KudoZ home » English to Portuguese » Telecom(munications)

proprietary API

Portuguese translation: API proprietária


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:proprietary API
Portuguese translation:API proprietária
Entered by: Marcelo Fogaccia

15:17 Mar 11, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Telecom(munications)
English term or phrase: proprietary API
A frase completa é:" It can be integrated in any corporate information system thanks to a set of PROPRIETARY APIs, compatible on all environments (Windows, AS/4OO, Unix, LInux, Java...". Obrigada.
Ana Paula Miraldo
APIs proprietárias
Explanation:
É jargão da área.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2004-03-11 15:27:03 GMT)
--------------------------------------------------

W3C-Document Object Model (Core) Level 1
... internamente e familiar aos usuários de APIs similares, seria também interessante
que não se chocassem com nomes de APIs proprietárias suportadas por ...
www.amtechs.com/w3c/level-one-core.html - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Servlets e COM para a Visualização de Dados Geográficos na Web
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... apresentado esquematicamente na Figura 2. As principais alternativas para a montagem
de páginas dinâmicas são as seguintes: CGI, APIs proprietárias, ASP e ...
www.dpi.inpe.br/nsf-cnpq/servlets.pdf - Páginas Semelhantes

Além do Java
... do que multiplicação, portanto multiplique pelo inverso ao invés de dividir
- User algorítimos conhecidos e testados - Use APIs proprietárias de alta ...
www.java.blogger.com.br/ - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] UFPI – CCN – DIE
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Data Stores Request Response 2ª Camada 3ª Camada 1ª Camada Aplicações N Camadas
– CGI, FastCGI, ModPerl, PerlEx – APIs Proprietárias (ISAPI, NSAPI ...
www.ufpi.br/die/esp/disciplinas/ progWeb/ProgWeb-Aula2.pdf - Páginas Semelhantes

LinuxDicas - Artigos, Dicas e Notícias Sobre Linux
... os jogos que usam DirectX ou DirectDraw (como StarCraft e Diablo II) rodarão com
menor velocidade, devido às conversões das APIs proprietárias da microsoft ...
www.linuxdicas.com.br/sections-printpage-173.html - 31k - Em cache - Páginas Semelhantes

Linux in Brazil: SCO quer cobrar $96 de todos os servidores Linux ...
... Se isso fosse verdade, a Microsoft poderia processar o grupo do WINE
por ter reimplementado suas APIs proprietárias. Pensem, pô! ...
www.linux.trix.net/news2/006778.html - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] BoletimGME
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... O certificado 100% Pure Java é dado às aplicações que não utilizam APIs proprietárias,
o que garante que possam ser executadas em qualquer plataforma que ...
www.inf.ufrgs.br/gme/bolgme2.pdf - Páginas Semelhantes

GNU Bayonne - Telephony Server of the GNU Project
... Livre, abre a telefonia aberta para uma ampla audiência de usuários e desenvolvedores,
sem a necessidade de treinamento especial ou APIs proprietárias. ...
www.gnu.org/software/bayonne/news.pt.html - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Java eXtreme Programming
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... .. sobre APIs proprietárias Não dependem de único servidor ou sistema operacional
Têm toda a API Java à disposição (JDBC, RMI, etc.) Não comprometem a ...
www.argonavis.com.br/cursos/java/j550/j550_1.pdf - Páginas Semelhantes

[DOC] CONFIGURAÇÃO DE REDES TCP/IP
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... As APIs proprietárias de diversos fabricantes estão geralmente incluídas em produtos
mais completos, normalmente chamados de plataformas de gerenciamento. ...
celepar7cta.pr.gov.br/portfolio.nsf/0/6ceaa18801a0d58503256aaa006587d1/ $FILE/7-MyGerenciaSnmp.doc - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2004-03-11 15:28:56 GMT)
--------------------------------------------------

Explicação para API: An Application Programming Interface (API) is a set of definitions of the ways in which one piece of computer software communicates with another. It is a method of achieving abstraction, usually (but not necessarily) between lower-level and higher-level software.

Nem pense em traduzir para IPA ou algo parecido. Os profissionais de informática no Brasil só conhecem o termo como API (muitos nem lembram que significa Application Programming Interface, mas com certeza sabem o que é).
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
Obrigada a todos pela ajuda. Um abraço.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3APIs proprietárias
Marcelo Fogaccia
5 +1aplicações proprietárias
lenapires
5API (Interface para Programação de Aplicações) patenteadasAntónio Ribeiro
4 +1interfaces patenteadas de programas aplicativos
Clauwolf
5API proprietária
Flavio Steffen


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
aplicações proprietárias


Explanation:
Penso que APIs referece a Applications.

