ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Transport / Transportation / Shipping

nut-grinder (turnstile)

Portuguese translation: porta giratória

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:nut-grinder (turnstile)
Portuguese translation:porta giratória
Entered by: Marcos Antonio

21:57 Sep 23, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Transport / Transportation / Shipping
English term or phrase: nut-grinder (turnstile)
O autor descreve uma cena passada no metrô em Nova Iorque. "We got off the train (...) following toward the exit when we saw two people standing just inside the big nut-grinder turnstile, waving at us and yelling. One of then was banging something metallic against the bars of the turnstile. They were trapped in there. They'd gone through the turnstile, went a few steps, found the gate locked and now couldn't get out".

Eu sei que turnstile é roleta, catraca. O problema é o "nut-grinder"... Li num texto que podem ser "portas giratórias". Help!
Lois_1976
porta giratória
Explanation:
Opção

"nut grinder turnstile" - uma roleta ao estilo(girando como um) moedor de nozes - Há um tipo de porta giratória, mais antigo, feita de tubos (como se fosse várias lâminas paralelas). Assim, é possível que este termo tenha mesmo um significado de "porta-giratória

- nut grinder: moedor/triturador de nozes


- Nut Grinder. ... Finally! A nut grinder that really works. Nut Grinder, Nut Grinder. This grinder will grind a cup of walnut halves in just 45 seconds-not ...
www.kingarthurflour.com/items/Nut_Grinder - 134k

--------------------------------------------------
Note added at 47 mins (2008-09-23 22:45:16 GMT)
--------------------------------------------------

No site abaixo, há um modelo de "porta giratória" que creio seria a "nut-grinder turnstile" e é chamada de "Torniquetes verticais de altura completa"

-A gama de portas giratórias compreende desde modelos manuais até portas totalmente automáticas homologadas como via de evacuação ou portas de correr ...
www.kaba.pt/Produtos-e-solucoes/Portas-de-seguranca/105036_...
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
Thanks a lot!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4porta giratória (torniquete)
Teresa Borges
4roleta
Salvador Scofano and Gry Midttun
4catraca tipo moedor
Roberto Cavalcanti
3porta giratóriaJuliana Salvi Dias
3porta giratória
Marcos Antonio


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
porta giratória (torniquete)


Explanation:
Diria assim...

Teresa Borges
Belgium
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 116

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
39 mins
  -> Obrigada!

agree  Isabel Maria Almeida
10 hrs
  -> Obrigada!

agree  Alexandra Gouveia: É isso mesmo!
10 hrs
  -> Obrigada!

agree  Kadja Bless
14 hrs
  -> Obrigada!

36 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
porta giratória


Explanation:
Opção

"nut grinder turnstile" - uma roleta ao estilo(girando como um) moedor de nozes - Há um tipo de porta giratória, mais antigo, feita de tubos (como se fosse várias lâminas paralelas). Assim, é possível que este termo tenha mesmo um significado de "porta-giratória

- nut grinder: moedor/triturador de nozes


- Nut Grinder. ... Finally! A nut grinder that really works. Nut Grinder, Nut Grinder. This grinder will grind a cup of walnut halves in just 45 seconds-not ...
www.kingarthurflour.com/items/Nut_Grinder - 134k

--------------------------------------------------
Note added at 47 mins (2008-09-23 22:45:16 GMT)
--------------------------------------------------

No site abaixo, há um modelo de "porta giratória" que creio seria a "nut-grinder turnstile" e é chamada de "Torniquetes verticais de altura completa"

-A gama de portas giratórias compreende desde modelos manuais até portas totalmente automáticas homologadas como via de evacuação ou portas de correr ...
www.kaba.pt/Produtos-e-solucoes/Portas-de-seguranca/105036_...

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 103
Grading comment
Thanks a lot!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
catraca tipo moedor


Explanation:
opção

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 62

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
roleta


Explanation:
Yahoo! Respostas - Como se escreve roleta catraca de ônibus em ...Como se chama a roleta que passamos ao pagar passagem? ... (X) nenhuma das anteriores a catraca ou roleta se chama "turnstyle" em inglês! 10 meses atrás ...
br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071101160359AAXReyL - 48k - Em cache - Páginas Semelhantes
[Logica-l] notacao logicaOi Petrucio, Ja eu traduziria "turnstile" por "roleta", que e' o que os onibus municipais ... Paulo Alcoforado propos traduzir turnstyle como afirmador. ...
www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2007-August/001469.htm... - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes
[Logica-l] notacao logica

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Works in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 332

11 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
porta giratória


Explanation:
Sim, neste caso o termo mais adequado seria porta giratória.

Juliana Salvi Dias
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese