KudoZ home » English to Portuguese » Tourism & Travel

muted earth tone

Portuguese translation: suaves tonalidades ocre


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:muted earth tone
Portuguese translation:suaves tonalidades ocre
Entered by: JORGE KUHN

01:05 Aug 9, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Tourism & Travel / hotel guide
English term or phrase: muted earth tone
"The XXX' exquisite Georgian facade, with its stone facings and wrought iron balconies is a lovely contrast to the soft pastels and ***muted earth tones*** of the country French interiors; and each of the hotel's 50 large, comfortable guest rooms is air conditioned and offers private bathroom facilities."
Qualquer luz será bem-vinda :-)
JORGE KUHN
Brazil
suaves tonalidades ocre
Explanation:
A) O termo ocre [var. de ocra] designa, segundo o Aurélio:
1: "Argila colorida por óxido de ferro de várias tonalidades pardacentas (vermelhas, amarelas, castanhas), usada em pintura";
2: "A cor de tonalidade semelhante à dessa argila"
[...]
Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
B) Permita-me ir um pouco além do solicitado. Embora a fórmula 'suaves tons pastéis' seja bastante razoável, seria possível adotar como solução para 'soft pastels' o segmento 'delicados tons pastéis', de maneira a permitir que 'muted earth tones' seja traduzido como 'tênues matizes de ocre', sem cacofonia ou aliteração (eventualmente indesejável), que seriam produzidas pela repetição de 't' [tênues tonalidades] ou das lábio-dentais d/t [delicadas tonalidades].

Então será possível considerar a seguinte possibilidade:
[...] os delicados tons pastéis e as suaves tonalidades ocre [...]
Selected response from:

Rildo Oliveira
Brazil
Grading comment
Obrigado, Polycarpo!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5suaves tonalidades ocreRildo Oliveira
5tons/tonalidades terra esbatidos/as
oxygen4u
5tons terra esmaecidos
Lúcia Lopes
4tons neutros/ suaves de terra
Claudio Mazotti


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tons neutros/ suaves de terra


Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2006-08-09 01:18:35 GMT)
--------------------------------------------------

ou nuances

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 112

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
tons terra esmaecidos


Explanation:
Minha sugestão, cheerS!

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2006-08-09 01:23:39 GMT)
--------------------------------------------------

ou no singular, como você pediu: "tom terra esmaecido", "tom terra suavizado".

muted: {American Heritage Dictionary}:
Mute or subdued; softened: muted colors. [...]

Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
tons/tonalidades terra esbatidos/as


Explanation:
:) Mais uma opção...

oxygen4u
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
suaves tonalidades ocre


Explanation:
A) O termo ocre [var. de ocra] designa, segundo o Aurélio:
1: "Argila colorida por óxido de ferro de várias tonalidades pardacentas (vermelhas, amarelas, castanhas), usada em pintura";
2: "A cor de tonalidade semelhante à dessa argila"
[...]
Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
B) Permita-me ir um pouco além do solicitado. Embora a fórmula 'suaves tons pastéis' seja bastante razoável, seria possível adotar como solução para 'soft pastels' o segmento 'delicados tons pastéis', de maneira a permitir que 'muted earth tones' seja traduzido como 'tênues matizes de ocre', sem cacofonia ou aliteração (eventualmente indesejável), que seriam produzidas pela repetição de 't' [tênues tonalidades] ou das lábio-dentais d/t [delicadas tonalidades].

Então será possível considerar a seguinte possibilidade:
[...] os delicados tons pastéis e as suaves tonalidades ocre [...]

Example sentence(s):
  • As tonalidades ocre do interior da mansão
  • As tonalidades ocre permitem uma atmosfera agradável

    Reference: http://www.olhares.com/a_forca_e_a_beleza_da_natureza/foto64...
    Reference: http://www.albertosughi.com/f_archive_testi_online/19_por_de...
Rildo Oliveira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado, Polycarpo!