Espero que ajude

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-11 15:35:28 (GMT)
--------------------------------------------------

Penso que os sites que lhe deixo mais abaixo a poderão ajudar, visto que esta expressão está consagrada e é utilizada por empresas como a HP.

Ora veja:

HP Workstation zx2000 fornece Aplicações de Software com melhor ...
... Ideal para soluções de software, quer sejam aplicações proprietárias ( técnicas
ou comerciais), vendedores independentes de software (ISV), instalações ...
www.hp.pt/hpinfo/newsroom/press/0309/030917.html - 22k - Em cache - Páginas Semelhantes

Siebel Systems - Siebel Portugal - Press Releases - 2004 - Siebel ...
... Os benefícios chave da oferta conjunta são: Integração com aplicações proprietárias
ou empacotadas: construído em standards Web Services e na Microsoft ...
www.siebel.com/pt/about/news_events/press_releases/ 2004/040302_microsoft_pt.shtm - 38k - 10 Mar 2004 - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] PAGCM IP Richard Robert Reinert Mestre em Ciências da ...
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... IP do POP-SC foram utilizadas aplicações de código aberto, implementadas no Projeto
OpenH.323 e pela Gnome, e algumas aplicações proprietárias para os ...
www.rnp.br/_arquivo/wrnp2/2003/pagcm01a.pdf - Páginas Semelhantes

CONSIST - Attunity Connect
... O AAF\'s Application Adapter SDK proporciona aos profissionais de TI experientes uma
forma direta de integrar ERP, empresa e outras aplicações proprietárias. ...
www.consist.com.br/brasil/attunity/componentes.htm - 45k - Em cache - Páginas Semelhantes

CONSIST - EntireX
... WAP, melhorando-as com novas funcionalidades e combinando-as com outras aplicações
existentes ou novas - incluindo sistemas ERP e aplicações proprietárias ...
www.consist.com.br/brasil/entirex/beneficios.htm - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes



lenapires
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: Dou-te toda a razão
6 mins
  -> Muito Obrigada Ana.

agree  leonorgonz
23 mins

neutral  Marcelo Fogaccia: Lena, sou analista de sistemas e posso assegurar que API não é aplicação.
21 hrs

disagree  Charles Fontanetti: API é uma porção de código reutilizável. É utilizada para dar interface específica dentro do código que está a ser criado. Empresas de software, têm bibliotecas de APIs à disposição dos programadores. Aplicação é também diferente de aplicativo.
1 day2 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
proprietary api
APIs proprietárias


Explanation:
É jargão da área.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2004-03-11 15:27:03 GMT)
--------------------------------------------------

W3C-Document Object Model (Core) Level 1
... internamente e familiar aos usuários de APIs similares, seria também interessante
que não se chocassem com nomes de APIs proprietárias suportadas por ...
www.amtechs.com/w3c/level-one-core.html - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Servlets e COM para a Visualização de Dados Geográficos na Web
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... apresentado esquematicamente na Figura 2. As principais alternativas para a montagem
de páginas dinâmicas são as seguintes: CGI, APIs proprietárias, ASP e ...
www.dpi.inpe.br/nsf-cnpq/servlets.pdf - Páginas Semelhantes

Além do Java
... do que multiplicação, portanto multiplique pelo inverso ao invés de dividir
- User algorítimos conhecidos e testados - Use APIs proprietárias de alta ...
www.java.blogger.com.br/ - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] UFPI – CCN – DIE
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Data Stores Request Response 2ª Camada 3ª Camada 1ª Camada Aplicações N Camadas
– CGI, FastCGI, ModPerl, PerlEx – APIs Proprietárias (ISAPI, NSAPI ...
www.ufpi.br/die/esp/disciplinas/ progWeb/ProgWeb-Aula2.pdf - Páginas Semelhantes

LinuxDicas - Artigos, Dicas e Notícias Sobre Linux
... os jogos que usam DirectX ou DirectDraw (como StarCraft e Diablo II) rodarão com
menor velocidade, devido às conversões das APIs proprietárias da microsoft ...
www.linuxdicas.com.br/sections-printpage-173.html - 31k - Em cache - Páginas Semelhantes

