KudoZ home » English to Portuguese » Transport / Transportation / Shipping

RPKs

Portuguese translation: quilómetro percorrido por passageiro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:RPKs
Portuguese translation:quilómetro percorrido por passageiro
Entered by: Madalena Ribeiro

19:02 Mar 14, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Transport / Transportation / Shipping / translation
English term or phrase: RPKs
I f I say something "In 2002, air aisa generated 2.2 billion revenue passenger Kilometers (RPK). Does that mean air asia got 2.2 billion per pessenger per kilometer or per pessenger considering all the kilometers??/ HOw could I translate that into portuguese??
Vendas
quilómetro percorrido por passageiro
Explanation:
É a minha sugestão.
Selected response from:

Madalena Ribeiro
Grading comment
great help !!
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2passageiros transportados. (RPK) ou passageiros transportados por quilômetros (PKT)
Marcia Gascon
5passageiro.quilômetro (OU passageiro-quilômetro)rhandler
4quilómetro percorrido por passageiro
Madalena Ribeiro


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rpks
quilómetro percorrido por passageiro


Explanation:
É a minha sugestão.

Madalena Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
great help !!
Thanks!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
rpks
passageiro.quilômetro (OU passageiro-quilômetro)


Explanation:
O valor seria 2.2 bilhões de passageiros.quilômetros (OU passageiros-quilômetros, ou seja, ela teria transportado algo como 2.2 milhões de passageiros numa extensão de 1 milhão de quilômetros. Multiplicados os dois valores, tem-se os 2.2 bilhões (supondo que 1 bilhão = 1 milhão de milhões, ou seja, na forma portuguesa de expressar tal valor)

O mesmo resultado seria obtido com 1.1 milhão de passageiros ao longo de 2 milhões de quilômetros, etc. É uma forma de expressar as duas grandezas (número de passageiros e distância de transporte) num mesmo valor. Veja estes exemplos:

[PDF] 4.1.28 - Transporte de passageiros, por empresa (passageiros ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
4.1.28 - Transporte de passageiros, por empresa (passageiros.quilometros) - 2002. No. Cód. Empresa. Denominação. Transporte. pass.km ...
www.antt.gov.br/passageiro/anuarios/anuario2003/PDF/4128.pd...
Nas linhas domésticas participação da Companhia chega a 49,1% no ...
O volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela TAM aumentou 23,6% na comparação com dezembro de 2005, enquanto o setor registrou crescimento ...
www.tam.com.br/b2c/jsp/default.jhtml?adPagina=529&adArtigo=...

Bahia Negócios - Política
A TAM registrou crescimento de 48,5% em passageiros quilômetros transportados pagos de janeiro a setembro, comparado ao mesmo período de 2004, ...
www.bahianegocios.com.br/outubro2005/aviacao.asp



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-03-14 21:17:20 GMT)
--------------------------------------------------

Observe que não é passageiro por quilômetro, que indicaria divisão, mas passageiro-quilômetro, indicando multiplicação. É similar ao kWh (não é kW/h mas kW x horas)

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
rpks
passageiros transportados. (RPK) ou passageiros transportados por quilômetros (PKT)


Explanation:
Comparado a fevereiro de 2006, o número de passageiros transportados. (RPK) ... (revenue passenger kilometers ou “RPK”) é a soma dos produtos obtidos ao se ...
www.acionista.com.br/home/gol/050307_estatisticas_fev.pdf

passageiros - quilómetros transportados, teve, no caso do caminho de ferro um ... passageiroxkm transportado (PKT) e 0072 € por PKT, respectivamente. ...
www.dgtt.pt/Evolucao_sector_TT_sintese_Set_2006.pdf -

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2007-03-14 19:21:03 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1T4GFRC_enBR204...


http://www.google.com.br/search?q=passageiros transportados ...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-03-14 21:21:05 GMT)
--------------------------------------------------

corrigindo: passageiros transportados por quilômetros (RPK)

Marcia Gascon
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker:


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  matosojones
38 mins
  -> thanks

agree  Wagner Azevedo: OK, acho que "passageiros transportados por quilómetro" ou simplesmente "passageiros por quilómetro" são boas soluções. Lembrar que essa é uma medida de vendas da empresa aérea (revenue).
1 hr
  -> thanks