ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

escape routes

Portuguese translation: rotas de fuga

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:escape routes
Portuguese translation:rotas de fuga
Entered by: Ryszard Matuszewski

06:53 Jan 5, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: escape routes
work safety
Ryszard Matuszewski
rotas de fuga / saídas de emergência
Explanation:
Onde estão documentadas as medidas de emergências? Foram descritos planos para operação de alarme, evacuação, rota de fuga e combate a incêndio?
ARMAZENAGEM EM SEGURANÇA DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... Ter em atenção que o vulgar símbolo “inflamável” só virá ... sinalização de
segurança adequada quanto a riscos, saídas de emergência e equipamento ...
www.dgpc.min-agricultura.pt/docs_word/ AGRO82-C5-03Anx4.doc

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs 17 mins (2004-01-05 12:10:57 GMT)
--------------------------------------------------


Mantenha as rotas de fuga sinalizadas mesmo sem fornecimento elétrico
Ilumine áreas estratégicas em caso de Interrupção no fornecimento elétrico
As Luminárias Autónomas podem ser usadas tanto na indicação de rotas de fuga, quanto na iluminação provisória de ambientes no caso de interrupção no fornecimento elétrico.

http://www.seton.com.br/aanew/produtos/detalhe.asp?mcf=X095

PDF] INCÊNDIOS
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Todas as escadas de emergência para rotas de fuga possuem portas corta-fogo, construídas
para resistir ao fogo por um período de, no mínimo, 90 minutos. ...
www.einstein.br/espacosaude/ biblioteca/pdf/incendio.pdf

Processo APELL - Campos Elíseos
... Em caso de emergência, siga as seguintes orientações: ... Em caso de evacuação,
siga a pé, pela rota de fuga de sua comunidade, até o ponto de triagem. ...
www.apellce.com.br/Princ.asp?TocItem=4060 - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

Processo APELL - Campos Elíseos
... A seguir são listados todos os exercícios simulados de emergência do APELL - Campos
Elíseos já realizados ou previstos: #, Data, Empresa, Cenário, Documentos. ...
www.apellce.com.br/Princ.asp?TocItem=4070 - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.apellce.com.br ]

3M Saúde Ocupacional & Segurança Ambiental : 3M Sinalização ...
... As Soluções 3M para Combate a incêndio / Rotas de Fuga poderão ser ... sinalização
de segurança, indicação de saída de emergência, rotas de fugas e ...
products3.3m.com/.../gvel_PB258PTQHTgl/theme_br_ohes_3_0/ command_AbcPageHandler/output_html - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

Coastal do Brasil
... em Discussão: · Identificar a localização das rotas de fuga no local de trabalho.
· Discutir as responsabilidades relativas a emergência que poderiam ser ...
www.coastaldobrasil.com.br/ cont_best_detalhes.php?cod=12 - 21k - 3 jan. 2004 - Em cache - Páginas Semelhantes

Unigranrio - Universidade do Grande Rio
... da década de 70 e início de 80), e estiveram envolvidos na simulação de formas
diferentes: em rotas de fuga, segurança, emergência médica, maquiagem ...
www.unigranrio.br/noticias/academicos_socorro.html - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes

>>>>>>Sports Magazine<<<<<<
... Dimensionamento das rotas de fuga Considerando os diversos fatores que interferem
no sistema de eva-cuação de emergência, é essencial eliminar ou aliviar o ...
www.sportsmagazine.com.br/melhor_prev.htm - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PPT] Plano de Emergência
Formato do arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... Sinalização;. Pontos de encontro;. Rotas de fuga;. Localização estratégica
de recursos. Plano de Emergência. Estrutura Organizacional. Plano de Emergência. ...
www.cepis.ops-oms.org/tutorial1/ p/planresp/planresp.ppt
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4saídas de emergênciaAntónio Ribeiro
5 +3rotas de fuga / saídas de emergência
Maria Luisa Duarte
5 +1rotas de escape
Marcelo Fogaccia
5saídas de emergênciaFlavio Steffen
5 -1rotas de fuga - references from 'pt' pages
airmailrpl


Discussion entries: 2





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
saídas de emergência


Explanation:
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal -
... SAÍDAS DE EMERGÊNCIA. As saídas de emergência são um item de necessidade
básica de proteção contra incêndio de uma edificação. ...
www.cbm.df.gov.br/informacoes/comoescapar.asp

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-05 08:09:32 (GMT)
--------------------------------------------------

PDF] TREN 0008 PT xp #1
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... emergência mais próxima. As saídas de emergência são claramente
marcadas por sinalização e iluminação adequadas. Em caso de ...
empreendimentos.iestradas.pt/apoio/ documentacao/docs/cond_tuneis.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-05 11:06:55 (GMT)
--------------------------------------------------

airmailrpl,

Abstenho-me de continuar a comentar, porque o considero um bom profissional.

Foi um prazer. Até à próxima pergunta/resposta.

Um abraço e um BOM ANO.

António

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-05 19:58:35 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Não ligue para as opiniões acima, Marcelo. São contumazes discordadores. Esta seria a resposta que eu daria também.\"

Principalmente, quando a referência (pelo menos uma delas) não tem nada a ver com o contexto apresentado!!!!!!!!!

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  airmailrpl: a google search with "rotas de fuga" as an 'exact phrase' comes up with 1,020 responses - some of which are on 'pt' pages
49 mins
  -> Já agora dê lá uns exemplos das páginas em Pt. É que eu não consigo encontrar. De notar que eu não estou a dizer que não existem!

agree  Ana Almeida: Ou "escaptórias", quando referido a estradas. http://empreendimentos.iestradas.pt/apoio/documentacao/docs/...
1 hr

agree  Fabio Poeiras
2 hrs

agree  Jorge Freire: Exactamente!!!
2 hrs

disagree  Marcelo Fogaccia: Desculpe, António, mas acho que "route" tem um sentido mais amplo do que "saída". Significa todo o caminho que as pessoas terão de seguir até chegar às saídas ("exits").
3 hrs
  -> Donde se conclui que a sua resposta está errada (isto em função do primeiro exemplo que deu).

agree  lenapires
3 hrs

agree  Clauwolf
4 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
rotas de escape


Explanation:
Mais uma opção.
Para agradar a brasileiros e portugueses, dou um exemplo de cada. Há mais no Google.

WalkInFinance - Seguros
... é de sentido duplo Pense duas vezes antes de ultrapassar e controle todos os elementos
do ambiente Colisões frontais Procure uma rota de escape, mesmo que ...
wif.portugalmail.pt/universidade/ seguros/emergencias.asp - 100k - Em cache - Páginas Semelhantes

Rem: Revista Escola de Minas - <B>Tempo de escape em edifica es ...
... O fluxo espec ico a taxa de pessoas que passam em um ponto na rota de escape
por unidade de tempo e por unidade de largura efetiva, e dado por: ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000400005&lng=en&nrm=iso - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1237

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: O exemplo Pt não tem nada a ver com "work safety". (Procure uma rota de escape, mesmo que saia da estrada)!!!!!!!!!
22 mins
  -> Ok. Se não consigo agradar aos portugueses, pelo menos acho que agrado aos brasileiros...

disagree  Flavio Steffen: Pelo que entendo de segurança, ao menos aplicada a computadores.
1 hr
  -> E o que esta pergunta tem a ver com computadores???

agree  rhandler: Não ligue para as opiniões acima, Marcelo. São contumazes discordadores. Esta seria a resposta que eu daria também.
4 hrs
  -> Obrigado, rhandler!

