KudoZ home » French to Portuguese » Construction / Civil Engineering

dôme (s) de désenfumage

Portuguese translation: alçapão/clarabóia de extração de fumaça


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:dôme (s) de désenfumage
Portuguese translation:alçapão/clarabóia de extração de fumaça
Entered by: Olabonjour

13:13 Feb 2, 2009
French to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / proteção contra incêndio
French term or phrase: dôme (s) de désenfumage
A frase onde ocorre:

"Les fumées seront évacuées par des dômes de désenfumage dont la surface représente 2% de la surface totale et dont l’ouverture sera asservie à la détection incendie (automatique et manuelle)"

Um link: http://www.camibat.fr/

Em português do Brasil, please.
Tks
Mariclara Barros
Brazil
alçapão de extração de fumaça
Explanation:
Em português de PT: calarabóia de desenfumagem

Vejam explicação do alaçapão brasileiro, com imagens.
Selected response from:

Olabonjour
Grading comment
Ou "clarabóia de extração [de fumaça]", segundo uma breve (íssima) pesquisa q andei fazendo.
Apesar de já ter terminado a tradução há um tempinho, fico com a sua resposta por ser a que tem mais a ver com o que eu procurava.
Obrigada

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5alçapão de extração de fumaçaOlabonjour
4clarabóia/cúpula de desenfumagem
Artur Jorge Martins
4capela (s) de exaustãorhandler


Discussion entries: 3





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
capela (s) de exaustão


Explanation:
Veja estes exemplos:

Capelas
Produtos -> Capela de exaustão de gases, vapores, fumaça, névoa, particuladose e pó -> O que é uma capela de exaustão de gases ? ...
www.capelas.com.br/produtos/capela_exaustao/o_que_e_uma_cap...

NEWS LETEER
Visão da Capela de Exaustão onde o acidente aconteceu. ... 2000 pés/quadrado) rapidamente foi tomado com fumaça preta, espessa e ardente. ...
www.designslaboratorio.com.br/htms/boletim_inf/boletim10_li...

Jornal Brasileiro de Pneumologia -
CONCLUSÕES: Estes achados sugerem que a fumaça de cigarro induz enfisema com uma .... Todo o procedimento foi realizado dentro de uma capela de exaustão. ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132...

[PDF] Manual de seguranca em laboratorios
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Utilize a capela de exaustão sempre que necessário. ..... vítima não deve ser removida do local do acidente a menos que vapores, fumaça ou ...
www.uniguacu.edu.br/downloads/manuais/manual_seguranca_labo...

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2009-02-02 13:44:51 GMT)
--------------------------------------------------

Não se guie apenas pelas imagens. Visite alguns sites de fabricantes, como estes:

Camibat dome de désenfumage
Camibat à Bailleul (Nord) installe et met en conformité vos domes de desenfumage.
www.camibat.fr/plus-dome-desenfumage.php

[PDF] Dossier de consultation
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
1 dôme de désenfumage, déclenchement électrique et D.A.D. ... Bâtiment B dans cage d’escaliers sous-sol, 1 dôme de désenfumage, déclenchement tirez-lâchez, ...
www.ophcannes.net/extraits_contrats/Maintenance_Desenfumage...



rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 203
Notes to answerer
Asker: Coincidência... Acabei de fazer uma pergunta diretamente a você.

Asker: Olha, pelo que eu vi nas imagens do Google não é capela de exaustão, pois o "dôme" fica no telhado: é uma janela no telhado para saída de fumaça.

Asker: É, eu já tinha visitado o site da camibat. Veja: eu tinha colocado como referência na minha questão (ver acima). Mesmo assim, obrigada, inclusive pela indicação do outro site.


1 day9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
clarabóia/cúpula de desenfumagem


Explanation:
Sugestão. Ver ligações.

http://www.obl.pt/page4.html

http://www.petaproj.pt/pdfs/rgscie_desenfumagem.pdf

Artur Jorge Martins
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

17 days   confidence: Answerer confidence 5/5
alçapão de extração de fumaça


Explanation:
Em português de PT: calarabóia de desenfumagem

Vejam explicação do alaçapão brasileiro, com imagens.


    Reference: http://www.monitron.com.br/arquivos%20pdf/Fuma%E7a_IT15.PDF
    Reference: http://www.petaproj.pt/desenf_exutores.html
Olabonjour
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 8
Grading comment
Ou "clarabóia de extração [de fumaça]", segundo uma breve (íssima) pesquisa q andei fazendo.
Apesar de já ter terminado a tradução há um tempinho, fico com a sua resposta por ser a que tem mais a ver com o que eu procurava.
Obrigada