KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

horny plates

Portuguese translation: placas de queratina


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:horny plates
Portuguese translation:placas de queratina
Entered by: Marco Schaumloeffel

01:20 Feb 22, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Zoology
English term or phrase: horny plates
baleen

In certain whales, horny plates arising from the mucous membrane of the palate and acting as a food strainer
Gabriela Matias
Portugal
placas de queratina
Explanation:
As baleias sem dentes (subordem Mysticeti) são caracterizadas pelas barbas de baleia, que são estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as "barbas" para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cetáceo
Quando se fala que alguém rói unha, o que essa pessoa faz é morder a placa de queratina (a parte dura), o que afeta também o leito ungueal (abaixo da unha ...
www.noolhar.com/opovo/cienciaesaude/335195.html

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2006-02-22 01:51:22 GMT)
--------------------------------------------------

É curioso observar que a palavra queratina vem de kéras (grego) que significa chifre, ou seja "horn" em inglês. Veja o Dic. Aurélio:

Verbete: queratina
[Do gr. kéras, atos, 'chifre', + -ina1.]
S. f. Quím.
1. Proteína insolúvel encontrada nas unhas, pele, cabelo e outros tegumentos animais.
Selected response from:

Marco Schaumloeffel
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3placas córneas
Carlos Angelo
5 +2placas de queratinaMarco Schaumloeffel
4placas de material dura
airmailrpl
4barbas (de baleia)CSimao
4placas aguçadasAntónio Ribeiro


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
placas aguçadas


Explanation:
Uma sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2006-02-22 01:31:54 GMT)
--------------------------------------------------

Ou, placas ponteagudas.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
placas de material dura


Explanation:
nail -- Encyclopædia Britannicanail in the anatomy of humans and other primates, horny plate that grows on the back of each finger and toe at its outer end. It corresponds to the claw, ...
www.britannica.com/eb/article-9054686

Management of a large flap wound to the beak of a mute swan ...The hard tip of the upper bill is shaped like a finger nail and forms a horny plate. A similar horny plate is present on the inner and outer surfaces of the ...
www.worldwidewounds.com/2005/february/ Cousquer/Mgt-Of-A-Large-Flap-Wound.html



--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2006-02-22 01:35:06 GMT)
--------------------------------------------------

opérculo (operculum)

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
placas de queratina


Explanation:
As baleias sem dentes (subordem Mysticeti) são caracterizadas pelas barbas de baleia, que são estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as "barbas" para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cetáceo
Quando se fala que alguém rói unha, o que essa pessoa faz é morder a placa de queratina (a parte dura), o que afeta também o leito ungueal (abaixo da unha ...
www.noolhar.com/opovo/cienciaesaude/335195.html

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2006-02-22 01:51:22 GMT)
--------------------------------------------------

É curioso observar que a palavra queratina vem de kéras (grego) que significa chifre, ou seja "horn" em inglês. Veja o Dic. Aurélio:

Verbete: queratina
[Do gr. kéras, atos, 'chifre', + -ina1.]
S. f. Quím.
1. Proteína insolúvel encontrada nas unhas, pele, cabelo e outros tegumentos animais.

Marco Schaumloeffel
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  AnaCarla
23 mins
  -> Obrigado!

agree  airmailrpl: "queratina" is the word I couldn't remember -
6 hrs
  -> é... quando eu vi sua resposta, sabia que o conteúdo estava certo (material duro), pouco mais tarde lembrei de "queratina". Obrigado!

42 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
barbas (de baleia)


Explanation:
A baleia-comum é, depois da baleia-azul, a segunda maior espécie animal do mundo... A coloração da cabeça é assimétrica: o maxilar inferior direito, assim como as barbas frontais, são brancos; enquanto que o maxilar inferior esquerdo e a totalidade das barbas esquerdas são cinzentos claros. O maxilar superior tem de 260 a 480 pares de barbas, apresentando de 50 a 100 pregas ventrais na garganta que se prolongam até ao umbigo.


    Reference: http://www.espacotalassa.com/04_pt/16_species/docs/b_physall...
CSimao
Spain
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
placas córneas


Explanation:
* Do Houaiss:
córneo - constituído principalmente por ceratina (como os cornos dos bois e cabras); cornificado.

* Abonações:
O termo baleia é utilizado para os cetáceos da subordem Mysticeti, representada por animais de grandes dimensões, apesar de alguns odontocetos serem designados por baleias, como as baleias-de-bico, pertencentes à superfamília Ziphioidea. As barbas dos misticetos são placas córneas franjadas que se prolongam para baixo do maxilar superior. Estas barbas filtram a água a fim de obter alimento, que é principalmente constituído por plâncton.
http://baleias.no.sapo.pt/bal.html

... porque de sua mandíbula superior pendem placas córneas chamadas barbatanas, ...
http://www.geocities.com/maquaticos/brasil.htm

... são placas córneas, triangulares, franjadas nos bordos, que descem pelos lados do céu da boca e formam uma espécie de coador. A baleia alimenta-se de ...
http://www.cce.ufsc.br/~criativ/introducao7.htm

--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2006-02-27 21:19:48 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

"Placas de queratina" seria a tradução de "keratin plates", não de "horny plates".

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 19

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: é isso!
6 hrs

agree  Claudio Mazotti: prefiro esta opção...
7 hrs

agree  Vidomar: Eu também
19 hrs