KudoZ home » French to Portuguese » Other

in fine

Portuguese translation: Ao final, no final, finalmente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:in fine
Portuguese translation:Ao final, no final, finalmente
Entered by: rhandler

14:59 Jan 14, 2004
French to Portuguese translations [PRO]
French term or phrase: in fine
C'est encore moi, une petite dernière.

En fait "in fine", c'est du latin bien sûr :

... "localisation choisie in fine pour la transposition du fleuve"

Merci d'avance ...

LEO
Leonardo MILANI
Ao final, finalmente
Explanation:
É a tradução para o português. Também se usa deixar em latim (entre aspas ou em itálico).

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-14 15:18:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos com a expressão em latim (muito usado em documentos jurídicos):

ÍNDICE
... ou de Barbosa Leal (carta ao visconde de Sabugosa) ou de Gandavo, ou de Gabriel Soares, ou de Frei Vicente, ou de Pedro Taques, 3 (1) Vide nota A in fine. ...
www.biblio.com.br/templates/paulosetubal/ oromancedoprataindice.htm

[DOC] Excelentíssimo Senhor Ministro Relator
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... ou Estado) , criado pela (Lei nº ddd ou decreto nº .... de dia do mês do ano), com sede a (endereço), por seu representante in fine assinado, vem à ...
conselho.saude.gov.br/CNS-URGENTE/amicus%20curiae.doc


Veja o que diz o Houaiss:

n locução adverbial
na parte final de parágrafo, página, verbete, capítulo, livro (us. em especial para localizar mais completamente citações bibliográficas, jurídicas etc.)
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Merci grande Rhandler ... c'est tout à fait brilliant.

Merci também Maria ...

Bonne journée aux deux.

LEO.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Ao final, finalmenterhandler
5no fim / no final do curso (de água)
María Leonor Acevedo-Miranda


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Ao final, finalmente


Explanation:
É a tradução para o português. Também se usa deixar em latim (entre aspas ou em itálico).

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-14 15:18:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos com a expressão em latim (muito usado em documentos jurídicos):

ÍNDICE
... ou de Barbosa Leal (carta ao visconde de Sabugosa) ou de Gandavo, ou de Gabriel Soares, ou de Frei Vicente, ou de Pedro Taques, 3 (1) Vide nota A in fine. ...
www.biblio.com.br/templates/paulosetubal/ oromancedoprataindice.htm

[DOC] Excelentíssimo Senhor Ministro Relator
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... ou Estado) , criado pela (Lei nº ddd ou decreto nº .... de dia do mês do ano), com sede a (endereço), por seu representante in fine assinado, vem à ...
conselho.saude.gov.br/CNS-URGENTE/amicus%20curiae.doc


Veja o que diz o Houaiss:

n locução adverbial
na parte final de parágrafo, página, verbete, capítulo, livro (us. em especial para localizar mais completamente citações bibliográficas, jurídicas etc.)


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1474
Grading comment
Merci grande Rhandler ... c'est tout à fait brilliant.

Merci também Maria ...

Bonne journée aux deux.

LEO.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
4 mins
  -> Obrigado, Ana

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
no fim / no final do curso (de água)


Explanation:
Littéralement: "à la fin". In fine vient du mot latin finis qui a le sens de fin au singulier alors qu'au pluriel (fines), il désigne les frontières d'un pays et parfois le pays lui-même.


María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 144