ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

cap screw

Portuguese translation: parafuso sextavado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cap screw
Portuguese translation:parafuso sextavado
Entered by: Ryszard Matuszewski

17:17 Jan 2, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / tipo de parafuso
English term or phrase: cap screw
empilhadeiras
Ryszard Matuszewski
parafuso de cabeça
Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-02 17:26:40 (GMT)
--------------------------------------------------

As cabeças podem ser quadradas, sextavadas, abauladas.

http://www.infinityfasteners.com/cap_screw.html.


Produtos -
... disponibles. Parafuso de Cabeça Sextavada Hex Screw Sechskantschraube
Tornilho Hexagonal, DIN 931, ø M4 - M36 - L 10mm - 200mm. ANSI ...
www.asoberana.com.br/prod.htm

Portal Interlegis : Manual de Obtenção de Recursos Federais -
... pç. Parafuso de cabeça quadrada 13 x 150mm. pç. Parafuso de cabeça quadrada
13 x 250mm. pç. Parafuso de cabeça quadrada 16x 50mm RT 1 porca. pç. ...
www.interlegis.gov.br/fiscalizacao/20020318153424/ view?page=MANUAL89.HTM -

CONEM - Comissão de Normalização de Materias e Equipamentos ... - ... Anchor bolt. Parafuso de cabeça abaulada. Button-head bolt. Parafuso de cabeça
chata. Flat-head bolt. Parafuso de cabeça fendida. Slotted-head screw. ...
www.geocities.com/WallStreet/3701/glossary/gloss-p.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-02 17:32:05 (GMT)
--------------------------------------------------

parafuso de montagem

É outra alternativa dada pelo: http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-02 20:23:01 (GMT)
--------------------------------------------------

A figura apresentada no sítio que a seguir indico, mostra que um parafuso com cabeça escareada TEM CABEÇA.


MULTI-FIX - Medidas Ponta Broca -
... 10 x 1 1/2, 4,8 x 38, ZINCADO. PARAFUSO CABEÇA ESCAREADA PHILLIPS
PONTA BROCA. MEDIDA, MILIMETROS, ACABAMENTO, # 10 x 3/4, 4,8 x 19, ZINCADO, ...
www.autoperfurantes.com.br/medidas_pontabroca.htm


A nota que juntou é contraditória na medida em que diz que \"É um parafuso sem cabeça\"e mais adiante diz que as \"possibilidades que são as mais prováveis - parafuso de cabeça embutida, parafuso com cabeça escareada\" . Afinal, tem ou não tem cabeça?
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Obrigado a todos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3parafuso de cabeçaAntónio Ribeiro
5parafuso máquina / bujão de roscarhandler
4parafuso sextavado
Erika McGovern
4parafuso/parafuso com sextavado interno
Lincoln Carvalho


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
parafuso de cabeça


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-02 17:26:40 (GMT)
--------------------------------------------------

As cabeças podem ser quadradas, sextavadas, abauladas.

http://www.infinityfasteners.com/cap_screw.html.


Produtos -
... disponibles. Parafuso de Cabeça Sextavada Hex Screw Sechskantschraube
Tornilho Hexagonal, DIN 931, ø M4 - M36 - L 10mm - 200mm. ANSI ...
www.asoberana.com.br/prod.htm

Portal Interlegis : Manual de Obtenção de Recursos Federais -
... pç. Parafuso de cabeça quadrada 13 x 150mm. pç. Parafuso de cabeça quadrada
13 x 250mm. pç. Parafuso de cabeça quadrada 16x 50mm RT 1 porca. pç. ...
www.interlegis.gov.br/fiscalizacao/20020318153424/ view?page=MANUAL89.HTM -

CONEM - Comissão de Normalização de Materias e Equipamentos ... - ... Anchor bolt. Parafuso de cabeça abaulada. Button-head bolt. Parafuso de cabeça
chata. Flat-head bolt. Parafuso de cabeça fendida. Slotted-head screw. ...
www.geocities.com/WallStreet/3701/glossary/gloss-p.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-02 17:32:05 (GMT)
--------------------------------------------------

parafuso de montagem

É outra alternativa dada pelo: http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-02 20:23:01 (GMT)
--------------------------------------------------

A figura apresentada no sítio que a seguir indico, mostra que um parafuso com cabeça escareada TEM CABEÇA.


MULTI-FIX - Medidas Ponta Broca -
... 10 x 1 1/2, 4,8 x 38, ZINCADO. PARAFUSO CABEÇA ESCAREADA PHILLIPS
PONTA BROCA. MEDIDA, MILIMETROS, ACABAMENTO, # 10 x 3/4, 4,8 x 19, ZINCADO, ...
www.autoperfurantes.com.br/medidas_pontabroca.htm


A nota que juntou é contraditória na medida em que diz que \"É um parafuso sem cabeça\"e mais adiante diz que as \"possibilidades que são as mais prováveis - parafuso de cabeça embutida, parafuso com cabeça escareada\" . Afinal, tem ou não tem cabeça?

