KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

click beetle

Portuguese translation: barata de estalo, elaterídeo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:click beetle
Portuguese translation:barata de estalo, elaterídeo
Entered by: Henrique Serra

05:35 Oct 27, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Zoology / beetle family
English term or phrase: click beetle
gostaria de saber o nome vulgar brasileiro desta família de besouros (Elateridae). Alguns sites dão como besouro-saltador, mas na Wikipedia e no dic. Houaiss o besouro-saltador é de outra família.

alguém sabe?
obrigado e abraço,
Rafael

pág. na wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Click_beetle
Rafael Mantovani
Germany
barata de estalo
Explanation:
Os elaterídeos são chamados em geral de baratas de estalo, embora não sejam baratas (assim como as moscas brancas não são moscas, mas homópteros).

O estalo é produzido pelo encaixe do espinho prosternal em um sulco no mesosterno.

O Manual de Entomologia Agrícola informa ainda que os elaterídeos, na fase larval, são chamados de "larva-arame", pois seu corpo é bem quitinizado e alongado.

Se você já viu um pirilampo (aquele bichinho que muita gente chama incorretamente de vagalume), ele também pertence à família Elateridae. Porém, suas manchas luminosas encontram-se no pronoto, não nos últimos segmentos abdominais como nos verdadeiros vagalumes (família Lampyridae).

Há boas informações sobre Elateridae (em português) no livro "Introdução ao Estudo dos Insetos", de Borror & DeLong, página 237 (em português).

Minha página de entomologia na Internet tinha alguma coisa sobre eles, mas eu acabei retirando o arquivo doc do servidor (2,5 Mb). Se quiser recebê-lo em particular, basta informar seu e-mail.

http://www.ufmt.br/famev/ento/

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2007-10-27 11:09:45 GMT)
--------------------------------------------------

Só mais uma coisinha: se você chamá-los de "elaterídeos", vai estar absolutamente correto também.

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2007-10-27 11:11:35 GMT)
--------------------------------------------------

Em tempo: nem todo elaterídeo é pirilampo, mas todo pirilampo é elaterídeo.
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
acho que é isso mesmo, obrigado!

abraço
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1barata de estalo
Henrique Serra
3besouro tec-tec
Christiane Jost


  

Answers


5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
barata de estalo


Explanation:
Os elaterídeos são chamados em geral de baratas de estalo, embora não sejam baratas (assim como as moscas brancas não são moscas, mas homópteros).

O estalo é produzido pelo encaixe do espinho prosternal em um sulco no mesosterno.

O Manual de Entomologia Agrícola informa ainda que os elaterídeos, na fase larval, são chamados de "larva-arame", pois seu corpo é bem quitinizado e alongado.

Se você já viu um pirilampo (aquele bichinho que muita gente chama incorretamente de vagalume), ele também pertence à família Elateridae. Porém, suas manchas luminosas encontram-se no pronoto, não nos últimos segmentos abdominais como nos verdadeiros vagalumes (família Lampyridae).

Há boas informações sobre Elateridae (em português) no livro "Introdução ao Estudo dos Insetos", de Borror & DeLong, página 237 (em português).

Minha página de entomologia na Internet tinha alguma coisa sobre eles, mas eu acabei retirando o arquivo doc do servidor (2,5 Mb). Se quiser recebê-lo em particular, basta informar seu e-mail.

http://www.ufmt.br/famev/ento/

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2007-10-27 11:09:45 GMT)
--------------------------------------------------

Só mais uma coisinha: se você chamá-los de "elaterídeos", vai estar absolutamente correto também.

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2007-10-27 11:11:35 GMT)
--------------------------------------------------

Em tempo: nem todo elaterídeo é pirilampo, mas todo pirilampo é elaterídeo.

Henrique Serra
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
acho que é isso mesmo, obrigado!

abraço

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> obrigado, rhandler

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
besouro tec-tec


Explanation:
Também encontrei este termo: besouro tec-tec, bem como bicho-arame, como o Henrique citou. Mas, como a biologia não é a minha área, não posso jurar que está correto.

Os vaga-lumes são besouros e podem ser classificados em três famílias: os lampirídeos, ou pisca-pisca, que têm estágio larval de cerca de um ano, no qual se alimentam de caramujos, e fase adulta, que dura apenas um mês; os elaterídeos, conhecidos como besouros tec-tec, cuja larva, que se alimenta de insetos, dura até dois anos, e o adulto até dois meses; e os fengodídeos ou larvas trenzinho, que são os vaga-lumes mais raros.

http://www.unesp.br/aci/jornal/191/biociencias.php

Christiane Jost
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese