KudoZ home » French to Portuguese » Journalism

assumées

Portuguese translation: comprometidas


09:05 Apr 28, 2008
French to Portuguese translations [PRO]
Journalism
French term or phrase: assumées
Contexto:
Et pourquoi ignorent-ils les clauses du traité de non-prolifération contenues dans son article VI, qui invitent les puissances nucléaires assumées à reduire, jusqu'à disparition, leur stock d'engins atomiques en annonçant un calendrier?

Não entendo muito bem se "assumées" está mais ligado às duas palavras anteriores ou se à seguinte, ou seja será "puissances nucléaires assumées" ou "assumées à reduire"?

Obrigado
José Crespo
Portuguese translation:comprometidas
Explanation:
comprometidas em reduzir..

Eu creio que é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 34 mins (2008-04-28 09:40:02 GMT)
--------------------------------------------------

OU:
potênncias nucleares que se comprometeram em reduzir.....
Selected response from:

Martine COTTARD
Portugal
Grading comment
Parece-me que esta solução é a que mais se aproxima. "que assumiram o compromisso de" talvez. Não?
Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3assumidas, supostas, presumíveis
Sandrinha
4comprometidas
Martine COTTARD
4assumidas
Teresa Borges
3integram
Rui Domingues


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
assumidas, supostas, presumíveis


Explanation:
José, na minha opinião, 'assumées' está ligado a 'puissances nucléaires' ou seja aquelas que se assumam como potências nucleares (mas podem não ser).

- as potências nucleares assumidas a reduzir...
- as presumíveis ou supostas potências nucleares...

Boa sorte!

Sandrinha
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gustavo Silva
1 hr

agree  Katarina Peters
2 hrs

agree  rhandler
4 hrs

33 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
integram


Explanation:
Penso que se refer às potências que integram esse / fazem parte desse tratado.

Rui Domingues
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

33 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
comprometidas


Explanation:
comprometidas em reduzir..

Eu creio que é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 34 mins (2008-04-28 09:40:02 GMT)
--------------------------------------------------

OU:
potênncias nucleares que se comprometeram em reduzir.....

Martine COTTARD
Portugal
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 28
Grading comment
Parece-me que esta solução é a que mais se aproxima. "que assumiram o compromisso de" talvez. Não?
Obrigado a todos.

46 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
assumidas


Language variant: PT(pt)

Explanation:
O adjectivo está ligado aos termos anteriores, isto é, às poténcias nucleares que se assumem como tal...

Example sentence(s):
  • Entre as outras potências nucleares assumidas ou presumidas (Índia, Paquistão e Israel) só os indianos ratificaram o a

    Reference: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx...
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 10