KudoZ home » French to Portuguese » Engineering: Industrial

mandrin de tour

Portuguese translation: mandril de torno


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:mandrin de tour
Portuguese translation:mandril de torno
Entered by: rhandler

18:19 Apr 27, 2008
French to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering: Industrial / outillage
French term or phrase: mandrin de tour
La vitesse n°6 est utilisée pour fixer la RPM de l’axe A lorsqu’il est utilisé comme mandrin de tour.
Nathalie Tomaz
France
mandril de torno
Explanation:
Mandril é a peça que suporta a peça a ser torneada, que a prende ao eixo giratório do torno. Veja como o dicionário Houaiss define "mandril", nesse contexto:

Rubrica: engenharia mecânica.
peça que, numa máquina-ferramenta, segura por compressão a ferramenta a ser utilizada ou a peça a ser trabalhada

Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5bucha de torno
Maria Meneses
4mandril de tornorhandler
4broca (de torno)
Teresa Borges
3mordente de torno
Martine COTTARD


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mordente de torno


Explanation:
Talvez...

Martine COTTARD
Portugal
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 24

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
broca (de torno)


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Tb. mandril para torno (ver IATE)

Example sentence(s):
  • A ferramenta utilizada no processo chama-se broca. A broca é dotada de um movimento de rotação contínuo e de um movimento rectilíneo de avanço segundo o eixo de perfuração.
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mandril de torno


Explanation:
Mandril é a peça que suporta a peça a ser torneada, que a prende ao eixo giratório do torno. Veja como o dicionário Houaiss define "mandril", nesse contexto:

Rubrica: engenharia mecânica.
peça que, numa máquina-ferramenta, segura por compressão a ferramenta a ser utilizada ou a peça a ser trabalhada



rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
bucha de torno


Explanation:
peça metálica cilíndrica e oca em que giram as extremidades das rodas para evitar que a madeira se desgaste

Maria Meneses
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3