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
5 hrs
  -> Obrigado, spgomes.

agree  Amilcar: Eu falo pt desde que me conheço e imagina, não sabia que a combinação de rota ("pt-Pt") com escape ("pt-Pt") não é pt-Pt---que é o "pt" que me dizem que eu falo. Aprender até morrer.
1 day10 hrs
  -> Obrigado, Amilcar.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
rotas de fuga - references from 'pt' pages


Explanation:
LARJOGOS: COMPRA , VENDA E TROCA DE VIDEOJOGOS NOVOS E USADOS COM ... -
... por algum tempo, conduzindo-o nas rotinas diárias do campo e oferecendo ao jogador a disponibilidade necessária para observar as potenciais rotas de fuga. ...
jogosusadosps2.no.sapo.pt/prisionerwar.htm

dossiers.publico.pt -
... As forças especiais chegaram à região de Kandahar há cerca de dez dias para bloquear todas as possíveis rotas de fuga e para enfrentar o inimigo. ...
dossiers.publico.pt/atentado_estados_unidos/ html/047_03.html

ANGOLANET -
... Mas era já tarde de mais. Por essa altura, a população branca de Angola apenas pensava em rotas de fuga e deixara de acreditar nos bons oficios de Lisboa. ...
www.terravista.pt/Mussulo/1007/ponte.htm

RES: Texto integral -
... Tais mecanismos, que incluem sistemas de monitorização de cheias e rotas de fuga para zonas mais seguras, assim como sistemas de antecipação de situações ...
www.ces.fe.uc.pt/emancipa/research/pt/ft/clima.html

Instituições social -
... termeléctrica e uma fábrica de pasta de papel (celulose) reuniu meteorologistas e especialistas em navegação para traçar rotas de fuga numa eventual ...
www.prof2000.pt:9999/users/desenvolvi/ambiente.htm

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 34 mins (2004-01-05 10:27:07 GMT)
--------------------------------------------------

Invasões Francesas - Marcos de Pedra -
... Rota de Fuga. ... Abandonando 1200 feridos e doentes nos hospitais da cidade, Soult bateu em retirada do com o II Corpo numa rota de fuga marcada por tragédias. ...
www.fpcampismo.pt/Revistas/revista-2001-4/invasoes.htm

dossiers.publico.pt -
... Mas, sublinha a Associated Press, a existência de uma rota de fuga organizada explicaria porque é que, apesar de se saber que havia mulheres e crianças ...
dossiers.publico.pt/atentado_estados_unidos/ html/070_01.html

Guerra Online- Guia de Missões- Missão 11
... Use assim que você possa para tirar quartéis inteiros de inimigos.
A rota de fuga só é à esquerda fora do acampamento mediano. ...
www.terravista.pt/Meco/8608/miss11.htm

Mitos da vida urbana ou Como fugir do capital
... classes médias. Uma rota de fuga – ou uma redenção do sofrimento,
para termos presente nossa mentalidade católica. A busca ...
www.terravista.pt/enseada/3306/mitosdavida(3).htm

Portugal decifrado -
... que modernizaram o país. Serviu também como rota de fuga para exilados brasileiros vítimas do regime militar. A poucos meses ...
www.instituto-camoes.pt/icnoticias/ noticias00/portgldecifrd.htm

SÃO TOMÉ DAS LETRAS -
... Há quem defenda que existe uma passagem subterrânea entre a igreja ea gruta de São Thomé, que servia como rota de fuga para pessoas que ali se reuniam ...
www1.terravista.pt/BaiaGatas/6463/saotom~1.htm

EXPRESSO - Demasiada realidade -
... SS. Foge e, recorrendo à chamada rota de fuga do Vaticano, parte
para a Síria e daí para o Brasil com a mulher e três filhas. ...
primeirasedicoes.expresso.pt/ed1438/c321.asp?ls

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7935

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: É incrivel que tenha perdido o seu tempo a copiar todas essas "referências". NÃO TÊM NADA A VER COM "work safety". Se foi só para demonstrar que "rota de fuga" existe, pois então ganhou!!!!!
23 mins
  -> "Já agora dê lá uns exemplos das páginas em Pt." - conforme solicitado

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
saídas de emergência


Explanation:
Apesar de rotas de fuga ser perfeitamente entendível e bastante utilizada no contexto de segurança contra incêndios no Brasil, é mais aplicável em contextos de indústria.
No dida a dia do cidadão comum, a expressão 'saídas de emergência' é muito mais utilizada.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3312

