KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

power stroke

Portuguese translation: tempo de explosão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:power stroke
Portuguese translation:tempo de explosão
Entered by: xxxvrede

20:16 Jul 10, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: power stroke
... at each power stroke, the crankshaft is subjected to sudden impact like torsional loading.
xxxvrede
tempo de explosão
Explanation:
É o tempo (p. ex., um dos 4) do motor que realmente faz tudo acontecer. A mistura combustível/ar explode e movimenta o girabrequim, que, por sua vez aciona todo o resto.
Selected response from:

Paulo Lopes
Grading comment
Obrigado.

Luís
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2tempo de explosão
Paulo Lopes
4 +2explosãorhandler
5curso motor
Clauwolf
4curso de explosão
Kalauz


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
tempo de explosão


Explanation:
É o tempo (p. ex., um dos 4) do motor que realmente faz tudo acontecer. A mistura combustível/ar explode e movimenta o girabrequim, que, por sua vez aciona todo o resto.


    Reference: http://www.webmecauto.com/comofunciona/cm08_motor3.asp
Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 396
Grading comment
Obrigado.

Luís

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Vaz-Carreiro: O Paulo está mais que certo :) encontrei montes de referencias.
21 mins

agree  Carlos Monteiro: também concordo !! Não conhecia e achei curiosíssimo os termos virabrequim e girabrequim para designar o que em Portugal sempre chamámos de CAMBOTA!!! Obrigado pela dica!!
1 hr

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
curso motor


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-10 20:29:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Ou ainda: \"curso útil do ciclo/curso de explosão\"
Antas - dic. técnico

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
curso de explosão


Explanation:


Gloss.Ilust.Mec.Agr.,F.Briosa


Kalauz
Native speaker of: Native in HungarianHungarian
PRO pts in pair: 34

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
explosão


Explanation:
O "power stroke" é o terceiro tempo de um motor de quatro tempos. Nele, o pistão desce em conseqüência da explosão da mistura comprimida. Eu traduziria por "explosão", e a frase ficaria:
"a cada explosão, o eixo de manivelas (ou virabrequim) é sujeito a impacto súbito, como carga de torção.

Alguns exemplos e referências:

QUEBRAS DE VIRABREQUIM
... A flexão ocorre no mesmo lugar, porém tem pouca influência na quebra deste. A principal causa da ruptura do virabrequim se deve a torção deste. ...
www.aviacaoexperimental.pro.br/ aero/tecnica/virabrequim.html

Untitled Document
... Para se evitar as vibrações de torção, o virabrequim pode ser apoiado em outros pontos intermediários, e não apenas nas extremidades; e quando o motor ...
geocities.yahoo.com.br/itaborayman/ comofun/virabrequim.htm

SINCODIVES
... ea outra presa ao estriado do braço da roda - resultando, conseqüentemente, em torção. ... qual está ligada por meio do pino de pistão, ao virabrequim e que ...
www.sincodives.com.br/servicos/ dicionario_automotivo/B.asp



    www.aviacaoexperimental.pro.br/ aero/tecnica/virabrequim.html
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes
5 hrs
  -> Obrigado, Maria

agree  Roberto Cavalcanti
2 days6 hrs
  -> Obrigado, Rob