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
Obrigado a todos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
1 min

agree  Claudia da Matta
52 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 hr

agree  Tania Marques-Cardoso
2 hrs

disagree  rhandler: O sitio indicado mostra apenas parafusos cônicos auto-atarrachantes. Numa empilhadeira, não se usam tais parafusos, mais adequados a madeira, mas sim os de corpo cilíndrico (bolts)
20 hrs
  -> Nada de anormal. Estava à espera deste "disagree".

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parafuso sextavado


Explanation:
[PPT] Chapter 15: Fasteners and Power Screws
File Format: Microsoft Powerpoint 97 - View as HTML
... Tipos de Parafusos. Figure 15.8 Três tipos de parafusos. (a) Parafuso sextavado
e porca (bolt and nut); (c) Parafuso sextavado (cap screw); (c) Perno (stud). ...
www.dem.ist.utl.pt/~m_ipm/Download/05-Parafusos.ppt - Similar pages



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 53 mins (2004-01-02 20:10:50 GMT)
--------------------------------------------------

ou parafuso de cabeça sextavada

DICIONÁRIO TÉCNICO INGLÊS-PORTUGUÊS - [ Translate this page ]
... CAM - CAME CAMSHAFT - ÁRVORE DE CAMES CANOPY - TOLDO, COBERTA CANTED - INCLINICAÇÃO
CAP - TAMPÃO CAPACITY FACTOR - CAPSCREW - PARAFUSO DE CABEÇA SEXTAVADA ...
www.demec.ufmg.br/port/d_online/ diario/ema003/dictermo.htm - 43k - Cached - Similar pages



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 54 mins (2004-01-02 20:12:34 GMT)
--------------------------------------------------

Talvez, parafuso de cabeça cilíndrica

[PDF] AM 0 1 . 1 – AM 0 2 . 1
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Type Tipo Benennung Designation Designação 1.0 E Gehäuse Housing Carcaça 1.01
E Zylinderschraube Hexagon socket head cap screw Parafuso cabeça cilíndrica ...
www.auma.com/commonweb/dokumente/ersatzteillisten/ steuerungen/el_am_deenbr.pdf - Similar pages



Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 263

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parafuso/parafuso com sextavado interno


Explanation:
Traduzo cap screw para uma empresa americana simplesmente como ***parafuso***. Neste caso são parafusos de cabeça sextavada. O "cabeça sextavada" é normalmente dispensável e parafuso com cabeça me soa pouco idiomático. Pelo menos em PT BR.

Estranho chamarem um parafuso sem cabeça de "cap screw".

Mas, se o seu parafuso for realmente sem cabeça você pode traduzir como parafuso sem cabeça (porque o normal é o parafuso ter cabeça) com sextavado interno (se for seu caso).



Lincoln Carvalho
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 63

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
parafuso máquina / bujão de rosca


Explanation:
Veja como o Webster's define cap screw:

cap screw
a kind of bolt used in a tapped hole, usually without a nut, as for fastening cylinder covers, etc.

Há, aqui, dois paradoxos: primeiro, não se trata bem de "screw" (corpo cônico), mas sim de um "bolt" (corpo cilíndrico); segundo, embora seja "cap", não possui cabeça. Seria melhor denominado "machine bolt", ou seja, um parafuso de corpo cilíndrico, totalmente coberto de rosca.

Trata-se, portanto de parafuso que se rosqueia diretamente no orifício onde penetra, geralmente sem porca, como os usados para prender tampas de cilindros.

Podem ou não ter cabeça (no seu caso, não têm), e seu acionamento pode ser feito por meio de fenda simples, fenda Philips, encaixe Allen, etc. Quando possuem cabeça, esta pode ser quadrada, sextavada, etc. O nome "cap screw" não implica nenhuma especificação quanto a isto.

Um caso particular de parafuso máquina é o "bujão de rosca", ou "obturador roscado" (screw-plug), cujo comprimento é relativamente curto, poucas vezes o seu diâmetro.

Alguns nomes de parafusos, em português (do Brasil), com as respectivas fotografias, podem ser vistos no sítio da primeira referência:

Casa Parafuso
... Parafuso para caixa de luz (cabeça chata/oval), Parafuso máquina
(cabeça redonda/chata/oval). Parafuso máquina métrico fenda ...
www.casaparafuso.com.br/prod_parafusos.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-03 13:56:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Os paradoxos a que me refiro, acima, dizem respeito ao próprio nome CAP SCREW e sua definição, conforme o Webster\'s.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-03 14:06:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Visite o sitio www.mgparafusos.com.br e veja as fotos. Pode ser que o do seu caso seja um PARAFUSO ALLEN DE CABEÇA CILÍNDRICA, totalmente embutida no bloco da empilhadeira.

Entendo que ao dizer que o parafuso não tem cabeça, você se refere a uma cabeça saliente ao orifício de encaixe, não é?

Visite o sitio de faça sua escolha. Boa sorte.


    Reference: http://www.casaparafuso.com.br/prod_parafusos.html
    Comprehensive Technical Dictionary English-Portuguese, de L. L. Sell
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: A sua explicação e as fotografias sugerem que o primeiro termo (parafuso máquina) não será a resposta mais adequada. E a mesma explicação deixa a enterder que "bujão de rosca" é equivalente a screw-plug.
10 hrs
  -> Acho que o colega não leu/entendeu corretamente o que foi explicado, nem mesmo com as fotografias. Nada a fazer.