KudoZ home » French to Portuguese » Journalism

chantre

Portuguese translation: arauto, paladino


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:chantre
Portuguese translation:arauto, paladino
Entered by: Pascal Rubio

19:26 Apr 7, 2004
French to Portuguese translations [PRO]
Journalism / fotografia
French term or phrase: chantre
Encontrei "chantre" como "membro do coro / poeta lírico ou épico", mas não sei se estas traduções se adequam ao meu contexto que é:

"XXX se fait le chantre de cette école" (sendo esta escola uma escola de fotografia).

A meu ver, não fazem muito sentido as traduções encontradas. Alguma sugestão?
Ivana de Sousa Santos
Portugal
arauto
Explanation:
No larousse, chantre : Personne qui glorifie, loue qqn ou qqch.
No aurélio, arauto: Emissário, mensageiro; pregoeiro; núncio. Defensor, lutador, propugnador: José do Patrocínio foi um dos arautos da Abolição.


--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2004-04-07 20:00:30 GMT)
--------------------------------------------------

Vc pode optar por uma tradução muito menos apegada ao texto e dizer mais ou menos assim: \"XXX passa a fazer a propaganda de tal escola...\"

--------------------------------------------------
Note added at 55 mins (2004-04-07 20:22:07 GMT)
--------------------------------------------------

Vc pode optar por uma tradução muito menos apegada ao texto e dizer mais ou menos assim: \"XXX passa a fazer a propaganda de tal escola...\"
Selected response from:

Pascal Rubio
Brazil
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2arauto
Pascal Rubio
3 +3paladino; defensor
Marsel de Souza
5elogiador / panegiristarhandler


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
elogiador / panegirista


Explanation:
Tradução literal.


    Reference: http://www.babylon.com
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

36 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
paladino; defensor


Explanation:
Ivana,

Veja o texto que encontrei, a respeito do escritor africano Ahmadou Kourouma:

"Trop occupé pendant deux décennies par ses responsabilités actuarielles, ***le chantre de la libre expression*** parvint tout de même en 1990 à faire publier Monné, outrages et défis qui traite du fait colonial en Afrique."

Será que se aplica ao seu contexto?


    Reference: http://www.letogolais.com/article.html?nid=1183
Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Pascal Rubio: É isso mesmo
21 mins

agree  Henrique Magalhaes: Prefiro o 'defensor'..
50 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 hr
  -> Obrigado a todos!

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
arauto


Explanation:
No larousse, chantre : Personne qui glorifie, loue qqn ou qqch.
No aurélio, arauto: Emissário, mensageiro; pregoeiro; núncio. Defensor, lutador, propugnador: José do Patrocínio foi um dos arautos da Abolição.


--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2004-04-07 20:00:30 GMT)
--------------------------------------------------

Vc pode optar por uma tradução muito menos apegada ao texto e dizer mais ou menos assim: \"XXX passa a fazer a propaganda de tal escola...\"

--------------------------------------------------
Note added at 55 mins (2004-04-07 20:22:07 GMT)
--------------------------------------------------

Vc pode optar por uma tradução muito menos apegada ao texto e dizer mais ou menos assim: \"XXX passa a fazer a propaganda de tal escola...\"

Pascal Rubio
Brazil
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ArthurLuiz
16 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 hr