Linux in Brazil: SCO quer cobrar $96 de todos os servidores Linux ...
... Se isso fosse verdade, a Microsoft poderia processar o grupo do WINE
por ter reimplementado suas APIs proprietárias. Pensem, pô! ...
www.linux.trix.net/news2/006778.html - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] BoletimGME
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... O certificado 100% Pure Java é dado às aplicações que não utilizam APIs proprietárias,
o que garante que possam ser executadas em qualquer plataforma que ...
www.inf.ufrgs.br/gme/bolgme2.pdf - Páginas Semelhantes

GNU Bayonne - Telephony Server of the GNU Project
... Livre, abre a telefonia aberta para uma ampla audiência de usuários e desenvolvedores,
sem a necessidade de treinamento especial ou APIs proprietárias. ...
www.gnu.org/software/bayonne/news.pt.html - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Java eXtreme Programming
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... .. sobre APIs proprietárias Não dependem de único servidor ou sistema operacional
Têm toda a API Java à disposição (JDBC, RMI, etc.) Não comprometem a ...
www.argonavis.com.br/cursos/java/j550/j550_1.pdf - Páginas Semelhantes

[DOC] CONFIGURAÇÃO DE REDES TCP/IP
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... As APIs proprietárias de diversos fabricantes estão geralmente incluídas em produtos
mais completos, normalmente chamados de plataformas de gerenciamento. ...
celepar7cta.pr.gov.br/portfolio.nsf/0/6ceaa18801a0d58503256aaa006587d1/ $FILE/7-MyGerenciaSnmp.doc - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2004-03-11 15:28:56 GMT)
--------------------------------------------------

Explicação para API: An Application Programming Interface (API) is a set of definitions of the ways in which one piece of computer software communicates with another. It is a method of achieving abstraction, usually (but not necessarily) between lower-level and higher-level software.

Nem pense em traduzir para IPA ou algo parecido. Os profissionais de informática no Brasil só conhecem o termo como API (muitos nem lembram que significa Application Programming Interface, mas com certeza sabem o que é).

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Grading comment
Obrigada a todos pela ajuda. Um abraço.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
4 hrs
  -> Obrigado, Roberto.

agree  Charles Fontanetti: Não é traduzida, já utilizada assim há muito tempo.
5 hrs
  -> Obrigado, Charles.

agree  Silvia Borges: Concordo, porém colocaria entre parentêses a tradução de APIs (interface para programação de aplicativos)
6 hrs
  -> Obrigado, Sílvia. É uma boa opção, também.

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
proprietary api
interfaces patenteadas de programas aplicativos


Explanation:
API Ver application programming interface (interface de programas aplicativos)

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-03-11 15:30:19 GMT)
--------------------------------------------------

Do dic. da Microsoft:

proprietary = patenteado Que é de propriedade de alguém. Em geral, o termo se refere a uma tecnologia que foi desenvolvida por determinada empresa ou entidade, com especificações que são consideradas pelo proprietário segredos empresariais. Uma tecnologia patenteada pode ser utilizada legalmente apenas por uma pessoa ou entidade que adquira uma licença explícita. Além disso, outras empresas não podem reproduzir a tecnologia, por impedimento legal e também porque suas especificações não foram divulgadas pelo proprietário. Comparar com public domain (domínio público)

Clauwolf
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 210

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
1 hr

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
proprietary api
API proprietária


Explanation:
API não é abreviatura de aplicativo/aplicação; é sigla.
Application Program(ming) Interface ou Interface de Programa/Programação de aplicativos

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 160

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marcelo Fogaccia: Olá Flávio, porque não um agree à minha resposta?
20 hrs
  -> Marcelo: Quando eu mandei minha explicação, a sua ainda não tinha me aparecido, mas somente a da Lena; nossas respostas foram praticamente simultâneas, apesar da aparente diferença de tempo. Foi isso!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
API (Interface para Programação de Aplicações) patenteadas


Explanation:
Ver:

Nokia - Tecnologias -
... para aplicações onde os programas escritos em ..... A plataforma é alargada pela API
(Interface para Programação de Aplicações) da Interface do ...
www.nokia.pt/telefones/tecnologias/java_faq.html

Outra alternativa ligeiramente diferente, seria:

...graças a um conjunto de interfaces para aplicações (API- application programming interface) patenteadas...

HP Disponibiliza Novas Ofertas de Standardização para que as ... -
... um interface para aplicações (API- application programming .... informação acerca desta
interface está disponível em ..... de consolidação de aplicações e infra ...
www.hp.pt/hpinfo/newsroom/press/0402/040212.html

De qualquer maneira, neste caso "proprietary" significa patenteado, registado

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 105