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
rotas de fuga / saídas de emergência


Explanation:
Onde estão documentadas as medidas de emergências? Foram descritos planos para operação de alarme, evacuação, rota de fuga e combate a incêndio?
ARMAZENAGEM EM SEGURANÇA DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... Ter em atenção que o vulgar símbolo “inflamável” só virá ... sinalização de
segurança adequada quanto a riscos, saídas de emergência e equipamento ...
www.dgpc.min-agricultura.pt/docs_word/ AGRO82-C5-03Anx4.doc

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs 17 mins (2004-01-05 12:10:57 GMT)
--------------------------------------------------


Mantenha as rotas de fuga sinalizadas mesmo sem fornecimento elétrico
Ilumine áreas estratégicas em caso de Interrupção no fornecimento elétrico
As Luminárias Autónomas podem ser usadas tanto na indicação de rotas de fuga, quanto na iluminação provisória de ambientes no caso de interrupção no fornecimento elétrico.

http://www.seton.com.br/aanew/produtos/detalhe.asp?mcf=X095

PDF] INCÊNDIOS
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Todas as escadas de emergência para rotas de fuga possuem portas corta-fogo, construídas
para resistir ao fogo por um período de, no mínimo, 90 minutos. ...
www.einstein.br/espacosaude/ biblioteca/pdf/incendio.pdf

Processo APELL - Campos Elíseos
... Em caso de emergência, siga as seguintes orientações: ... Em caso de evacuação,
siga a pé, pela rota de fuga de sua comunidade, até o ponto de triagem. ...
www.apellce.com.br/Princ.asp?TocItem=4060 - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

Processo APELL - Campos Elíseos
... A seguir são listados todos os exercícios simulados de emergência do APELL - Campos
Elíseos já realizados ou previstos: #, Data, Empresa, Cenário, Documentos. ...
www.apellce.com.br/Princ.asp?TocItem=4070 - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.apellce.com.br ]

3M Saúde Ocupacional & Segurança Ambiental : 3M Sinalização ...
... As Soluções 3M para Combate a incêndio / Rotas de Fuga poderão ser ... sinalização
de segurança, indicação de saída de emergência, rotas de fugas e ...
products3.3m.com/.../gvel_PB258PTQHTgl/theme_br_ohes_3_0/ command_AbcPageHandler/output_html - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

Coastal do Brasil
... em Discussão: · Identificar a localização das rotas de fuga no local de trabalho.
· Discutir as responsabilidades relativas a emergência que poderiam ser ...
www.coastaldobrasil.com.br/ cont_best_detalhes.php?cod=12 - 21k - 3 jan. 2004 - Em cache - Páginas Semelhantes

Unigranrio - Universidade do Grande Rio
... da década de 70 e início de 80), e estiveram envolvidos na simulação de formas
diferentes: em rotas de fuga, segurança, emergência médica, maquiagem ...
www.unigranrio.br/noticias/academicos_socorro.html - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes

>>>>>>Sports Magazine<<<<<<
... Dimensionamento das rotas de fuga Considerando os diversos fatores que interferem
no sistema de eva-cuação de emergência, é essencial eliminar ou aliviar o ...
www.sportsmagazine.com.br/melhor_prev.htm - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PPT] Plano de Emergência
Formato do arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... Sinalização;. Pontos de encontro;. Rotas de fuga;. Localização estratégica
de recursos. Plano de Emergência. Estrutura Organizacional. Plano de Emergência. ...
www.cepis.ops-oms.org/tutorial1/ p/planresp/planresp.ppt



    Reference: http://www.dqs.com.br/acesso/registroseforms/DQSBR020-02.pdf
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: rotas de fuga - não se usa (diz) em Pt-Pt.
8 mins
  -> http://www.dqs.com.br/acesso/registroseforms/DQSBR020-02.pdf !

agree  airmailrpl: rotas de fuga
31 mins
  -> Obrigada!

agree  Luiz Almeida
4 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
11 hrs