ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » French to Portuguese » Architecture

portes-fenêtres

Portuguese translation: Porta / janela de sacada

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:portes-fenêtres
Portuguese translation:Porta / janela de sacada
Entered by: Ivana de Sousa Santos

15:34 Feb 29, 2004
French to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Architecture
French term or phrase: portes-fenêtres
Trata-se de uma sala com grandes "porte-fenêtres".

Encontrei no dic. FR-PT "porta de sacada, janela de sacada". Eu sei que se utilizam os dois termos "portas de sacadas" e "janelas de sacada". A minha dúvida é como devo traduzir aqui: utilizo os dois termos - portas e janelas - ou só um deles? O termo em francês é que me faz um bocado de confusão.
Ivana de Sousa Santos
Portugal
janela de sacada / porta-janela
Explanation:
É o mais usado (62 hits, contra apenas 4 para porta de sacada), embora você também pudesse usar "porta-janela" (que recomendo), como nestes exemplos:

Folha Online - Classificados - Alô Negócios - Alô Negócios ...
... Clique para adicionar a minha seleção, PORTA-JANELA (2) - com vidros fumê, R$ 500,00. Aceito troca. (41) 272-3177. n (publicado em: 13/02/2004). ...
classificados.folha.uol.com.br/folha/classificados/alo_negocios/ alo_negocios/materiais_para_construcao/?pg=2

Arquitextos - Periódico mensal de textos de arquitetura
... Na planta do segundo andar temos um balcão no centro, com sua porta janela coroada por uma cornija neoclássica, tendo aos lados duas portas-janelas coroadas ...
www.vitruvius.com.br/arquitextos/ arq000/bases/texto145.asp

Parque da Floresta
... Dois quartos com cama de casal e casa de banho privativa e, mais dois quartos com 2 camas individuais cada. Todas as divisões têm porta-janela para o jardim. ...
www.algarve-web.com/pdf/holiday/belavistapor.htm

Chácara em Eldorado
... suítes. CASA DE HÓSPEDE. sala de visita com porta-janela abrindo
para a piscina; sala de jantar com armários embutidos na parede; ...
www.mauritania.com.br/Chácara_em_eldorado.htm

Paris Lumière | Conheça Paris
... XVII. N° 95, a porta-janela turqueza serve de brazão à uma marcenaria de arte, ali desde 1882. N° 100, característico prédio pós-haussmaniano. ...
www.parislumiere.com.br/conheca/ roteiros_cantinhos.html

Blocos com Esquadrias - Pg 2 - cadblocos.arq.br
... CADblocos - cadblocos.arq.br
Blocos com portas, janelas, basculante, veneziana, porta-janela e outros ...
www.cadblocos.arq.br/esquadrias2.html


Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4janela de sacada / porta-janelarhandler
5porta francesaMarsa


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
janela de sacada / porta-janela


Explanation:
É o mais usado (62 hits, contra apenas 4 para porta de sacada), embora você também pudesse usar "porta-janela" (que recomendo), como nestes exemplos:

Folha Online - Classificados - Alô Negócios - Alô Negócios ...
... Clique para adicionar a minha seleção, PORTA-JANELA (2) - com vidros fumê, R$ 500,00. Aceito troca. (41) 272-3177. n (publicado em: 13/02/2004). ...
classificados.folha.uol.com.br/folha/classificados/alo_negocios/ alo_negocios/materiais_para_construcao/?pg=2

Arquitextos - Periódico mensal de textos de arquitetura
... Na planta do segundo andar temos um balcão no centro, com sua porta janela coroada por uma cornija neoclássica, tendo aos lados duas portas-janelas coroadas ...
www.vitruvius.com.br/arquitextos/ arq000/bases/texto145.asp

Parque da Floresta
... Dois quartos com cama de casal e casa de banho privativa e, mais dois quartos com 2 camas individuais cada. Todas as divisões têm porta-janela para o jardim. ...
www.algarve-web.com/pdf/holiday/belavistapor.htm

Chácara em Eldorado
... suítes. CASA DE HÓSPEDE. sala de visita com porta-janela abrindo
para a piscina; sala de jantar com armários embutidos na parede; ...
www.mauritania.com.br/Chácara_em_eldorado.htm

Paris Lumière | Conheça Paris
... XVII. N° 95, a porta-janela turqueza serve de brazão à uma marcenaria de arte, ali desde 1882. N° 100, característico prédio pós-haussmaniano. ...
www.parislumiere.com.br/conheca/ roteiros_cantinhos.html

Blocos com Esquadrias - Pg 2 - cadblocos.arq.br
... CADblocos - cadblocos.arq.br
Blocos com portas, janelas, basculante, veneziana, porta-janela e outros ...
www.cadblocos.arq.br/esquadrias2.html




rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Concetta Cuppari
4 mins
  -> Grazzie, Concetta

agree  Joao Vieira
6 hrs
  -> Obrigado, João

agree  Deolindo
8 hrs
  -> Obrigado, Deolindo

agree  Henrique Magalhaes
19 hrs
  -> Obrigado, Henrique

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
porta francesa


Explanation:
Também são conhecidas por portas francesas.

Marsa
Portugal