KudoZ home » French to Portuguese » Finance (general)

carte bleue

Portuguese translation: Carte bleue


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:carte bleue
Portuguese translation:Carte bleue
Entered by: Mariana Moreira

15:40 May 23, 2005
French to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
French term or phrase: carte bleue
Qual o equivalente em português?

"La Carte Bleue est une carte bancaire de paiement qui propose des services bancaires, des services d'assistance et des services d'assurance."
Ivana de Sousa Santos
Portugal
Carte bleu
Explanation:
Não se traduz, uma vez que se trata de uma marca tal como a Visa ou a Mastercard.

Ex.:
En 1983, année de la signature de l'accord d'Helsinki, le nombre de commerçants acceptant la carte bleue était de 217 000.

Em 1983, ano da assinatura do acordo de Helsínquia, o número de comerciantes que aceitavam a Carte bleu era de 217 000.

Fonte: Décision de la Commission, du 25 mars 1992, relative à une procédure d'application de l'article 85 du traité CEE (IV/30.717-A - Eurochèque: accord d'Helsinki)

A empresa é responsável pela monitorização da audiência de sites Internet ou Intranel de instituições como o BNP Paribas, Société Générale, Banque Populaire, Bred, Natexis, Crédit du Nord, Banque de Bretagne, Fédération Française Bancaire, Fortuneo, Carte Bleue, Aon France, Cetelem, 123 Crédit, Médiatis, Crédit Lyonnais, etc...
Pagamento a crédito Visa, VisaElectron, MBnet, MasterCard, EuroCard e Carte Bleue. Serviço seguro fornecido pela Easy-PS da Alliance SA Suiça ;; Envio à ...


--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2005-05-23 16:01:25 GMT)
--------------------------------------------------

\"bleue\" naturalmente:)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigada pelas sugestões.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6Carte bleu
Mariana Moreira
5cartão multibanco / carte bleue
Joana Simão


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
Carte bleu


Explanation:
Não se traduz, uma vez que se trata de uma marca tal como a Visa ou a Mastercard.

Ex.:
En 1983, année de la signature de l'accord d'Helsinki, le nombre de commerçants acceptant la carte bleue était de 217 000.

Em 1983, ano da assinatura do acordo de Helsínquia, o número de comerciantes que aceitavam a Carte bleu era de 217 000.

Fonte: Décision de la Commission, du 25 mars 1992, relative à une procédure d'application de l'article 85 du traité CEE (IV/30.717-A - Eurochèque: accord d'Helsinki)

A empresa é responsável pela monitorização da audiência de sites Internet ou Intranel de instituições como o BNP Paribas, Société Générale, Banque Populaire, Bred, Natexis, Crédit du Nord, Banque de Bretagne, Fédération Française Bancaire, Fortuneo, Carte Bleue, Aon France, Cetelem, 123 Crédit, Médiatis, Crédit Lyonnais, etc...
Pagamento a crédito Visa, VisaElectron, MBnet, MasterCard, EuroCard e Carte Bleue. Serviço seguro fornecido pela Easy-PS da Alliance SA Suiça ;; Envio à ...


--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2005-05-23 16:01:25 GMT)
--------------------------------------------------

\"bleue\" naturalmente:)


    www.marktest.pt/default. asp?c=1111&n=1286&f=1000
    Reference: http://www.marktest.pt/noticias/default.asp?c=1111&n=1286
Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31
Grading comment
Obrigada pelas sugestões.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joana Simão
15 mins
  -> Obrigada, Joana

agree  Jorge Freire: Carte bleu (com a explicação em português)
36 mins
  -> Obrigada, Jorge

agree  Isabel Vidigal: concordo com o Jorge
2 hrs
  -> Obrigada, Isabel, também acho que fica mais claro

agree  Deoceli MENDES: concordo com o Jorge. Vale acrescentar que não existe "carte bleue" no Brasil, pois cada banco possui o seu cartão e a maioria possui sua marca em cartões Visa, Credicard, por ex. Real Visa, Itaucard Credicard
2 hrs
  -> Obrigada, Deoceli

agree  Elisabete Cunha
19 hrs
  -> Obrigada, Elisabete

agree  Manuela De Andrade
20 hrs
  -> Obrigada, Manuela

31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
cartão multibanco / carte bleue


Explanation:
Muitas vezes, em França (nos outros países não sei se também é assim), dizem "carte bleue" como quem diz "cartão multibanco".

PETIT ROBERT
Règlement: (...) Faire un règlement par chèque, par carte bleue.


Joana Simão
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12