ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » French to Portuguese » Aerospace / Aviation / Space

balise de détresse

Portuguese translation: Rádio-balizas marítimas de emergência para sinalização de posição (EPIRB)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:balise de détresse
Portuguese translation:Rádio-balizas marítimas de emergência para sinalização de posição (EPIRB)
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

16:15 Feb 18, 2006
French to Portuguese translations [PRO]
Aerospace / Aviation / Space
French term or phrase: balise de détresse
baliza de socorro? de urgência ?

il n'ya pas de contexte.
Deoceli MENDES
Rádio-balizas marítimas de emergência para sinalização de posição (EPIRB)
Explanation:
EPIRB (termo internacionalmente reconhecido)
http://www.edinfor.pt/anc/ancdicio-fra.html

Emergency position-indicating rescue beacon

Emergency position-indicating rescue beacons (EPIRB), also called Emergency Locator Transmitter (ELT) or Personal Locator Beacon, are small radio transmitters that some satellites and search and rescue aircraft can use to locate people, boats and aircraft needing rescue. They are a component of the Global Maritime Distress Safety System

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:16:10 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] Arte Naval - cap. 17Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
Number) é utilizado Em radiobalizas (EPIRB) E Em equipamentos digitais DE. comunicações dotados DE chamada seletiva Digital (DSC) para identificação dos ...
www.termo.furg.br/ArteNaval/ MF/arte%20naval%20-%20cap.%2017.pdf - Resultado suplementar

PDF] DECISÃO DA COMISSÃO de 29 de Agosto de 2005Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Certas balizas de localização, as radiobalizas marítimas de. emergência para sinalização de posição (EPIRB) que ope- ...
www.europa.eu.int/eur-lex/lex/LexUriServ/ site/pt/oj/2005/l_225/l_22520050831pt00280028.pdf



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:16:10 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] Arte Naval - cap. 17Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
Number) é utilizado Em radiobalizas (EPIRB) E Em equipamentos digitais DE. comunicações dotados DE chamada seletiva Digital (DSC) para identificação dos ...
www.termo.furg.br/ArteNaval/ MF/arte%20naval%20-%20cap.%2017.pdf - Resultado suplementar

PDF] DECISÃO DA COMISSÃO de 29 de Agosto de 2005Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Certas balizas de localização, as radiobalizas marítimas de. emergência para sinalização de posição (EPIRB) que ope- ...
www.europa.eu.int/eur-lex/lex/LexUriServ/ site/pt/oj/2005/l_225/l_22520050831pt00280028.pdf



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:32:57 GMT)
--------------------------------------------------

Repito para quem não leu...:

...THAT SOME SATELLITES AND SEARCH AND RESCUE AIRCRAFT CAN USE TO LOCATE PEOPLE....

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:50:27 GMT)
--------------------------------------------------

Repito para quem não leu...:

...THAT SOME SATELLITES AND SEARCH AND RESCUE AIRCRAFT CAN USE TO LOCATE PEOPLE....
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Rádio-balizas marítimas de emergência para sinalização de posição (EPIRB)
María Leonor Acevedo-Miranda
4radio-balisa de emergência
Mauro Lando
4 -1luz de emergência
Clauwolf
1radiobaliza de perigo
bezowski


  

Answers


27 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
balise de détresse
radiobaliza de perigo


Explanation:
balise de détresse = radiobalise de détresse
(EN) distress beacon
(PT) radiobaliza de perigo
»» émetteur radio portatif permettant notamment à des rescapés d'un naufrage ou d'un accident d'avion de faciliter leur localisation par les sauveteurs

--------------------------------------------------
Note added at 50 mins (2006-02-18 17:05:25 GMT)
--------------------------------------------------

OU:
radiobalizas de localização de sinistros por satélite (EPIRB por satélite)
esse termo encontrei na legislação portuguesa in:
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LN_5249_1_0002.htm
http://www.icp.pt/template20.jsp?categoryId=2420&contentId=1...

bezowski
Poland
Native speaker of: Native in PolishPolish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: A 2ª referência JÁ ESTAVA INCLUÍDA NA MINHA SUGESTÃO...
27 mins

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
balise de détresse
luz de emergência


Explanation:
:)
balise n. f.
Équivalent(s) English runway light




Sous-entrée(s) :
quasi-synonyme(s)
feu de piste n. m.
feu de balisage n. m.



