KudoZ home » French to Portuguese » Law (general)

seing privé

Portuguese translation: instrumento particular


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:seing privé
Portuguese translation:instrumento particular
Entered by: rhandler

17:45 May 16, 2005
French to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
French term or phrase: seing privé
Aux termes d’un acte sous seing privé
china
instrumento particular
Explanation:
Assim esclarece o Larousse
sous seing privé = se dit d'un acte qui n'a pas été passé devant un officier public.
Trata-se, pois, do que se denomina, em português, de instrumento particular.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2005-05-16 17:55:42 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos de Portugal:

DGRN - Sumário de Pareceres - P.82/89.RP.3
... As cooperativas de 1º grau podem constituir-se por instrumento particular,
... 2 - Sendo possível a sua constituição através de instrumento particular, ...
www.dgrn.mj.pt/pareceres/1989/601.html

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
... na Assembleia eo relato da acta certo como é que, tendo esta sido elaborada através de um mero instrumento particular, é, então, necessariamente ilegal; ...
www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/ 681d4641b6dc8d0f80256f2a002f7946?OpenDocument

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2005-05-16 17:56:27 GMT)
--------------------------------------------------

O link correcto para o segundo exemplo é:

www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/681d4641b6dc8d0f80256f2a002f7946?Ope...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5instrumento particularrhandler
5 +1Assinatura não reconhecida pelo notário
Jorge Freire
4selo / timbre privado
Henrique Magalhaes


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
seing privé
selo / timbre privado


Explanation:
Creio serem estas duas as melhores versões...

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
seing privé
instrumento particular


Explanation:
Assim esclarece o Larousse
sous seing privé = se dit d'un acte qui n'a pas été passé devant un officier public.
Trata-se, pois, do que se denomina, em português, de instrumento particular.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2005-05-16 17:55:42 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos de Portugal:

DGRN - Sumário de Pareceres - P.82/89.RP.3
... As cooperativas de 1º grau podem constituir-se por instrumento particular,
... 2 - Sendo possível a sua constituição através de instrumento particular, ...
www.dgrn.mj.pt/pareceres/1989/601.html

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
... na Assembleia eo relato da acta certo como é que, tendo esta sido elaborada através de um mero instrumento particular, é, então, necessariamente ilegal; ...
www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/ 681d4641b6dc8d0f80256f2a002f7946?OpenDocument

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2005-05-16 17:56:27 GMT)
--------------------------------------------------

O link correcto para o segundo exemplo é:

www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/681d4641b6dc8d0f80256f2a002f7946?Ope...

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 205
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Deoceli MENDES: c'est bien cela.
12 mins
  -> Merci, Deoceli

agree  Daniela Petrova
1 hr
  -> Merci, Daniela

agree  Paulo Celestino Guimaraes: voilà ;-)
1 hr
  -> Merci, Paulo ; - )

disagree  capclaudia: A expressão correcta em termos jurídicos, é documento particular, por oposição a instrumento público (escritura notarial). Não quer isto dizer que a expressão "instrumento particular" esteja incorrecta, simplesmente não é tão utilizada juridicamente.
3 hrs
  -> Engana-se a colega. Sou advogado, e asseguro-lhe que a expressão é amplamente usada. Veja o Google: 18,300 Portuguese pages for "instrumento particular" contra 960 Portuguese pages for "documento particular". Melhor revisar seus conceitos (e disagree)

agree  Clauwolf
3 hrs
  -> Obrigado, Clauwolf.

agree  Riogirl: também sou tradutora juramentada, e apesar de não conhecer TODAS as expressões, essa é a expressão correta mesmo.
12 hrs
  -> Obrigado, Magali. Sem nenhuma dúvida.

agree  HASKA
14 hrs
  -> Obrigado, HASKA

49 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
seing privé
Assinatura não reconhecida pelo notário


Explanation:


seing [sÊ]


substantivo masculino
antiquado
assinatura f.;
DIREITO
seing privé
assinatura não reconhecida;
© Porto Editora, Lda. - 2001

--------------------------------------------------
Note added at 50 mins (2005-05-16 18:36:27 GMT)
--------------------------------------------------

Neste caso, \"...termos de um acto que não ptecisa de assinatura reconhecida\"

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 54

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Almeida: :-)
13 hrs
  -> Obrigado, Sónia!