KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

queen angel

Portuguese translation: Peixe-anjo real


21:31 May 29, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Zoology / Zoology
English term or phrase: queen angel
nome de um peixe.
Já agora, alguém conhece bases de dados ou glossários sobre peixes?
E blue tang, será espigão azul?
Obrigada
Rita Menezes
Portugal
Portuguese translation:Peixe-anjo real
Explanation:
Queen angel = Holacanthus ciliaris
Ver: High Resolution 6
(Holacanthus ciliaris) Queen Angelfish Housed Minolta Maxium 7000i, Ikelite
Ai Strobe, Fuji Velvia film S.Clawson Fragile Ocean Photography. ...
www.fragileocean.com/hi_res6.htm - 5k - Cached - Similar pages



Em português, Holacanthus ciliaris = peixe-anjo real. Ver: http://216.239.33.100/search?q=cache:irOpg9DOVb0C:www.scafo....


Para Blue tang encontrei na página, que indico a seguir, que eles não têm um nome em português:

http://216.239.33.100/search?q=cache:sERZZlAGNN0C:www.aquaho...

Portanto penso que poderá deixar ficar como Blue tang.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-30 03:14:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Em uma recente expedição ao remoto Arquipélago de São Pedro e São Paulo, distante cerca de 1000 km da costa do Rio Grande do Norte, Mindú fez uma série de fotografias inéditas das variações cromáticas do Peixe Anjo Real (Holacanthus ciliaris), somente lá naquele Arquipélago os Peixes Anjos exibem estes padrões de coloração. Estas fotos ilustraram um artigo científico publicado pelos pesquisadores do Projeto Peixes Recifais na internacionalmente reconhecida revista científica inglesa “Journal of Biogeography”. Foi a primeira vez que as fotos desta variação do Peixe Anjo Real foram publicadas no meio científico e de quebra, as fotografias do Mindú foram até capa desta edição do “Journal of Biogeography”.

Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Obrigada pela ajuda
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Holacanthus ciliaris ou Peixe-anjo-rainha
Paulo Celestino Guimaraes
5Peixe—anjo rainha
Theodore Fink
4Peixe-anjo realAntónio Ribeiro


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Peixe—anjo rainha


Explanation:
According to my dictionary, “Angel—fish” can be Peixe—anjo, cacao—anjo, esquatina or acará—bandeira.

One of these might actually be the “Angel Queen “. But if I were translating this I would put “Peixe—anjo rainha”


Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Peixe-anjo real


Explanation:
Queen angel = Holacanthus ciliaris
Ver: High Resolution 6
(Holacanthus ciliaris) Queen Angelfish Housed Minolta Maxium 7000i, Ikelite
Ai Strobe, Fuji Velvia film S.Clawson Fragile Ocean Photography. ...
www.fragileocean.com/hi_res6.htm - 5k - Cached - Similar pages



Em português, Holacanthus ciliaris = peixe-anjo real. Ver: http://216.239.33.100/search?q=cache:irOpg9DOVb0C:www.scafo....


Para Blue tang encontrei na página, que indico a seguir, que eles não têm um nome em português:

http://216.239.33.100/search?q=cache:sERZZlAGNN0C:www.aquaho...

Portanto penso que poderá deixar ficar como Blue tang.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-30 03:14:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Em uma recente expedição ao remoto Arquipélago de São Pedro e São Paulo, distante cerca de 1000 km da costa do Rio Grande do Norte, Mindú fez uma série de fotografias inéditas das variações cromáticas do Peixe Anjo Real (Holacanthus ciliaris), somente lá naquele Arquipélago os Peixes Anjos exibem estes padrões de coloração. Estas fotos ilustraram um artigo científico publicado pelos pesquisadores do Projeto Peixes Recifais na internacionalmente reconhecida revista científica inglesa “Journal of Biogeography”. Foi a primeira vez que as fotos desta variação do Peixe Anjo Real foram publicadas no meio científico e de quebra, as fotografias do Mindú foram até capa desta edição do “Journal of Biogeography”.



António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39
Grading comment
Obrigada pela ajuda

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Holacanthus ciliaris ou Peixe-anjo-rainha


Explanation:
Ciliaris( Holacanthus ciliaris): Conhecido também por "Peixe-anjo-rainha", pois ao tornar-se adulto permanece apenas com uma roda azul na cabeça e corpo amarelo.É um peixe belíssimo, vítima de inúmeros aquaristas que não conhecem as exigências deste animal.
Agressivo com outros peixes-anjos, não deve ser colocado na inicialização do aquário.Alimente-o com bastante algas.Atinge até 25cm.

Blue tang: PARACANTURO - Paracanthurus hepatus

REF:http://216.239.51.100/search?q=cache:MTY6lNP_BUcC:www.labcon...
http://216.239.51.100/search?q=cache:MCuzJthizOQC:www.aquari...



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-29 23:56:38 (GMT)
--------------------------------------------------

O site AquaBrasil traz um sem-número de informações sobre peixes...

End: http://www.geocities.com/aquabrasil/index2.html


    www.aquarismobrasileiro.com.br/html/ aquarios/peixes_salgada_anjos.htm
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Costa
11 hrs
  -> Obrigado