KudoZ home » English to Portuguese » Telecom(munications)

downlink

Portuguese translation: transmitido


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:downlinked
Portuguese translation:transmitido
Entered by: Alexandre Reis

12:06 Feb 10, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Telecom(munications)
English term or phrase: downlink
Qual é a tradução de "downlink", como abaixo?

To correct you in your post, the signal was downlinked to the soldiers in Iraq via satellite.

De http://forums.mailtribune.com/n/pfx/forum.aspx?nav=userposts...
Alexandre Reis
Brazil
transmitido
Explanation:
downlink é uma tranmissão de dados do satélite no sentido da rede do usuário. A transmissão ao contrário é UPLINK.
Portanto, DOWNLINK e UPLINK, empregados como verbo, significa TRANSMITIR. Ou onde for adequaod, pode seer também traudzido como FAZER O DOWNLINK ou o UPLINK.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2009-02-10 12:18:34 GMT)
--------------------------------------------------

Como substantivo, use em inglês mesmo.
Selected response from:

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4transmitido
Teresa Cristina Felix de Sousa
5 +1ligação descendente
Carla Lopes
5 +1enlace descendente (de satélite)
Flavio Steffen
5foi feito o downlink
Erika McGovern


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
ligação descendente


Explanation:
Comunicação [COM]
EN
downlink

PT
ligação descendente



Comunicação [COM]
EN
downlink CCCH

PT
CCCH descendente



Comunicação [COM]
EN
downlink delay

PT
atraso na ligação descendente



Comunicação [COM]
EN
downlink speech transcoding

PT
transcodificação de voz na ligação descendente



Comunicação [COM]
EN
downlink signalling counter

PT
contador de sinalização do link descendente
contador de sinalização de ligação descendente




    Reference: http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do
Carla Lopes
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Moreira: O termo é algo "awkward", mas se não podemos confiar no IATE, então no que iremos confiar?:)
2 hrs
  -> Sim, não soa muito bem...! Obrigada!

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
transmitido


Explanation:
downlink é uma tranmissão de dados do satélite no sentido da rede do usuário. A transmissão ao contrário é UPLINK.
Portanto, DOWNLINK e UPLINK, empregados como verbo, significa TRANSMITIR. Ou onde for adequaod, pode seer também traudzido como FAZER O DOWNLINK ou o UPLINK.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2009-02-10 12:18:34 GMT)
--------------------------------------------------

Como substantivo, use em inglês mesmo.

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 71

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
22 mins

agree  Floriana Leary
31 mins

agree  Roberto Cavalcanti
2 hrs

agree  Humberto Ribas
19 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
enlace descendente (de satélite)


Explanation:
É assim que eu traduzia para as empresas fabricantes.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 160

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
5 mins
  -> Grato, Marlene.

271 days   confidence: Answerer confidence 5/5
foi feito o downlink


Explanation:
Eu sei que esta questão já está encerrada, mas resolvi deixar a minha sugestão para aqueles que como eu vierem aqui procurando uma solução diferente das apresentadas até agora.

Acredito ser só uma questão de ativo vs. passivo :)

Example sentence(s):
  • ...foi feito o downlink do sinal via satélite para os soldados no Iraque.
Erika McGovern
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4