KudoZ home » French to Portuguese » Aerospace / Aviation / Space

Remise de gaz

Portuguese translation: arremetida


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:Remise de gaz
Portuguese translation:arremetida
Entered by: Deoceli MENDES

16:45 Apr 8, 2008
French to Portuguese translations [Non-PRO]
Aerospace / Aviation / Space
French term or phrase: Remise de gaz
Sou professor de PLE para a Air France, e um grande admirador desta arte que é a de traduzir.
Num jogo de papéis em sala de aula, um dos estagiários levantou uma questão, a título de curiosidade, a respeito de um termo técnico para o qual não pude fornecer o correspondente em português.
Por favor, qual seria a melhor tradução para "remise de gaz" (procédure qu’un pilote suit lorsqu’il décide d’interrompre une approche ou un atterrissage), pois procurei em toda parte sem nenhum resultado. Pensei em “ reaceleração ”, visto que era o termo mais próximo, mas não tinha certeza, e prometi pesquisar. Poderiam, por favor, vir a meu socorro.
Muito obrigado pela resposta, e desejo uma excelente continuação a todos vocês.
Klébio SOARES
arremetida
Explanation:
Achei o termo que procurava.
Diz-se "arremeter o avião"
veja sobre o acidente com o avião da TAM:
"A arremetida era uma opção. Mas não houve tentativa de arremeter o avião", garantiu o brigadeiro, que ponderou que um piloto precisa estar muito bem ...
ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/03/25/aviao_da_tam_que_matou_199_pessoas_nao_tentou_arremeter_diz_che... - 19k -

Selected response from:

Deoceli MENDES
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5arremetidaDeoceli MENDES
4aproximação e volta de pista
Teresa Borges


Discussion entries: 1





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aproximação e volta de pista


Explanation:
Na gíria diz-se "borregar"...

Example sentence(s):
  • O piloto meteu motor para "borregar" mas a aeronave não ganhou altitude
  • Em virtude de a pista estar escorregadia, o avião tentou borregar, mas como tinha pouca velocidade não houve resistência suficiente do ar para subir.

    Reference: http://moptc.pt/tempfiles/20060704170901moptc.pdf
    Reference: http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20080218183053moptc.pdf
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 6

2 days36 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
arremetida


Explanation:
Achei o termo que procurava.
Diz-se "arremeter o avião"
veja sobre o acidente com o avião da TAM:
"A arremetida era uma opção. Mas não houve tentativa de arremeter o avião", garantiu o brigadeiro, que ponderou que um piloto precisa estar muito bem ...
ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/03/25/aviao_da_tam_que_matou_199_pessoas_nao_tentou_arremeter_diz_che... - 19k -



Deoceli MENDES
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese