KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

Moses sole (fish species)

Portuguese translation: solha de Moisés


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Moses sole (fish species)
Portuguese translation:solha de Moisés
Entered by: Rafael Mantovani

01:33 Jul 12, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Zoology
English term or phrase: Moses sole (fish species)
espécie Pardachirus marmoratus, literalmente é a "solha moisés", um peixe encontrado no mar Vermelho.

http://en.wikipedia.org/wiki/Moses_sole

será que tem um nome popular em português? não encontrei nenhum indício

obrigado a quem tiver alguma informação
Rafael Mantovani
Germany
solha de Moisés - solha sem barbatana - etc...
Explanation:
Sug.

so.lha
(ô) sf (lat solea) Ictiol 1 Nome comum a vários peixes pleuronectídeos que incluem algumas espécies marinhas muito apreciadas como alimento. 2 Peixe pleuronectídeo de rio (Pleuronectos flexus), semelhante ao linguado. 3 ....

- finless : sem barbatana

- Pardachirus marmoratus ( Finless Sole, Garden Sole, Moses Sole, Speckled Sole): Physical Description, ...
zipcodezoo.com/Animals/P/Pardachirus_marmoratus.asp - 42k

- The defense secretion of Moses sole (Pardachirus marmoratus), the fish known to repel sharks, contains lipophilic ichthyotoxins in addition to pardaxin, ...
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3201487
- Da família dos peixes espalmados – linguados, pregados e afins – a solha é um peixe de carne branca, macia e húmida e de sabor delicado. ...
www.vaqueiro.pt/glossarios/ingredientes_detail.aspx?id=258 - 23k
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
obrigado a Marcos, rhandler, teresa e todos que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2linguado Moisésrhandler
4 +1solha de Moisés - solha sem barbatana - etc...
Marcos Antonio
4língua-de-leite
Teresa Borges


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
moses sole (fish species)
linguado Moisés


Explanation:
Sole = solha = linguado (veja o que diz o Houaiss:
Solha
3 (sXVII) Rubrica: ictiologia.
m.q. linguado ('designação comum')

Veja o que eu encontrei:

Curiosidades Zoológicas
Apesar de não possuir inimigos naturais, o tubarão não consegue atacar um peixe chamado linguado Moisés. Esse peixe libera uma substância repelente que ...
www.angelfire.com/ns/bondedomr/curiosidades_zoologicas.htm


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 29

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses
15 hrs
  -> Obrigado, Maria, bom fim de semana! Parece que eu encontrei o único exemplo em português para a sugestão apresentada.

agree  IaraFino
1 day17 hrs
  -> Obrigado, IaraFino, bom domingo!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
moses sole (fish species)
língua-de-leite


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Também conhecido por " finless sole", "garden sole", "speckled sole"...


    Reference: http://www.fzi.uni-freiburg.de/VertebratesMOC/checklist.pdf
    Reference: http://www.fishbase.org/Country/CountrySpeciesSummary.cfm?c_...
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 19

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
moses sole (fish species)
solha de Moisés - solha sem barbatana - etc...


Explanation:
Sug.

so.lha
(ô) sf (lat solea) Ictiol 1 Nome comum a vários peixes pleuronectídeos que incluem algumas espécies marinhas muito apreciadas como alimento. 2 Peixe pleuronectídeo de rio (Pleuronectos flexus), semelhante ao linguado. 3 ....

- finless : sem barbatana

- Pardachirus marmoratus ( Finless Sole, Garden Sole, Moses Sole, Speckled Sole): Physical Description, ...
zipcodezoo.com/Animals/P/Pardachirus_marmoratus.asp - 42k

- The defense secretion of Moses sole (Pardachirus marmoratus), the fish known to repel sharks, contains lipophilic ichthyotoxins in addition to pardaxin, ...
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3201487
- Da família dos peixes espalmados – linguados, pregados e afins – a solha é um peixe de carne branca, macia e húmida e de sabor delicado. ...
www.vaqueiro.pt/glossarios/ingredientes_detail.aspx?id=258 - 23k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
obrigado a Marcos, rhandler, teresa e todos que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida: concordo
1 hr