangrar, furar, puncionar para tirar líquido (também Med.). 4 desarrolhar, destampar (pipa). 5 tirar líquido (por punção). 6 ligar, penetrar, abrir (uma estrada). 7 Eletr. derivar. 8 cortar rosca interna. he didn't do a tap of work ele nem mexeu um dedo, não fez nada. three-way tap torneira tripla. on tap 1 do barril. 2 Fig. em estoque. to tap the hand on the table bater com a mão na mesa. he tapped me for Gír. ele deu-me uma facada, pediu-me dinheiro emprestado. they tapped the telephone wire fizeram ligação clandestina no fio telefônico. tap wrench Mec. desandador para macho

me.ter
n 1 metro, medida de comprimento. 2 medida de verso, métrica. 3 ritmo. 4 objeto para medir, com o comprimento de um metro. 5 medidor de água ou líquidos. 6 Br.: relógio para medir consumo de eletricidade. 7 pessoa que mede algo. // vt medir com o metro. a gas meter medidor de gás.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752
Grading comment
Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
1 hr
  -> obrigado

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
derivação quente


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
derivação direta


Explanation:
ok

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462