--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2006-02-18 16:22:31 GMT)
--------------------------------------------------

détresse n. f.
terme normalisé par un organisme international Équivalent(s) English emergency



--------------------------------------------------
Note added at 58 mins (2006-02-18 17:14:16 GMT)
--------------------------------------------------

Cuidado, não há nada na outra resposta em francês, muito estranho...

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: Não se trata de uma luz mas sim de um localizador por satélite.
47 mins
  -> então salve-se quem puder!

42 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
balise de détresse
Rádio-balizas marítimas de emergência para sinalização de posição (EPIRB)


Explanation:
EPIRB (termo internacionalmente reconhecido)
http://www.edinfor.pt/anc/ancdicio-fra.html

Emergency position-indicating rescue beacon

Emergency position-indicating rescue beacons (EPIRB), also called Emergency Locator Transmitter (ELT) or Personal Locator Beacon, are small radio transmitters that some satellites and search and rescue aircraft can use to locate people, boats and aircraft needing rescue. They are a component of the Global Maritime Distress Safety System

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:16:10 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] Arte Naval - cap. 17Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
Number) é utilizado Em radiobalizas (EPIRB) E Em equipamentos digitais DE. comunicações dotados DE chamada seletiva Digital (DSC) para identificação dos ...
www.termo.furg.br/ArteNaval/ MF/arte%20naval%20-%20cap.%2017.pdf - Resultado suplementar

PDF] DECISÃO DA COMISSÃO de 29 de Agosto de 2005Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Certas balizas de localização, as radiobalizas marítimas de. emergência para sinalização de posição (EPIRB) que ope- ...
www.europa.eu.int/eur-lex/lex/LexUriServ/ site/pt/oj/2005/l_225/l_22520050831pt00280028.pdf



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:16:10 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] Arte Naval - cap. 17Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
Number) é utilizado Em radiobalizas (EPIRB) E Em equipamentos digitais DE. comunicações dotados DE chamada seletiva Digital (DSC) para identificação dos ...
www.termo.furg.br/ArteNaval/ MF/arte%20naval%20-%20cap.%2017.pdf - Resultado suplementar

PDF] DECISÃO DA COMISSÃO de 29 de Agosto de 2005Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Certas balizas de localização, as radiobalizas marítimas de. emergência para sinalização de posição (EPIRB) que ope- ...
www.europa.eu.int/eur-lex/lex/LexUriServ/ site/pt/oj/2005/l_225/l_22520050831pt00280028.pdf



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:32:57 GMT)
--------------------------------------------------

Repito para quem não leu...:

...THAT SOME SATELLITES AND SEARCH AND RESCUE AIRCRAFT CAN USE TO LOCATE PEOPLE....

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-18 17:50:27 GMT)
--------------------------------------------------

Repito para quem não leu...:

...THAT SOME SATELLITES AND SEARCH AND RESCUE AIRCRAFT CAN USE TO LOCATE PEOPLE....

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  bezowski: Aerospace / Aviation / Space = ??? Marítimas???
24 mins
  -> É isso mesmo que leu. Os barcos são localizados PELOS AVIÕES. Quando não souber, não afirme !

agree  Elisabete Cunha
1 hr
  -> Obrigada Elisabete

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
balise de détresse
radio-balisa de emergência


Explanation:
Uma radio-balisa nao é de uso exclusivamente maritimo: a tradução da colega é da area de aeronautica, porisso acho preferivel a definição mais curta. Veja o site abaixo de um fabricante de radio-balisas para aviação.


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2006-02-18 19:00:09 GMT)
--------------------------------------------------

perdoem a ortografia, é com Z de Zorro !


    Reference: http://www.bayo.com/aviation/index.php?SSFamille=40010
Mauro Lando
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese