KudoZ home » French to Portuguese » Medical: Cardiology

gradient de pression

Portuguese translation: gradiente de pressão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:gradient de pression
Portuguese translation:gradiente de pressão
Entered by: Maria Luisa Duarte

20:49 Jul 1, 2002
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Cardiology / cardiologie
French term or phrase: gradient de pression
cardiologie
duclos
gradiente de pressão
Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-01 21:12:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Embolia paradoxal

Embolia paradoxal ocorre quando ar ou gás que entrou na circulação venosa atinge a circulação arterial e causa sintomas de obstrução de artéria terminal. O forame oval patente está presente em 30% da população é uma das situações que favorece este quadro.

Existindo um forame oval patente, se a pressão no átrio direito exceder a do esquerdo, um shunt direito-esquerdo pode ocorrer. Além disso, a diminuição da pressão atrial esquerda causada pela ventilação controlada e uso da pressão positiva ao final da expiração (PEEP) pode criar um gradiente de pressão através de um forame oval patente.

http://www.medstudents.com.br/artigo_conteudo.asp?mnu=3®i...
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Merci beaucoup pour les explications.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6gradiente de pressão
Maria Luisa Duarte
5gradiente de tensão
Ligia Dias Costa


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
gradiente de pressão


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-01 21:12:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Embolia paradoxal

Embolia paradoxal ocorre quando ar ou gás que entrou na circulação venosa atinge a circulação arterial e causa sintomas de obstrução de artéria terminal. O forame oval patente está presente em 30% da população é uma das situações que favorece este quadro.

Existindo um forame oval patente, se a pressão no átrio direito exceder a do esquerdo, um shunt direito-esquerdo pode ocorrer. Além disso, a diminuição da pressão atrial esquerda causada pela ventilação controlada e uso da pressão positiva ao final da expiração (PEEP) pode criar um gradiente de pressão através de um forame oval patente.

http://www.medstudents.com.br/artigo_conteudo.asp?mnu=3®i...

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Merci beaucoup pour les explications.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
36 mins

agree  Chantalle
4 hrs

agree  Carmem Cacciacarro
5 hrs

agree  Eliane Rio Branco
5 hrs

agree  Armando A. Cottim
11 hrs

agree  rir
19 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
gradiente de tensão


Explanation:
para pt eur
para pt br - gradiente de pressão

Ligia Dias Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32