ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » French to Portuguese » Law: Contract(s)

enquêteur social

Portuguese translation: investigador social

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:enquêteur social
Portuguese translation:investigador social
Entered by: Riogirl

08:59 Jun 17, 2006
French to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s)
French term or phrase: enquêteur social
dans un jugement de divorce, comment traduire en Pt de PT ? pas "inquiridor social ni assistente social, je suppose, mais alors quoi ?
Riogirl
investigador (social)
Explanation:
Professionnel habilité (architecte, médecin, ingénieur, géomètre-expert, enquêteur social...) chargé par un juge de donner son avis technique sur des faits afin d'apporter des éclaircissements techniques sur une affaire. L'expert est inscrit sur une liste établie à la cour d'appel. Il perçoit des honoraires dont le montant définitif est fixé par le juge (sauf en matière pénale où sa rémunération est réglementée).

Não creio que exista em português essa categoria profissional

--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2006-06-17 09:42:29 GMT)
--------------------------------------------------

penso que que seja um/a Assistente Social (nomeado pelo Tribunal)

Segundo a Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), a quase totalidade dos assistentes sociais por si representados estão a trabalhar no sector público (cerca de 90%) e, mais concretamente, nos vários serviços da administração pública. No sector privado, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são as suas maiores empregadoras
www.madeira-edu.pt/dre/ges/docs/assistentesocial.doc
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
muito obrigada a todos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1investigador (social)
María Leonor Acevedo-Miranda
4inquiridor/entrevistador socialCSimao


  

Answers


39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
investigador (social)


Explanation:
Professionnel habilité (architecte, médecin, ingénieur, géomètre-expert, enquêteur social...) chargé par un juge de donner son avis technique sur des faits afin d'apporter des éclaircissements techniques sur une affaire. L'expert est inscrit sur une liste établie à la cour d'appel. Il perçoit des honoraires dont le montant définitif est fixé par le juge (sauf en matière pénale où sa rémunération est réglementée).

Não creio que exista em português essa categoria profissional

--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2006-06-17 09:42:29 GMT)
--------------------------------------------------

penso que que seja um/a Assistente Social (nomeado pelo Tribunal)

Segundo a Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), a quase totalidade dos assistentes sociais por si representados estão a trabalhar no sector público (cerca de 90%) e, mais concretamente, nos vários serviços da administração pública. No sector privado, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são as suas maiores empregadoras
www.madeira-edu.pt/dre/ges/docs/assistentesocial.doc

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 12
Grading comment
muito obrigada a todos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
3 mins
  -> Obrigada Jorge

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
inquiridor/entrevistador social


Explanation:
Uma sugestão.

Prefiro inquiridor...


Relação entre a mediação familiar e os processos judiciais... a mediação familiar mantém-se pertinente e introduz a ponderação acerca da intervenção e do papel das partes, do juiz, do advogado, do inquiridor social ...
www.dgsi.pt/bisp1.nsf/0/ 528c466bce2fe17180256e9f004dcdad?OpenDocument


o «inquérito enquanto situação social»;. - os papéis do inquirido;. - os objectivos do inquiridor;. - a influência do entrevistador. ...
www.eseb.ipbeja.pt/cursos/ ficheiro_disciplina.asp?id=DSC0016

... do Programa Operacional de Emprego, Formação Profissional e Desenvolvimento Social (POEFDS); ... Função ou cargo ocupado, INQUIRIDOR / ENTREVISTADOR ...
www.ambienteonline.pt/fotos/ bolsaempregos/1108575156CVitae_01.doc


CSimao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese